Cultura Sábado, 12 de Julho de 2025, 17h:35 | Atualizado:

Sábado, 12 de Julho de 2025, 17h:35 | Atualizado:

ESTRANHEZA

Justiça proíbe entrada de menores de idade no Baguncinha Festival

Mesmo acompanhado dos pais menores não poderão entrar

ANA JÚLIA PEREIRA
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

BAGUNCINHA FESTIVAL.jpg

 

Durante a tarde deste sábado (12), a produção do Baguncinha Festival informou que até o momento, está proibida a entrada de menores de idade no evento que acontece na área externa da Arena Pantanal. A determinação é do Ministério Público, acatada pela 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá.

Em nota, a produção informou que foram pegos de surpresa com a decisão homologada no dia 9 de julho, e que desde então, estavam tentando realizar todos os recursos legais para suspender a proibição.

Atualmente, eles aguardam a análise do Mandado de Segurança, impetrado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Este é o último recurso jurídico cabível, mas a produção do evento reconhece que as chances de liberação são pequenas.

Segundo a decisão, a proibição é total, por isso, nem mesmo os menores acompanhados dos pais, responsáveis legais ou até mesmo com uma autorização formalizada não poderão entrar no evento.

“É importante destacar que o Baguncinha Festival possui todas as licenças e autorizações exigidas por lei, incluindo as emitidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, segurança privada e órgãos municipais. Estamos na quarta edição do festival, com histórico exemplar: nenhuma intercorrência, nenhuma briga, nenhum problema de segurança ou impacto negativo ao bem-estar do público”, informou.

Eles ainda informaram que caso o mandado não seja julgado a tempo, a entrada de menores de idade seguirá proibida. As pessoas que adquiriram ingressos destinados a menores de idade deverão entrar em contato pelo e-mail [email protected], informando nome completo e CPF, a fim de solicitar o ressarcimento. O prazo máximo para envio da solicitação é de 7 dias corridos.

NOTA NA ÍNTEGRA

COMUNICADO OFICIAL - ACESSO DE MENORES DE IDADE

— BAGUNCINHA FESTIVAL

A produção do Baguncinha Festival informa, com pesar, que está proibida a entrada de menores de idade no evento, conforme determinação do Ministério Público, acatada pela 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá.

A decisão está vinculada ao processo CIA nº 0031905-66.2025.8.11.0001, conduzido pela 19ª Promotoria de Justiça Cível – Infância e Juventude da Comarca de Cuiabá.

Fomos pegos de surpresa com essa decisão no último dia 9 de julho, e desde então movemos todos os recursos legais possíveis, inclusive um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça, na tentativa de garantir a presença de menores no festival. Infelizmente, todos os pedidos foram negados.

A proibição é total, ou seja, válida inclusive para menores acompanhados dos responsáveis legais ou munidos de autorização formalizada. Não haverá exceções.

É importante destacar que o Baguncinha Festival possui todas as licenças e autorizações exigidas por lei, incluindo as emitidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, segurança privada e órgãos municipais. Estamos na quarta edição do festival, com histórico exemplar: nenhuma intercorrência, nenhuma briga, nenhum problema de segurança ou impacto negativo ao bem-estar do público.

Mais do que um festival, o Baguncinha é um projeto social e cultural, comprometido com a inclusão, a formação e o fortalecimento das expressões artísticas locais. Possuímos diversos mecanismos sociais de inclusão, como a distribuição de mais de 700 ingressos gratuitos para a população periférica e marginalizada, além de parcerias educacionais como o IFMT, que envolve alunos do curso técnico de Produção de Eventos no treinamento prático e vivência profissional dentro do festival.

Diante disso, a decisão judicial nos causa profunda estranheza, principalmente ao observarmos que outros eventos musicais, de perfil semelhante e realizados na mesma data em Cuiabá, tiveram autorização para entrada de menores. Isso nos leva a uma reflexão urgente:

Existem tipos de manifestações artísticas que são consideradas aceitáveis e outras que não?

Por que a Justiça adota critérios distintos diante de eventos com características tão semelhantes?

Negar o acesso ao Baguncinha é, sim, negar o direito à vivência artística, à formação e ao convívio comunitário por meio da arte.

Para quem adquiriu ingressos destinados a menores de idade, estamos disponibilizando um formulário oficial para solicitação de reembolso, acessível através do link na bio/perfil [ou inserir link direto].

Seguimos com o compromisso de sempre: fazer arte com responsabilidade, segurança, inclusão e pluralidade.

E seguimos também com a certeza de que o público do Baguncinha é a nossa maior força.

Agradecemos a compreensão e o apoio de todos.

Produção — Baguncinha Festival





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Luis

    Domingo, 13 de Julho de 2025, 09h20
  • Mas faltou informar quais seriam os motivos da proibição aparentemente absurda.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet