Cidades

Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 15h27

REFORÇO

Novos defensores terminam curso em MT

Da Redação

 

Os onze novos defensores públicos que foram empossados no dia 21 de julho, pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), concluíram, nesta terça-feira (29), o curso de preparação para ingresso na carreira, organizado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep). Durante uma semana, os novos empossados assistiram palestras com defensores, servidores e membros da sociedade civil com o objetivo de conhecer não só a estrutura administrativa da instituição, como também aprender que o trabalho vai muito além do gabinete.

“Essa semana de preparação é fundamental para os novos defensores e defensoras. Damos a eles a recepção à nossa instituição e também damos a oportunidade para que eles conheçam a estrutura da Defensoria Pública. Nessa semana eles tiveram contato com outros defensores, conheceram a dinâmica dos trabalhos, tiveram aulas teóricas e práticas das atuações nos tribunais e puderam trocar experiências entre si”, contou o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges.

O curso de preparação foi formatado para apresentar a estrutura do órgão, seus sistemas e forma de organização; ferramentas de trabalho; uso de tecnologias; combate ao assédio; o trabalho desenvolvido pelos defensores públicos na área cível, criminal, no Tribunal do Júri e tratar das grandes demandas, individuais e coletivas, atendidas pela Defensoria.

“Durante essa semana trouxemos muito conteúdo para os novos defensores e defensoras para que quando eles estiverem atuando na atividade fim, eles possam ter toda essa bagagem e segurança de uma instituição que os protege e ajuda na função institucional”, garantiu o diretor da Esdep, Fernando Soubhia.

Além disso, os novos defensores também trocaram experiências com servidores de diversas áreas meio da Defensoria Pública, bem como assistiram palestras de representantes da sociedade civil que atuam em parceria com a instituição.

“Foi muito proveitoso essa semana de formação. Todo o pessoal da Administração Superior, junto da Corregedoria, passando as situações e vivências. Nós chegamos aqui sabendo muita coisa que estudamos durante as provas do concurso público, mas não temos contato com as coisas que vão além do gabinete, além do trabalho judicial. Aprendemos a importância de realizar as visitas nas comunidades, ou seja, ir para o extra muros”, relata o defensor público recém-empossado, José William Rodrigues de Souza Júnior.  

Comentários (1)

  • Pagador de Impostos |  29/07/2025 15:03:11

    Não vão fazer como os juízes preguiçosos que tiraram a vaga de quem precisava e não fizeram absolutamente nada tamanha preguiça desgraçada, acho que por serem de fora acharam que nós de MT somos caipiras e burros, talvez até sejamos pq bem possível de aposentarem sem fazer nada ganhando uma pequena quantia de 35 mil reais mensais... É, somos burros mesmo. Enfim, sejam bem vindos e orgulho de seus familiares.... Não nos decepcionem.

Confira também: Veja Todas