Cultura

Quarta-Feira, 21 de Maio de 2025, 17h51

DOCUMENTÁRIO

Prefeita de VG destaca fortalecimento da cultura

Da Redação

 

Como parte da programação dos 158 anos de fundação de Várzea Grande, a Prefeitura realizou nesta quarta-feira (21), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT), o lançamento do documentário “Som da Raiz”, no Cineflix do Várzea Grande Shopping. A obra, produzida pela Associação de Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT) com recursos da Lei Paulo Gustavo, resgata a história da Viola de Cocho e sua importância para a cultura várzea-grandense.

O evento contou com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), que ressaltou a importância de valorizar e divulgar as raízes culturais da cidade. “Esse documentário é o pontapé inicial de um novo tempo para a cultura de Várzea Grande. Vamos usar as redes sociais, o YouTube, a internet, para fazer com que a nossa cultura viaje o mundo. É hora de divulgar o que temos de mais genuíno: os cururueiros, as redeiras,e, os nossos mestres da tradição popular”, destacou.

A prefeita também celebrou a emoção dos artistas ao se verem representados na tela grande. “Nesse lançamento a gente só vê alegria. Idosos que nunca se viram numa tela estão se vendo hoje. O mais importante é o fortalecimento da cultura, porque é memória viva, memória que transcende”, ressaltou.

Durante o lançamento, mestres e mestras da viola de cocho e do ganzá participaram de uma caminhada cultural no corredor do cinema, em uma encenação que emocionou o público presente. Crianças também se apresentaram com danças de siriri e cururu, reforçando a tradição oral e artística passada entre gerações.

 

O secretário da SMDETT, Mario Quidá Neto, reforçou o papel da gestão no incentivo à cultura local. “Essa é mais uma ação de comemoração à nossa cidade, que resgata nossas raízes culturais. Cultura, turismo e economia precisam caminhar juntos, e a secretaria está totalmente à disposição para apoiar essas iniciativas”, afirmou.

Celi Minas Novas, presidente da AMFMT, celebrou o resultado do projeto. “É uma grande alegria ver os mestres da cultura popular aqui, assistindo a um documentário do qual são protagonistas. É um reconhecimento merecido”, disse.

Presente no evento, o vereador Samir Japonês (PL) expressou gratidão aos artistas. “Agradecemos aos mestres que mantêm a tradição viva. É emocionante ver um mestre de 96 anos ensinando crianças de seis. Que esse legado continue por mais 158 anos”, declarou.

SOM DA RAIZ4.jpg

SOM DA RAIZ3.jpg

SOM DA RAIZ1.jpg

SOM DA RAIZ.jpg

SOM DA RAIZ2.jpg

Confira também: Veja Todas