Cultura

Quinta-Feira, 04 de Maio de 2017, 10h49

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Reforma da Casa Barão de Melgaço está concluída

Keka Werneck

A Gazeta

 

Está pronta a reforma da Casa Barão de Melgaço, um dos casarios de Cuiabá, atual sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).

O prédio reformado, que será entregue formalmente sábado (6) em cerimônia às 19h, foi construído entre 1775 e 1777 e quem morava lá era um francês, naturalizado brasileiro, o Almirante Augusto João Manoel Leverger, que se casou com a cuiabana Ignez de Almeida Leite.

Este almirante lutou na Guerra do Paraguai em favor do Brasil e recebeu de Dom Pedro II o título de Barão de Melgaço, daí o nome da casa.

Após a guerra, ele foi governador de Mato Grosso por cinco vezes.

Quando morreu, a casa ficou nas mãos de herdeiros e em 1926 foi desapropriada. Em 1930, passou a ser sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da AML.

Reforma

Outra curiosidade é que nesta casa funcionou a primeira Faculdade de Direito de Cuiabá.

As informações são do Iphan.

O edifício é tombado individualmente pelo Estado de Mato Grosso e está localizada na área de entorno do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá, tombado pelo Iphan.

PAC Cidades históricas

A Casa Barão foi reformada com recursos do PAC Cidades Históricas e é a primeira do Programa a ser entregue em Mato Grosso.

A reforma custou R$ 690 mil em investimentos na restauração da cobertura do edifício, pintura da fachada, revitalização de estruturas danificadas como madeiramento de telhados, pisos e esquadrias, reparo nas alvenarias, substituição de instalações sanitárias e elétricas, instalações de combate a incêndio e isolamento térmico da cobertura.

A Casa possui ainda um auditório para 225 pessoas e um salão social que recebe, frequentemente, solenidades e eventos, consolidando-se como um importante espaço de cultura para a cidade de Cuiabá e todo o Estado.

Em Mato Grosso, Cuiabá foi contemplada pelo PAC Cidades Históricas com a previsão de R$10,49 milhões em recursos para a execução de 16 ações, incluindo importantes espaços urbanos da cidade, e edifícios que compõem seu centro histórico e possuem relevantes funções sociais.

Além da Restauração da Casa Barão de Melgaço, outras seis ações já foram iniciadas.

Confira quais:

Restauração do Casarão da Funai

Praça Dr. Alberto Novis

Praça Caetano de Albuquerque

Praça Largo Feirinha da Mandioca

Praça Senhor dos Passos

Entorno do Casarão do Beco Alto à Rua Pedro Celestino

Restauração da Igreja Senhor dos Passos

Praça do Rosário

 

Comentários (2)

  • Morador  |  04/05/2017 11:11:51

    Que bacana , e isso aí Cuiabá merece parabéns

  • Antunes Silva |  04/05/2017 11:11:21

    Otimo, hora de retirar aquele tapume que atrapalha a vida de todo mundo. Pensei que iria ser igual outras obras.....eternas que temos na cidade.Menos mal.

Confira também: Veja Todas