Prefeitos e secretários de Educação dos municípios que fazem parte da Diretoria Metropolitana de Educação do polo Pontes e Lacerda participaram, na manhã desta quinta-feira (31.7), de uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, na sede da DRE.
A agenda de trabalho fez parte da programação da sexta etapa do movimento "Giro pelas escolas MT", da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que começou hoje e prossegue até esta sexta-feira, 1º de agosto, em Pontes e Lacerda.
O prefeito de Conquista do Oeste, Odair Vargas, destacou a interlocução da Seduc com os municípios que, segundo ele, foi fundamental para que a educação acontecesse em todas as regiões do estado. “A secretaria sempre nos orientou e repassou recursos e apoio técnico conforme ajustado no Regime de Colaboração”.
“Desde o início da pandemia do Covid-19, a Seduc estabeleceu uma parceria muito sólida para que a alfabetização e a recomposição da aprendizagem mantivessem o nível de qualidade”, disse Irineu Marcos Parmeggiani, prefeito de Campos de Julio.
Para ele, a presença da Seduc e da Diretoria Regional de Educação é a uma marca registrada da atual gestão estadual. “Avançamos muito e vamos continuar conquistando pontos no ranking da alfabetização justamente por essa presença física do Estado na rede municipal de Educação”, completou Irineu.
O prefeito de Comodoro, Rogério Vilela Victor de Oliveira, afirmou que quando o Estado vai bem, o Município segue no mesmo ritmo. “Estamos fazendo a lição de casa inspirados no que o Estado vem fazendo, com resultados positivos. Estou feliz com essa política de resultados, que tem atendido as nossas demandas educacionais”.
O prefeito anfitrião, Jakson Francisco Bassi, lembrou que por meio da Seduc, Pontes e Lacerda resolveu de vez a sua demanda por vagas em creche. O município está entre os que receberam recurso para retomar obras paralisadas ou construir novas creches. “Não teremos mais filas de mães esperando por vagas”.
Alan Porto reforçou que a Seduc trata a Educação como um sistema único, com o Estado dando o suporte necessário para que todos os entes executem bem as suas políticas educacionais. O secretário destacou a criação da Secretaria-Adjunta de Regime de Colaboração (SARC) exclusivamente para atender os municípios.
“Com, a SARC, as prefeituras tratam de assuntos relativos a programas como o Alfabetiza MT, Muxirum, transporte escolar, além de medidas para melhorar a arrecadação com o ICMS da Educação, infraestrutura escolar, entre outros”, completou Alan, lembrando que até 2027 o Estado terá liberado R$ 140 milhões para investimentos em creches municipais.
O secretário citou, ainda, avanços como o salto da 22º para a 8º posição no ranking do Ensino Médio e a conquista da 9ª posição nacional em alfabetização. “Saímos de um índice de 47% para 61% de crianças alfabetizadas na idade certa. Certamente, é o resultado de uma ação coletiva”, finalizou, ao agradecer aos prefeitos pelo empenho que vem dispensando no regime de colaboração.
O Giro pelas Escolas busca visitar as 13 DREs da Seduc, em 2025, para dialogar com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores sobre o ano letivo e também sobre o Saeb 2025 - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que será aplicada entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
Um dos objetivos é ouvir não apenas as demandas, mas também os desafios enfrentados nas escolas, criando um espaço de troca de experiências e sugestões. Nesta etapa, participarem representantes Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Figueirópolis D'Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Giro Pelas Escolas já foi realizado nos polos regionais de Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína. Os próximos polos serão Sinop, Matupá, Barra do Garças, Diamantino, Primavera do Leste, Cáceres e a Direção Metropolitana de Educação.