Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2014, 16h25
Fotos de acidentes podem estampar rótulos de bebidas fabricadas na capital
Da Redação
O projeto apresentando pelos vereadores Juca do Guaraná filho e Lilo Pinheiro , visa reduzir o numero de acidentes causados pela ingestão de álcool por motoristas
Os Vereadores Juca do Guaraná Filho ( PT do B) e Lilo Pinheiro ( PRTB) apresentaram nesta quinta-feira (27) um Projeto de Lei que vai gerar polêmica entre os fabricantes de bebidas alcoólicas instalados na cidade de Cuiabá. A lei determina a exibição, nos rótulos das bebidas, de imagens de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados, à semelhança do que já ocorre nas embalagens de tabaco. O objetivo é conscientizar os consumidores das bebidas sobre o risco de misturar álcool e direção.
Conforme dados da Secretaria municipal de trânsito, em 2012 ocorreram 6.727 acidentes , com 3.927 mortos. Já em 2013 , até 31 de agosto, foram registrados 4.107 acidentes. O Pronto Socorro Municipal atende cerca de 900 acidentados por mês, sendo grande parte envolvendo motociclistas e condutores embriagados. Em Cuiabá morre uma pessoa por dia, vítima de acidente.
\"As notícias sobre acidentes de trânsito podem ser vistas todos os dias em jornais de todas as emissoras e isso devido ao uso de drogas e consumo de álcool em festas e baladas fazendo com que os jovens acabem se matando e levando com eles outras pessoas\", relata Juca , um dos autores do projeto.
A intenção da Lei é preventiva e além das fotografias dos veículos colididos ,os rótulos serão acompanhados da discrição \"SE BEBER NÃO DIRIJA\", indicando ainda dados estatísticos de mortes e lesões graves sofridas no trânsito, decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas.
O vereador Lilo Pinheiro , que subscreveu o projeto em parceria com Juca Filho, salienta que conscientizar a população das graves consequências decorrentes do excesso de bebidas alcoólicas, principalmente àqueles que insistem em conduzir veículos após a ingestão demasiada de álcool ,é uma forma eficaz de prevenção.
\"Para diminuir os acidentes de transito é essencial que as pessoas parem de consumir álcool e drogas antes de dirigir\" , argumenta Lilo.
O projeto foi apresentado ao plenário municipal e ainda aguarda apreciação de outros vereadores, mas a principio já ganha repercussão e apoio dos outros pares. Os autores da lei apostam na implantação e na execução da lei para reduzir o numero de acidentes de transito na capital.
Juiz nega soltar '02' do PCC, braço direito de Marcola em MT
Sábado, 05.07.2025 12h10
'Deu a vida pela justiça e morreu injustamente', diz filha de Nery
Sábado, 05.07.2025 11h53
PGR é contra lei que limita criação de unidades de conservação
Sábado, 05.07.2025 11h45
Fórum do MP sobre Fundações Privadas fomenta diálogo
Sábado, 05.07.2025 11h23
Após Pupy, segunda elefanta africana viaja rumo ao santuário
Sábado, 05.07.2025 11h04