Terça-Feira, 22 de Julho de 2025, 16h44
AMOR DE DÉCADAS
TJ valida casamento retroativo em caso de união estável em MT
Magistrado terá que analisar caso no primeiro grau
Da Redação
A Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso reformou sentença que havia extinguido processo de conversão de união estável em casamento civil com efeitos retroativos, reconhecendo o direito das partes à via judicial para esse pedido. O recurso foi apresentado por um casal que buscava o reconhecimento formal do casamento, com data retroativa ao início da união estável.
Inicialmente, a ação foi extinta sob a justificativa de que o pedido deveria ser feito diretamente em cartório e que não era possível atribuir efeitos retroativos ao casamento. No entanto, o Tribunal ressaltou que a Constituição Federal e o Código Civil asseguram a possibilidade de conversão da união estável em casamento, inclusive com efeitos retroativos, desde que cumpridos os requisitos legais, como a comprovação da ausência de impedimentos matrimoniais e a apresentação das provas necessárias.
Foi destacado ainda o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconhece a legitimidade da via judicial para a conversão, mesmo diante da possibilidade de procedimento extrajudicial. Devido à ausência de produção de provas fundamentais no processo original, o Tribunal determinou o retorno dos autos à primeira instância para que sejam realizadas as diligências necessárias e o caso seja julgado adequadamente, garantindo o pleno direito das partes.
Professores e técnicos terão salário com RGA de 5,12%
Quarta-Feira, 23.07.2025 18h42
Ruas recebem serviços de patrolamento em Cuiabá
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h56
Coleta de DNA é encerrada, mas campanha segue com novas etapas até agosto
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h37
Servidores afastados no DSEI são suspeitos de vazar "informações sigilosas"
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h37
Interior de MT registra tremor de terra na madrugada
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h19