Cidades

Domingo, 18 de Maio de 2025, 09h00

PARCERIA COM ESTADO

UFMT estuda novo acesso principal no campus Cuiabá

Da Redação

 

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT), Marcelo de Oliveira e Silva, para tratar dos acessos ao campus de Cuiabá e de outras demandas vinculadas ao projeto de revitalização da Universidade.

A principal pauta do encontro foi a proposta de realocação da entrada principal da UFMT, atualmente situada na Avenida Fernando Corrêa, abaixo do viaduto recém-construído, para a Avenida Córrego do Barbado. A medida busca melhorar a mobilidade urbana, a segurança viária e oferecer uma entrada condizente com a importância e a qualidade da instituição.

“A nova portaria permitirá um acesso social mais adequado, valorizando o serviço público e a relevância da UFMT para o Estado”, destacou a reitora. Segundo ela, o governador Mauro Mendes já havia autorizado o início das tratativas, e a resposta da SINFRA foi positiva.

O projeto será elaborado em conjunto, e a nova rotatória a ser construída garantirá mais segurança no trânsito para a comunidade universitária e para os usuários em geral. Uma das alternativas em estudo é a localização da nova entrada nas proximidades do supermercado Big Lar.

Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de o Estado de Mato Grosso receber e repassar à UFMT recursos provenientes de emendas parlamentares de comissão. “Esse compromisso foi assegurado e permitirá novos investimentos na infraestrutura da Universidade”, afirmou a reitora.

Outros temas tratados incluíram a revitalização de espaços do campus, como o campo de esportes, além da necessidade de cessão de servidores por parte do Estado. Essas ações fazem parte do esforço institucional para requalificar o campus de Cuiabá, promovendo acessibilidade, modernização e melhores condições de trabalho e estudo.

A parceria institucional é alavancada pelo projeto Amigos da UFMT, que tem contribuído para o fortalecimento das iniciativas de infraestrutura e sustentabilidade. Uma das ações em curso é a substituição das luminárias da universidade: “Já iniciamos a troca de mais de 100 luminárias, e temos a promessa de novos equipamentos que permitirão iluminar os campi de Sinop, Araguaia e, se necessário, o campus de Várzea Grande, ainda em obras”, informou a reitora.

Também participaram da reunião a pró-reitora de Planejamento (Proplan), professora Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira; o servidor da Proplan, Edmundo Castelo; a secretária de Direitos Humanos da UFMT, professora Onice Teresinha Dall'Oglio; o prefeito do campus de Cuiabá, Paulino Simão; a professora Yara Galdino, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e membro do Grupo de Trabalho de Revitalização da UFMT; a assessora especial da Reitoria, Carla Gabriela Wünsch; . Pela SINFRA-MT, estiveram presentes a assessora Maria Stella Okajima Conselvan e o secretário adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento Filho.

Comentários (1)

  • Emilia  |  18/05/2025 10:10:13

    Porque não fazem um acesso pela Estrada do Moinho? Os estudantes que usam a rua 20 para ir para o campus iriam amar. Acho que ninguém dessa comissão usa o acesso 2.

Confira também: Veja Todas