Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014, 13h20
Prefeitura apresenta projeto para modernizar lei de regularização fundiária
Da Redação
A nova Lei de Regularização Fundiária Sustentável, proposta pela Prefeitura de Cuiabá, deverá ser votada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico no próximo dia 27 de março. A definição da data para apreciação foi feita nesta quinta-feira (27), durante a apresentação do projeto aos representantes.
O secretário de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Lamartine Godoy, conduziu a discussão do modelo na reunião realizada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Alguns tópicos da nova lei, que tem o objetivo de sanar as deficiências fundiárias do município, foram debatidos e deverão ser ajustados.
A Secretaria de Cidades de Cuiabá é a responsável por desenvolver a nova lei, que já está sendo elaborada desde março do ano passado. A Procuradoria Geral do Município (PGM) auxiliou na elaboração jurídica dos termos, que visam a atualizar os instrumentos para análise de regularização fundiária na capital.
Lamartine Godoy explica que a legislação que vigora desde 1984 sobre o tema está defasada. “Com esse novo modelo nós teremos novos instrumentos de regularização e nos proporcionará um salto jurídico imenso na análise destas questões, disse.
O secretário de Cidades, Suelme Evangelista, enfatiza a importância de atualizar a lei para que ela entre em acordo com os parâmetros federais. “Sabemos da complexidade do assunto e é importante que a lei passe por uma atualização. Outras cidades mais desenvolvidas no país também passaram por esse processo”, destacou.
Desde novembro, o Conselho Municipal de Desenvolvimento, composto por arquitetos da UFMT, Femab e Creci, estão discutindo a Lei de Regularização Fundiária Sustentável. A apresentação ao grupo foi uma proposta da Prefeitura de Cuiabá para incluir o setor no debate e proporcionar transparência ao trâmite.
Uma vez aprovado pelo conselho, o projeto será enviado para a Câmara de Vereadores de Cuiabá.
'Deu a vida pela justiça e morreu injustamente', diz filha de Nery
Sábado, 05.07.2025 11h53
PGR é contra lei que limita criação de unidades de conservação
Sábado, 05.07.2025 11h45
Fórum do MP sobre Fundações Privadas fomenta diálogo
Sábado, 05.07.2025 11h23
Após Pupy, segunda elefanta africana viaja rumo ao santuário
Sábado, 05.07.2025 11h04
Cuiabá inicia construção de faixas na Av. Parque do Barbado
Sábado, 05.07.2025 10h35