Cultura

Quarta-Feira, 19 de Maio de 2021, 11h45

ARTE

Professora publica livro de poesias sobre o Pantanal

G1-MT

 

A professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Zita Eliney da Conceição, lançou um livro sobre o Pantanal Mato-grossense. 'Poesia Pantaneira' foi publicado em abril deste ano.

Ela mora em Poconé e foi motivada pelos membros da Academia Litero-Cultural Pantaneira (Acadepan), da qual é cofundadora, a escrever a obra.

O livro é composto por 43 poemas escritos por ela e ilustrado com imagens do Pantanal. Além da diversidade da região, a professora incluiu poesias sobre personagens históricos de Mato Grosso que contribuíram com a literatura e a demarcação do estado.

'Poesia Pantaneira' foi lançado em uma live na última sexta-feira (14), no Centro Cultural de Poconé. A professora demorou em torno de cinco anos para publicar o livro devido a questões financeiras, mas ele já estava pronto desde 2015.

No primeiro capítulo, a autora aborda a beleza de alguns municípios de Mato Grosso, como Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e também eventos culturais, entre elas a festa de Sant'ana, que é a padroeira de Chapada do Guimarães.

O segundo capítulo é composto por poemas de personagens históricos do estado, como o poconeano Vigilato Canuto da Silva, que ganhou um poema em homenagem à sua bravura e defesa do Pantanal, além da líder comunitária de Poconé e religiosa dos anos 30, Laurinda Lacerda Cintra, conhecida como Doninha do Tanque Novo.

O poeta do século XX, Manoel de Barros, conhecido nacionalmente ganhando vários prêmios da Academia Brasileira de Letras, também é homenageado.

O terceiro e último capítulo fala sobre sobre a origem da professora, com algumas homenagens à família, a identidade dela como mulher, negra, pantaneira, sentimentos e opiniões sobre o falar poconeano, a vida e o meio ambiente.

Zita conta que o que motivou a escreveu o livro foi o orgulho de ter nascido e viver em Poconé, ter uma das riquezas muito próximas dela, o Pantanal.

"Orgulho-me em viver nesta cidade histórica e hospitaleira. Sou pantaneira, amo e defendo minha cidade e o nosso Pantanal, um lugar tão admirável pelas suas riquezas e belezas naturais, muitas vezes ameaçado e sofrendo ações irresponsáveis e inconsequentes . A admiração que tenho por minha terra natal, meu querido povo poconeano, a riqueza da história pantaneira me motivaram a escrever a minha primeira obra literária", afirma.

Além de 'Poesia Pantaneira', a professora está escrevendo outros dois livros, "Retratos Poconeanos" e "Flashes da História de Poconé".

 

 

Confira também: Veja Todas