Quinta-Feira, 02 de Junho de 2016, 17h59
Senador lamenta perda de voos no aeroporto de Rondonópolis e cobra ministro
Da Redação
Em reunião realizada na última quarta-feira (1), o senador José Medeiros (PSD/MT) cobrou o novo ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que intervenha junto as empresas aéreas, sobretudo a Passaredo Linhas Aéreas, para que elas acompanhem a política de fortificação das praças aeroportuárias regionais, adotada pelo Governo Federal. Em discurso, nesta quinta-feira (2), o senador reiterou o pedido e lamentou a recente notícia da perda do trajeto Rondonópolis/Ribeirão Preto e vice-versa.
Medeiros avaliou que a notícia acaba por “ilhar” a maior cidade da região sul de Mato Grosso, fazendo referência a difícil trafegabilidade da BR 364/163. “Há poucos dias atrás, cheguei ao aeroporto de Rondonópolis e fiquei sabendo de uma hora para outra, assim como os outros passageiros, que não havia mais o voo para Brasília. Agora, vem o aviso de uma nova linha que deixa de existir: a que dava opção para ir a Ribeirão Preto e chegar até São Paulo (...) No começo do ano, já havíamos perdido o voo da Azul para Campinas, ou seja, estamos ficando totalmente ilhados, porque a BR atende, em época de safra, às vezes até 40 mil veículos por dia. E o problema do tráfego, ainda se acentua com as precárias condições da via. Desta maneira, o rondonopolitano e o sul-mato-grossense precisa urgentemente deste trabalho de retomada”, discursou.
O senador ainda confirmou que se juntou aos senadores Wellington Fagundes e Cidinho Santos para cobrar uma reunião entre a Secretaria Aviação Civil, a Agencia Nacional e os responsáveis pela Passaredo para saber o que é necessário para rever esta decisão da empresa e reabrir as rotas. Medeiros disse que, na conversa que teve com o novo ministro, também sentiu nele a preocupação em fortalecer os aeroportos fora das capitais, inclusive se propondo a ter um diálogo mais direto com os empresários.
“Não pode ocorrer como está, onde a empresa sequer justifica porque parou de atuar. O ministro mostrou esta preocupação, a bancada está unida e vamos buscar os meios. Não é possível que a população tenha de ficar totalmente a mercê das decisões plenamente mercantis das empresas. Rondonópolis e a região sul de Mato Grosso, precisam avançar nestes assuntos tão fundamentais. Retrocesso em desenvolvimento não condiz com a importância da localidade”, analisou Medeiros.
O parlamentar ainda acrescentou que teve aprovado um requerimento na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado para a realização de uma audiência pública, com as autoridades relacionadas, em Brasília, para tratar do Plano de Aviação Regional. “O pacote de investimentos anunciado pelo Governo Federal, que inclui reformas e novas construções de 270 aeroportos regionais, integrando o Brasil e fazendo a chamada interiorização do desenvolvimento. Uma potência como Rondonópolis, não pode ficar fora disso”, finalizou.
STJ mantém condenação de dupla por explodir bomba em Prefeitura em MT
Domingo, 13.07.2025 13h10
STF mantém sentença de assassino de garota a mando de amante
Domingo, 13.07.2025 12h10
Agrosolidário apoia trabalho da Pastoral da Criança em cidade de MT
Domingo, 13.07.2025 11h50
Com 3 biomas, MT ganha destaque na maior feira de birdwatching do mundo
Domingo, 13.07.2025 11h44
Enteda porque cidade de MT criou aeroporto para receber ETs
Domingo, 13.07.2025 11h32