Quarta-Feira, 19 de Março de 2014, 14h42
Juíza de MT lança campanha em Brasília
Da Redação
A juíza Amini Haddad Campos, titular do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande, lançou em Brasília a campanha nacional Pró-equidade de Gênero, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A ação ocorreu durante a abertura do XI Encontro Internacional de Escritoras, realizado entre os dias 13 e 17 de março, no Museu Nacional da República.
A campanha da AMB, que já foi lançada em Mato Grosso e no Ceará, tem por objetivo conscientizar a população sobre a igualdade de gêneros em vários aspectos, como carreira (salário, emprego e promoções) e também combater os crimes que são praticados contra as mulheres, como violência doméstica, tráfico para fins de prostituição e turismo sexual.
Após explicar as propostas da campanha, a juíza Amini Haddad Campos, que é diretora da Secretaria de Gênero da AMB, foi convidada pela escritora africana Fátima Langa, de Maputo, Moçambique, a visitar o seu país para fomentar as diretrizes da ação. A escritora parabenizou a magistrada pelo discurso humanista e pelo relato histórico sobre a realidade das mulheres no mundo. Elogiou ainda a iniciativa da AMB.
Segundo a magistrada, outras escritoras, de todo o Brasil e do mundo, ressaltaram a importância da campanha nacional da AMB, “em razão das realidades sociais ainda impingidas e prescritas ao feminino”. Amini explica que a campanha atingirá estados como Espírito Santo (28/03), São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros, que ainda não tiveram a data agendada.
Dados apresentados pela juíza mostram que o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial no número de assassinatos de mulheres por seus companheiros e ex-companheiros (violência doméstica e familiar). O país também é o 1º colocado das Américas no tráfico internacional de meninas (dados da OEA/2013), além das situações de desvalorização no mercado de trabalho, com salário em média de 50 a 30% menores quando ocupam a mesma função e com a mesma carga horária dos homens.
Além do discurso proferido na abertura do evento, a juíza ministrou palestra intitulada “Mitos Literários sobre a Mulher – Criação Passada, Revisão e Reconstrução Presente”.
Juiz nega soltar '02' do PCC, braço direito de Marcola em MT
Sábado, 05.07.2025 12h10
'Deu a vida pela justiça e morreu injustamente', diz filha de Nery
Sábado, 05.07.2025 11h53
PGR é contra lei que limita criação de unidades de conservação
Sábado, 05.07.2025 11h45
Fórum do MP sobre Fundações Privadas fomenta diálogo
Sábado, 05.07.2025 11h23
Após Pupy, segunda elefanta africana viaja rumo ao santuário
Sábado, 05.07.2025 11h04