Segunda-Feira, 15 de Junho de 2020, 12h55
TOQUE DE RECOLHER
Moradores de rua não serão detidos em Cuiabá
Da Redação
Em respeito à dignidade humana e aos direitos da população em situação de rua, o prefeito Emanuel Pinheiro editou um novo decreto de nº 7.957 que prevê alguns ajustes nas exceções de permanência nas ruas, de forma voluntária, durante o período que compreende o “Toque de Recolher”, das 22h35 às 5 horas.
A partir de então, fica vedada, qualquer medida de remoção, abordagem e ou acolhimento compulsório da população em situação de rua. “Essa medida tem embasamento legal, por isso é que estamos editando o decreto, atendendo as recomendações, pois a ideia do Toque de Recolher não é penalizar ninguém, mas sim, conscientizar e sensibilizar a população como um todo, sobre os riscos dessa doença. O isolamento social, é a melhor forma de prevenção ao Covid-19”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
O toque de recolher segue valendo até o dia 28 de junho.
As operações de fiscalização serão sempre executadas mediante uma atuação integrada entre as secretarias municipais de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e com o apoio da Polícia Militar.
Essa medida de remoção foi em atendimento a uma recomendação conjunta dos Ministério Público, Defensorias Públicas do Estado de Mato Grosso e da União, Ordem dos Advogados do Brasil e Grupos de Atuação Estratégica.
Saiba Mais
Excetuam-se da proibição disposta os estabelecimentos hospitalares; clínicas veterinárias, clínicas odontológicas e clínicas médicas em regime de emergência; farmácias e laboratórios; funerárias e serviços relacionados; serviço de segurança pública e privada; serviços de taxi e aplicativo de transporte individual remunerado de passageiros; profissionais da área fim da Saúde; servidores públicos das áreas de fiscalização das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Ordem Pública, quando em pleno exercício da função. E também as atividades inerentes a circulação de cargas de qualquer espécie que possam acarretar desabastecimento de gêneros necessários à população
Será permitida excepcionalmente a circulação de pessoas no horário vetado - para fins de acesso aos serviços essenciais e/ou sua prestação, comprovando-se a necessidade e urgência, preferencialmente, de maneira individual, sem acompanhante; II – quando em trânsito decorrente de retorno e/ou partida de viagens oriundas do Terminal Rodoviário de Cuiabá e/ou Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Sacripanta | 15/06/2020 18:06:37
Ora bolas mané paletó os moradores de rua são imunes ao virus ? Ah esqueci que a grande maioria nao vota, logo pra que esquentar a cabeça . O senhor usou o respeito aos direitos umanos como arma e nao como defesa, mas vá lá o senhor tem o poder da caneta.
Hospital Regional de Colíder realizou mais de 14 mil cirurgias desde 2019
Domingo, 13.07.2025 08h21
MPF investiga Conselho por contratações sem concurso em MT
Domingo, 13.07.2025 08h14
TJ-MT mantém afastado tabelião interino suspeito de desviar R$ 308 mil
Domingo, 13.07.2025 08h10
Bem-Estar Animal cria projeto "Campanha 20Ver" em Cuiabá
Domingo, 13.07.2025 07h52
Conselho de Educação Alimentar recebe inscriçoes até dia 28
Domingo, 13.07.2025 07h30