Domingo, 18 de Maio de 2025, 09h00
PARCERIA COM ESTADO
UFMT estuda novo acesso principal no campus Cuiabá
Da Redação
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Souza e Silva, reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT), Marcelo de Oliveira e Silva, para tratar dos acessos ao campus de Cuiabá e de outras demandas vinculadas ao projeto de revitalização da Universidade.
A principal pauta do encontro foi a proposta de realocação da entrada principal da UFMT, atualmente situada na Avenida Fernando Corrêa, abaixo do viaduto recém-construído, para a Avenida Córrego do Barbado. A medida busca melhorar a mobilidade urbana, a segurança viária e oferecer uma entrada condizente com a importância e a qualidade da instituição.
“A nova portaria permitirá um acesso social mais adequado, valorizando o serviço público e a relevância da UFMT para o Estado”, destacou a reitora. Segundo ela, o governador Mauro Mendes já havia autorizado o início das tratativas, e a resposta da SINFRA foi positiva.
O projeto será elaborado em conjunto, e a nova rotatória a ser construída garantirá mais segurança no trânsito para a comunidade universitária e para os usuários em geral. Uma das alternativas em estudo é a localização da nova entrada nas proximidades do supermercado Big Lar.
Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de o Estado de Mato Grosso receber e repassar à UFMT recursos provenientes de emendas parlamentares de comissão. “Esse compromisso foi assegurado e permitirá novos investimentos na infraestrutura da Universidade”, afirmou a reitora.
Outros temas tratados incluíram a revitalização de espaços do campus, como o campo de esportes, além da necessidade de cessão de servidores por parte do Estado. Essas ações fazem parte do esforço institucional para requalificar o campus de Cuiabá, promovendo acessibilidade, modernização e melhores condições de trabalho e estudo.
A parceria institucional é alavancada pelo projeto Amigos da UFMT, que tem contribuído para o fortalecimento das iniciativas de infraestrutura e sustentabilidade. Uma das ações em curso é a substituição das luminárias da universidade: “Já iniciamos a troca de mais de 100 luminárias, e temos a promessa de novos equipamentos que permitirão iluminar os campi de Sinop, Araguaia e, se necessário, o campus de Várzea Grande, ainda em obras”, informou a reitora.
Também participaram da reunião a pró-reitora de Planejamento (Proplan), professora Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira; o servidor da Proplan, Edmundo Castelo; a secretária de Direitos Humanos da UFMT, professora Onice Teresinha Dall'Oglio; o prefeito do campus de Cuiabá, Paulino Simão; a professora Yara Galdino, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e membro do Grupo de Trabalho de Revitalização da UFMT; a assessora especial da Reitoria, Carla Gabriela Wünsch; . Pela SINFRA-MT, estiveram presentes a assessora Maria Stella Okajima Conselvan e o secretário adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento Filho.
Lucas | 18/05/2025 15:03:13
Emilia, bem lembrado e uma alternativa, talvez, até mais viavel. E nem precisa construir uma nova rotatoria, só fazer uma abertura de acesso e construir uma Guarita.
Emilia | 18/05/2025 10:10:13
Porque não fazem um acesso pela Estrada do Moinho? Os estudantes que usam a rua 20 para ir para o campus iriam amar. Acho que ninguém dessa comissão usa o acesso 2.
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40
Cuiabá tem linha direta de ônibus para atender Circuito Brasileiro de Vôlei
Sábado, 19.07.2025 11h48
Processo de papiloscopistas contra peritos por “ funções roubadas” volta tramitar
Sábado, 19.07.2025 11h10
Ladrão de banco é condenado por oferecer propina de R$ 50 mil à PM
Sábado, 19.07.2025 11h04
Primeira-dama de Cuiabá articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground
Sábado, 19.07.2025 10h48