Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2024, 14h41
TRANSPARÊNCIA
Sema disponibiliza bases de referência no CAR Digital
Da Redação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) disponibilizou para acesso público, por meio do Geoportal, as bases de referência utilizadas no processamento do CAR Digital, através da Coordenadoria de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental da pasta.
Os temas disponíveis até o momento são Área de Preservação Permanente (APP), Área Consolidada, Área de reserva Legal, Hidrografia e Área de Vegetação Nativa, tipologia vegetal e utilidade pública.
As bases contemplam os municípios que já possuem análise automatizada do CAR Digital, que são Nova Ubiratã, Lucas Do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Diamantino, Ipiranga Do Norte, São José Do Rio Claro, Campo Novo Do Parecis, Nova Maringá, Sapezal, Vera, Brasnorte, Campos De Júlio, Cláudia, Tangará Da Serra, União Do Sul, Sinop e Feliz Natal.
"A publicação das bases de referência, utilizadas na análise automatizada do CAR Digital, demonstra o compromisso da Sema com a transparência. Assim, usuários do SIMCAR, sociedade civil organizada e órgãos de controle podem consultar e baixar os dados, conforme forem disponibilizados", destacou a coordenadora de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, Olga Kummer.
Considerado um registro público obrigatório a todos os imóveis rurais em território nacional e um instrumento de gestão ambiental importante para a implementação do Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/12), o CAR reúne informações ambientais das propriedades, compondo a base de dados para ações de monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A análise automatizada do CAR é regulamentada pelo Decreto n° 780/2024, que define todos os procedimentos adotados para validação dos cadastros ambientais rurais.
Comentei | 04/09/2024 20:08:43
Esse negócio aÃ, na verdade, engessou o CAR. Está criando um monte de situações que não existem in loco, o que está obrigando muitos proprietários a assumirem responsabilidade de forma indevida, principalmente em relação à s hidrográficas. Ainda, a base consolidada do digital difere daquela da análise manual, e isso também está criando várias situações de desmate inexistente. Na verdade, só está complicando, pois as tentativas de correção quase sempre não são aceitas.
Professores de Cuiabá se qualificam para ensino da escrita
Terça-Feira, 05.08.2025 12h14
Sindicato processa Governo de MT por usar scanner em servidores
Terça-Feira, 05.08.2025 11h30
Sede do TRT/MT completa 20 anos com legado de modernização
Terça-Feira, 05.08.2025 11h24
Inscreva-se para curso sobre “Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas Interseccionalidades”
Terça-Feira, 05.08.2025 11h19
TCE-MT entrega kits de higiene ao Hospital Júlio Muller
Terça-Feira, 05.08.2025 10h41