Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 16h43
Prefeituras da região oeste de MT pedem ajuda para combater a pandemia
Da Redação
Em união proposta pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), 16 municípios e dois consórcios municipais da Região Sudoeste de Mato Grosso, além do deputado estadual Dr. Gimenez, decidiram na tarde desta sexta-feira (10) encaminhar, em conjunto, uma série de solicitações ao Governo do Estado em relação a medidas no combate a Covid-19 causada pela pandemia do novo coronavírus. “Estamos nos unindo em busca de uma resposta e de ações efetivas do Governo do Estado. O momento é de unirmos esforços de todas as instâncias no combate à pandemia no estado”, afirmou o deputado federal Dr. Leonardo.
Participaram da reunião, além do deputado, prefeitos, vices-prefeitos e secretários de Saúde de Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Mirassol D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Estavam presentes também representantes da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Ediclay Coelho.
A habilitação de 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital São Luiz, de Cáceres; um protocolo unificado de atendimento precoce; cápsulas para uso de ventilação não invasivas, respiradores e uma data exata para chegada dos medicamentos já anunciados são algumas das demandas dos município da Região Sudoeste. "O Hospital São Luiz, por exemplo, já possui a estrutura física, então se for pactuado com o Estado ele consegue entregar em uma semana 10 novos leitos de UTI para atender a Região Sudoeste de Mato Grosso, que podem ser a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas”, ressaltou Dr. Leonardo.
Além de definir as demandas a serem encaminhadas ao Governo do Estado, o grupo de prefeitos e deputados trocaram experiência no combate a pandemia em cada município, explicando as maiores dificuldades e estratégias que têm apresentado melhores resultado. O vice-prefeito de Vila Bela, o médico Jacob André Bringsken, salientou a importância do tratamento precoce. “Em Vila Bela nós estamos tratando os pacientes logo nos primeiros sintomas e fazendo barreiras sanitárias para orientar o cidadão sobre como se prevenir. O tratamento precoce dá certo e pode salvar muitas vidas, afirmou. O vice-prefeito aproveitou, ainda, para agradecer o deputado Dr. Leonardo pelo trabalho dele em favor da filantropia, em especial por Vila Bela e Pontes e Lacerda.
“Foi muito bom ouvir aqui a experiência de Vila Bela, mas precisamos de uma orientação em nível de Estado para todos os prefeitos”, afirmou o prefeito Sidnei Custodio, de Curvelândia. “Reunir todos para essa troca de experiência é fundamental para o encontrarmos respostas a esse desafio que tem sido a pandemia”, pontuou Ronaldo Floreano, prefeito de São José dos Quatro Marcos e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Oeste de Mato Grosso.
Quem também comemorou a reunião para trocas de experiências foi a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, que ressaltou a importância das orientações que o deputado Dr. Leonardo tem prestado aos municípios. “Sempre que liguei ele me atendeu para indicar o caminho a seguir, qual a melhor solução para atender a população”, destacou Eliene. O deputado estadual e também médico Dr. Gimenez também salientou a importância do atendimento precoce. “Se apresentou sintomas de síndrome gripal, temos que tratar como Covid-19, até que prove o contrário. Não pode ficar esperando o paciente ter piora no quadro para entrar com tratamento”, afirmou o médico.
Juíza penhora bens de ex-servidor condenado por esquema de CNHs
Sábado, 12.07.2025 16h15
SES capacita mais dez municípios para o uso de ferramentas
Sábado, 12.07.2025 16h09
Detran alcança mais de 50 mil pessoas com ações educativas em MT
Sábado, 12.07.2025 15h42
MT atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos
Sábado, 12.07.2025 13h57
Após morte de paciente, hospital confirma não ter UTI e fala em "equipe qualificada"
Sábado, 12.07.2025 12h02