Sábado, 27 de Janeiro de 2018, 12h33
Conselho de Cultura promove capacitação para produtores culturais
Da Redação
O Conselho Municipal de Cultura realizou na última quinta-feira (25), no auditório do Palácio Alencastro, o curso de capacitação de Prestação de Contas previato no Edital de Cultura 2017, para os 31 produtores culturais que tiveram seus projetos aprovados. A capacitação foi monitorada pelo auditor da Controladoria Geral do Município, Wanderson Arruda de Oliveira.
A abertura dos trabalhos o presidente do Conselho e Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo falou sobre a parceria e apoio da Prefeitura de Cuiabá ao segmento cultural e incentivou os alunos. “Naquilo que pudermos ajudar, nós vamos ajudar. Esperamos que esse curso ofereça resultados não só para o segmento cultural, mas principalmente para a sociedade, essa é a vontade do prefeito Emanuel Pinheiro. Temos certeza que daqui sairão belíssimos projetos, com a prestação de contas todas em dia”, acredita Vuolo.
A Prefeitura de Cuiabá entendendo as necessidades dos Produtores Culturais convidou o auditor da Controladoria para destacar questões importantes sobre o tema, para que haja um entendimento maior do produtor cultural. “Os senhores enquanto proponentes não pegam este recurso para si e, a partir da aprovação dos projetos, se tornam parceiros da prefeitura. Ao receberem o dinheiro público, eles se colocam na qualidade de poder público. Tanto é que existem regras para gastar esses recursos, sob pena de várias sansões legais, além de ficarem proibidos de concorrer a qualquer verba pública”, disse Wanderson Arruda de Oliveira.
Para a produtora cultural Vilda Aparecida Lucia, que teve seu projeto aprovado na área da música clássica para crianças de baixa renda, o curso veio na hora certa. “Esse projeto vai nos ajudar na educação das crianças, contratar um professor e comprar material de consumo. E esse curso veio na hora certa para instruir a todos nós a realizarmos nossa prestação de conta. Parabenizo todos os envolvidos que conseguiram incluir no edital essa oficina”, completou a proponente.
Ainda durante a aula foi lançado o Manual de Prestação de Contas trazendo informações especificas sobre o assunto, para que o produtor tenha mais uma fonte para sanar suas dúvidas.
Os assuntos abordados durante a oficina se referem a Fundamentação Legal; Elaboração da Prestação de Contas; Procedimentos para Prestação de Contas; Como Administrar Esses Recursos; Composição da Prestação de Contas; Remuneração do Proponente; Recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN; preenchimento de Cheques dos Recursos e o preenchimento dos Formulários da Prestação de Contas. Todos os assuntos abordados durante a capacitação fazem parte também do manual.
Liminar autoriza menores em festival até 23 horas
Domingo, 13.07.2025 11h56
Justiça proíbe entrada de menores de idade no Baguncinha Festival
Sábado, 12.07.2025 17h35
Artes com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas em Brasília
Sábado, 12.07.2025 16h44
Apoio estatal garante filme de MT em Gramado
Sábado, 12.07.2025 07h25
Empresário rompe sociedade com deputado em restaurante em Cuiabá
Sexta-Feira, 11.07.2025 21h14