Sábado, 22 de Fevereiro de 2025, 07h02
TAPURAH
Promotor destaca situação precária da Saúde
Da Redação
Em Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (20), para debater irregularidades constatadas na prestação do serviço público de saúde em Tapurah (a 433 km de Cuiabá), o promotor de Justiça Marlon Pereira Rodrigues destacou a precariedade da situação. “A crise se arrasta há anos, marcada por problemas estruturais e operacionais crônicos, comprometendo severamente a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes e profissionais da saúde”, ressaltou.
Segundo o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tapurah, o Hospital Municipal desempenha um papel fundamental para a comunidade local, sendo a principal referência para atendimentos médicos de urgência, emergências e cuidados hospitalares na cidade. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) complementam a estrutura pública de saúde, oferecendo serviços essenciais à população.
“As reiteradas inspeções e relatórios de órgãos fiscalizadores apontam para irregularidades graves e recorrentes, sem que medidas concretas tenham sido adotadas para solucioná-las. A situação atingiu um nível crítico em dezembro de 2024, quando setores essenciais do hospital foram interditados, incluindo lavanderia, centro cirúrgico, laboratório e serviço de radiodiagnóstico, devido à falta de condições mínimas de funcionamento e riscos à saúde dos pacientes e dos funcionários. Essa interdição evidencia a gestão ineficiente dos recursos públicos e reforça a necessidade de uma resposta rápida e eficaz por parte da administração municipal”, afirmou Marlon Pereira Rodrigues.
A consulta pública foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu autoridades do município, como o prefeito Álvaro Galvan, a secretária municipal de Saúde, Lilian Ortega Ferreira, o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, José Ramos Rodrigues, e vereadores. Também participaram da audiência representantes do conselho de saúde e profissionais da saúde.
As propostas e manifestações apresentadas na audiência foram registradas em ata e serão anexadas ao Inquérito Civil em trâmite na 1ª Promotoria de Justiça de Tapurah.
Seduc mantém alfabetização para jovens e adultos durante férias
Domingo, 13.07.2025 15h58
Lei cria a Procuradoria de Assuntos da Saúde em Cuiabá
Domingo, 13.07.2025 15h51
VG abre vagas para curso gratuito de cuidador de idoso
Domingo, 13.07.2025 15h40
STF cobra documentos de família de MT sobre medicamento de R$ 20 milhões
Domingo, 13.07.2025 14h45
STJ mantém condenação de dupla por explodir bomba em Prefeitura em MT
Domingo, 13.07.2025 13h10