Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015, 13h31
Festa da poesia acontece na Mandioca no próximo domingo
Da Redação
O próximo domingo será diferente na Capital. A poesia, que já invade a cidade através da visualidade poética do artista gráfico, homenageado do Circuito Cultural Setembro Freire, Wlademir Dias-Pino, invade as adjacências da Praça da Mandioca para celebrar o Dia do Poeta Mato-grossense, comemorado neste dia 20. A data, instituída pela Lei 8.906, de 18 de junho de 2008, de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf, é relativa ao aniversário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire. Sendo assim, nada mais justo do que comemorar no local onde ele cresceu, a esquina das ruas 12 de Outubro e Pedro Celestino, no Centro Histórico onde morou quando criança e ainda era chamado de ‘Bugrinho’.
Nessa ação, denominada segunda edição do “Arte e Cultura na Mandioca” dentro do Setembro Freire, a programação começa às 17h no Largo da Mandioca, numa parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, juntamente com a Casa Silva Freire e o Gran Bazar Pac e Bendito Santo Ateliê.
Atrações
Na programação, organizada pela diretora financeira e produtora do Setembro Freire, Keiko Okamura, um dos destaques fica por conta da reapresentação da performance da poesia de Silva Freire, “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” que abriu o lançamento do evento no dia 2 de setembro no Palácio Paiaguás. A performance conta com a participação de: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy; mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro e direção artística de Luiz Marchetti. A consultoria é de Maurília Valderez Amaral.
Em seguida acontece apresentação do Grupo Dancem, coordenado pela bailarina Denise França. Ela conta que denominou a coreografia de ‘A AVE QUE DANÇO’ para fazer alusão ao poema A AVE, de Wlademir Dias-Pino. Encantada, ela explica que as bailarinas, que são cadeirantes, vão ‘voar’ na Mandioca e com certeza fazer a plateia saborear a poesia através dos movimentos feitos.
Logo depois, a escritora e imortal, Cristina Campos, fará o lançamento de hiperlink entre os sites da Academia Mato-grossense de Letras e a Casa Silva Freire sobre "O Modernismo e o Intensivismo em Mato Grosso”.
Haverá ainda show com a cadência da cantora de samba, Luciana Bonfim e a Orquestra Cuiabana de Choro e o Quarteto Brasil da Orquestra Sinfônica da UFMT.
Parcerias e site
O Setembro Freire também conta como parceiros: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.
Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.
Liminar autoriza menores em festival até 23 horas
Domingo, 13.07.2025 11h56
Justiça proíbe entrada de menores de idade no Baguncinha Festival
Sábado, 12.07.2025 17h35
Artes com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas em Brasília
Sábado, 12.07.2025 16h44
Apoio estatal garante filme de MT em Gramado
Sábado, 12.07.2025 07h25
Empresário rompe sociedade com deputado em restaurante em Cuiabá
Sexta-Feira, 11.07.2025 21h14