Quarta-Feira, 19 de Maio de 2021, 11h45
ARTE
Professora publica livro de poesias sobre o Pantanal
G1-MT
A professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Zita Eliney da Conceição, lançou um livro sobre o Pantanal Mato-grossense. 'Poesia Pantaneira' foi publicado em abril deste ano.
Ela mora em Poconé e foi motivada pelos membros da Academia Litero-Cultural Pantaneira (Acadepan), da qual é cofundadora, a escrever a obra.
O livro é composto por 43 poemas escritos por ela e ilustrado com imagens do Pantanal. Além da diversidade da região, a professora incluiu poesias sobre personagens históricos de Mato Grosso que contribuíram com a literatura e a demarcação do estado.
'Poesia Pantaneira' foi lançado em uma live na última sexta-feira (14), no Centro Cultural de Poconé. A professora demorou em torno de cinco anos para publicar o livro devido a questões financeiras, mas ele já estava pronto desde 2015.
No primeiro capítulo, a autora aborda a beleza de alguns municípios de Mato Grosso, como Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e também eventos culturais, entre elas a festa de Sant'ana, que é a padroeira de Chapada do Guimarães.
O segundo capítulo é composto por poemas de personagens históricos do estado, como o poconeano Vigilato Canuto da Silva, que ganhou um poema em homenagem à sua bravura e defesa do Pantanal, além da líder comunitária de Poconé e religiosa dos anos 30, Laurinda Lacerda Cintra, conhecida como Doninha do Tanque Novo.
O poeta do século XX, Manoel de Barros, conhecido nacionalmente ganhando vários prêmios da Academia Brasileira de Letras, também é homenageado.
O terceiro e último capítulo fala sobre sobre a origem da professora, com algumas homenagens à família, a identidade dela como mulher, negra, pantaneira, sentimentos e opiniões sobre o falar poconeano, a vida e o meio ambiente.
Zita conta que o que motivou a escreveu o livro foi o orgulho de ter nascido e viver em Poconé, ter uma das riquezas muito próximas dela, o Pantanal.
"Orgulho-me em viver nesta cidade histórica e hospitaleira. Sou pantaneira, amo e defendo minha cidade e o nosso Pantanal, um lugar tão admirável pelas suas riquezas e belezas naturais, muitas vezes ameaçado e sofrendo ações irresponsáveis e inconsequentes . A admiração que tenho por minha terra natal, meu querido povo poconeano, a riqueza da história pantaneira me motivaram a escrever a minha primeira obra literária", afirma.
Além de 'Poesia Pantaneira', a professora está escrevendo outros dois livros, "Retratos Poconeanos" e "Flashes da História de Poconé".
Liminar autoriza menores em festival até 23 horas
Domingo, 13.07.2025 11h56
Justiça proíbe entrada de menores de idade no Baguncinha Festival
Sábado, 12.07.2025 17h35
Artes com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas em Brasília
Sábado, 12.07.2025 16h44
Apoio estatal garante filme de MT em Gramado
Sábado, 12.07.2025 07h25
Empresário rompe sociedade com deputado em restaurante em Cuiabá
Sexta-Feira, 11.07.2025 21h14