Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023, 21h22
FERIADO MUNICIPAL
Comércio pode abrir na sexta em MT
Da Redação
O dia 8 de dezembro, próxima sexta-feira, é dedicado à celebração da "Imaculada Conceição de Maria". Em conformidade com a Lei Municipal de Cuiabá nº 5.576, de 24 de agosto de 2012, este dia é reconhecido como feriado na cidade. Em Várzea Grande, também é feriado de acordo com a Lei Municipal nº 997/89.
Apesar de feriado, a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) destaca que o comércio nas duas cidades pode operar normalmente, seguindo as diretrizes estipuladas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Segundo Jonas Alves, presidente da ACCuiabá, os empresários que optarem por abrir e convocar funcionários nesta data devem observar as disposições contidas na CCT referentes ao trabalho em dias de feriado.
“É importante que os empregadores estejam cientes de que a remuneração das horas trabalhadas no feriado municipal deve ser paga em dobro, abrangendo as comissões das vendas do dia, com o pagamento ocorrendo junto ao fechamento da folha do mês em questão”, frisou. O presidente enfatiza que, durante o mês de dezembro, o comércio varejista opera em horário especial, possibilitando a abertura até mais tarde. Essa flexibilidade contribui para que a população realize suas compras de fim de ano com antecedência, de forma cautelosa e com mais tempo.
Segundo informações do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), nas agências bancárias não haverá atendimento durante o feriado. Contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês com vencimento nessa data, poderão ser pagas no primeiro dia útil subsequente ao feriado.
É importante ressaltar que os serviços essenciais, tais como caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e atendimento por telefone, permanecerão disponíveis para os clientes durante o período do feriado. Durante o feriado, não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Contudo, é importante ressaltar que os serviços públicos essenciais, tais como saúde e segurança, serão mantidos em funcionamento, operando em regime de plantão.
Mendes crê em voos internacionais no Marechal Rondon este ano
Domingo, 20.07.2025 18h14
Justiça manda hospital de Cuiabá pagar dívida de produtos de limpeza
Domingo, 20.07.2025 16h25
Empresária que furtou loja de jogador é intimada por golpe da pirâmide em MT
Domingo, 20.07.2025 14h52
TJ mantém condenação de produtor em MT que deve R$ 300 milhões
Domingo, 20.07.2025 13h35
Em MT, 6 mil aposentados fazem acordo para receber descontos ilegais
Domingo, 20.07.2025 12h15