Quinta-Feira, 04 de Maio de 2017, 10h49
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Reforma da Casa Barão de Melgaço está concluída
Keka Werneck
A Gazeta
Está pronta a reforma da Casa Barão de Melgaço, um dos casarios de Cuiabá, atual sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).
O prédio reformado, que será entregue formalmente sábado (6) em cerimônia às 19h, foi construído entre 1775 e 1777 e quem morava lá era um francês, naturalizado brasileiro, o Almirante Augusto João Manoel Leverger, que se casou com a cuiabana Ignez de Almeida Leite.
Este almirante lutou na Guerra do Paraguai em favor do Brasil e recebeu de Dom Pedro II o título de Barão de Melgaço, daí o nome da casa.
Após a guerra, ele foi governador de Mato Grosso por cinco vezes.
Quando morreu, a casa ficou nas mãos de herdeiros e em 1926 foi desapropriada. Em 1930, passou a ser sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da AML.
Reforma
Outra curiosidade é que nesta casa funcionou a primeira Faculdade de Direito de Cuiabá.
As informações são do Iphan.
O edifício é tombado individualmente pelo Estado de Mato Grosso e está localizada na área de entorno do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá, tombado pelo Iphan.
PAC Cidades históricas
A Casa Barão foi reformada com recursos do PAC Cidades Históricas e é a primeira do Programa a ser entregue em Mato Grosso.
A reforma custou R$ 690 mil em investimentos na restauração da cobertura do edifício, pintura da fachada, revitalização de estruturas danificadas como madeiramento de telhados, pisos e esquadrias, reparo nas alvenarias, substituição de instalações sanitárias e elétricas, instalações de combate a incêndio e isolamento térmico da cobertura.
A Casa possui ainda um auditório para 225 pessoas e um salão social que recebe, frequentemente, solenidades e eventos, consolidando-se como um importante espaço de cultura para a cidade de Cuiabá e todo o Estado.
Em Mato Grosso, Cuiabá foi contemplada pelo PAC Cidades Históricas com a previsão de R$10,49 milhões em recursos para a execução de 16 ações, incluindo importantes espaços urbanos da cidade, e edifícios que compõem seu centro histórico e possuem relevantes funções sociais.
Além da Restauração da Casa Barão de Melgaço, outras seis ações já foram iniciadas.
Confira quais:
Restauração do Casarão da Funai
Praça Dr. Alberto Novis
Praça Caetano de Albuquerque
Praça Largo Feirinha da Mandioca
Praça Senhor dos Passos
Entorno do Casarão do Beco Alto à Rua Pedro Celestino
Restauração da Igreja Senhor dos Passos
Praça do Rosário
Morador | 04/05/2017 11:11:51
Que bacana , e isso aà Cuiabá merece parabéns
Antunes Silva | 04/05/2017 11:11:21
Otimo, hora de retirar aquele tapume que atrapalha a vida de todo mundo. Pensei que iria ser igual outras obras.....eternas que temos na cidade.Menos mal.
Museu recebe exposição Saúde Mental, Arte e Liberdade
Domingo, 11.05.2025 10h06
Artista plástico reforça cuiabania e tenta resgatar cultura da cidade
Domingo, 11.05.2025 07h54
Centro histórico de Cuiabá vira roteiro de romaria contemporânea
Sábado, 10.05.2025 08h56
Museu de Arte Sacra realiza programação especial em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 08h31
Mato-grossense é o 1º brasileiro aceito por QI
Sexta-Feira, 09.05.2025 18h05