Cidades

Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025, 16h21

FAÇA BONITO

Rede de Proteção capacita profissionais da educação em Campo Novo

Da Redação

 

A Rede de Proteção da Infância e Juventude de Campo Novo do Parecis (396 km de Cuiabá) capacitou, na semana passada, profissionais da educação para identificar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da campanha “Faça Bonito”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Como parte da programação, o promotor de Justiça Luiz Augusto Ferres Schimith ministrou uma palestra na quinta-feira (8), para diretores e coordenadores das unidades de ensino, na Câmara Municipal. O representante do Ministério Público explicou o fluxo de atendimento da Rede de Proteção para recebimento de revelação espontânea e distribuiu material informativo encaminhado pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente.

Conforme o promotor, revelação espontânea é quando a criança ou adolescente relata, por iniciativa própria e sem questionamento direto, alguma situação de abuso, violência ou violação de direitos, a qualquer pessoa de sua convivência ou referência (como professores, por exemplo).

“Quando isso ocorre, quem recebe a revelação deve manter a calma, acolher sem julgar e não pressionar para obter mais informações. Ao mesmo tempo, deve notificar os órgãos competentes como Conselho Tutelar, Ministério Público ou Delegacia de Polícia, conforme o caso. A partir daí, o caso é registrado e acompanhado pela Rede de Proteção”, explicou Luiz Augusto Ferres Schimith.

A formação para os profissionais da educação infantil e do ensino fundamental, realizada na semana passada, foi ministrada pela escritora infantil paulista Ana Luiza Calixto, que milita pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2008. Uma nova etapa será realizada de 21 a 23 de maio, com o professor, escritor e facilitador em políticas públicas para crianças e adolescentes Lauro Trindade.

Confira também: Veja Todas