Cidades

Quinta-Feira, 19 de Fevereiro de 2015, 14h55

Ouvidoria da Seduc melhora qualidade dos serviços

Da Redação

A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem se tornado um instrumento de cidadania facilitador para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo órgão. Maior estrutura pessoal e física do Estado, a demanda da Secretaria exige a massificação de canais que possam melhor atender ao público formado de aproximadamente 410 mil cidadãos – entre alunos e profissionais da área.

Conforme o ouvidor-adjunto Gustavo Konopatzki, pelo menos dez pessoas procuram diariamente o setor. É através da Ouvidoria que o cidadão pode requisitar informações, fazer críticas, sugestões e denúncias. 

Com vários canais de atendimento, a ligação gratuita pelo telefone 0800-6471520 ainda é a forma mais usada pela população para fazer essa interação (ver abaixo outros meios de contato).

Gustavo explica que o retorno do contato inicial é imediato, mas o tempo de resolução varia de um a cinco dias, conforme a tipificação da consulta, visto que existem denúncias ou atendimentos que necessitam de análises específicas das superintendências e coordenadorias competentes. 

Na Seduc, a Ouvidoria trabalha com atendimento interno e externo, com ocorrências que vão de questões ligadas à vida funcional dos servidores à denúncias ou reclamações de demandas ligadas à rede estadual de ensino. 

Segundo o ouvidor, quando solicitada todas as manifestações possuem a primazia do anonimato do usuário. As questões são encaminhadas segundo uma triagem, direcionando-as – caso necessário – às coordenadorias ou gerências competentes, e somente depois é feito o retorno ao cidadão. 

Segundo um breve levantamento, o atendimento mais comum realizado em 2014 foi pela procura de informações generalizadas, e o tipo de denúncia que mais se destacou foi a conduta inadequada eou irregular de servidores nas unidades escolares. 

Quem deseja acionar a Ouvidoria Seduc tem como opções o e-mail: ouvidoria@seduc.mt.gov.br; o site www.seduc.mt.gov.br; pelos telefones 0800 647 15 20 / 3613 6588 – 6430; ou ainda pessoalmente na Avenida Engenheiro Edgard Prado Arze, 215 (Centro Político Administrativo), de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

 

Confira também: Veja Todas