Cidades

Segunda-Feira, 17 de Junho de 2024, 09h17

PROIBIÇÕES

Fiscais multam 22 motoristas de caminhões por tráfego irregular em Cuiabá

Ação foi realizada na Avenida Fernanda Corrêa da Costa

Da Redação

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), fiscalizou 32 caminhões e autuou 20 motoristas por tráfego irregular nas avenidas da capital, entre os dias 4 e 12 de junho. A ação foi realizada na Avenida Fernanda Corrêa da Costa.

Denominada de ‘Operação Carga Pesada', a operação visa coibir o descumprimento da Lei 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operações de carga e descarga no município, conforme as diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano. 

Atualmente, é permitida na capital a circulação apenas de veículos automotores com Peso Bruto Total (PBT) de até 10 toneladas (caminhões com dimensões compactas), com ou sem carga, em qualquer horário. Já os veículos que possuem o peso acima de 24 toneladas, devem obter uma autorização especial da Semob. Atualmente, a pasta permite que os veículos de carga circulem nas vias da capital das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30.

Conforme o Diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, a operação visa evitar a circulação de veículos na região central da cidade, protegendo as edificações, assim como a pavimentação das vias. Além da fiscalização nas ruas, os veículos de carga são constantemente monitorados através da Central de Controle Operacional (CCMOB), que atualmente dispõe de 43 câmeras para monitorar, fiscalizar e garantir a fluidez de veículos nas principais vias e corredores da cidade.

“A lei prevê que veículos com até 10 toneladas podem circular livremente pelas ruas de Cuiabá, enquanto veículos com PBT de 10 a 24 toneladas não podem circular nos horários de pico na região central, como, por exemplo, na área sinalizada ao redor do Centro Histórico, para evitar transtornos na região central. Hoje, nós realizamos essa fiscalização de duas formas, com os agentes em campo e por videomonitoramento. Além das abordagens, nós conseguimos fiscalizar os veículos por vídeo, identificando e autuando aqueles que insistem em não respeitar as leis de trânsito. Quando possível, também efetuamos a retirada dos veículos da rota, quando abordados por agentes”, disse. 

Classificada como infração média, a imprudência resulta em uma multa de R$ 130,16 e -4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Comentários (5)

  • Edson Marinho da Cruz |  17/06/2024 19:07:02

    Quem carrega seu caminhão na fábrica de cimento ou na brita Guia e sair sentido Rondonópolis ou Primavera do Leste terá que ir pela Fernando Correa ou Av Arquimedes Pereira Lima ou Avenida das Torres, não justifica multar quem esta nesse sentido visto que Cuiabá não tem outra alternativa

  • Cillmar |  17/06/2024 15:03:56

    no comentário anterior que fiz foi sobre MOTOS SEM PLACA circulando livremente pelas ruas centrais da cidade .

  • Contribuinte indignado |  17/06/2024 15:03:31

    mas as 17:30 ainda é horário de pico pegando crianças nas escolas semob deveria ser das 18 pra frente

  • Cillmar  |  17/06/2024 13:01:57

    Aleluia ...há anos faço reclamações sobre isso ..já fiz vídeos ao lado de de uma placa.de proibição na F Correa( em frente á Nissan) e inúmeros caminhões passando ..Carretas , bitrens, total falta.de respeito .. Outra coisa que vem aumentado assustadoramente ,Motos sem acaso circulando livremente pelas ruas do centro da cidade ..dezenas e dezenas .

  • Ademir |  17/06/2024 10:10:24

    A fiscalização tem de ser na Guia de Rosário até Cuiabá, lá tem centenas de caminhões fazendo barbaridades numa pista simples e com monte de subidas e descidas , carros de chacareiros que bebem o dia todo e depois vão pra pista , cada loucura , e o movimento é imenso , buracos e sem sinalização piora e muito o local!!!!

Confira também: Veja Todas