Segunda-Feira, 06 de Maio de 2019, 16h35
TECNOLOGIA POSITIVA
Mato Grosso usará drones para combater sonegação fiscal e violência
Equipes da Sefaz e da Polícia Militar são capacitadas para operar aeronaves não tripuladas
Da Redação
O emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), popularmente conhecidas como drones, vem sendo amplamente adotado em diversos órgãos e instituições para gestão e aumento da efetividade de suas ações. Com o objetivo de aprimorar o uso do equipamento pelas equipes das Secretarias de Segurança Pública (Sesp) e de Fazenda (Sefaz), teve início nesta segunda-feira (06) a “Capacitação em Legislação, Pilotagem e Manutenção de Aeronaves Remotamente Pilotadas”.
A aula inaugural da capacitação foi realizada na Escola Fazendária, na sede da Sefaz, com a presença de representantes do Fisco estadual e da segurança pública. Dentre os participantes estão servidores da Sefaz, das Polícias Militar, Civil e Judiciária, Corpo de Bombeiros, Politec, Ciopaer, Gefron, Defesa Civil e Marinha.
Coordenado pela Secretaria de Fazenda, por meio do Batalhão Fazendário, o curso é destinado à formação de pilotos para a condução segura e efetiva dos drones em ações de fiscalização e de segurança pública. Com aulas teóricas e práticas, os participantes também vão aprender sobre segurança de voo, manutenção do aparelho e sua legalidade, conforme normas da Agencia Nacional de Aviação (Anac).
O capitão BM Eraldo das Neves Moura é um dos instrutores da capacitação e explica que o objetivo é apresentar as funcionalidades do drone, mostrando a capacidade de emprego da aeronave pelos órgãos públicos e inserindo os participantes na cultura aeronáutica. “O drone não é um brinquedo e sim uma aeronave regulamentada por normativas que precisam ser conhecidas por todos que vão operacionalizar o equipamento”.
Para o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes Pereira, é salutar a iniciativa da Sefaz em promover a capacitação em RPA’s, tendo em vista a importância que o equipamento possui para a segurança pública. “Os drones são de suma importância para todos nós, principalmente nas atividades de segurança pública. Por isso, agradeço a iniciativa e a oportunidade para que membros das instituições que compõem o sistema de segurança pública pudessem participar. O trabalho em parceria com a PM está sendo de suma importância no combate à evasão fiscal e fraudes tributárias, que já é desenvolvido pela Sefaz. Temos observado que a eficácia da fiscalização de trânsito tem melhorado e o apoio da PM tem sido fundamental”, afirma o secretário adjunto de Receita Pública da Sefaz, Fábio Pimenta.
De acordo com ele, o uso de drones nas operações de fiscalização é importante para a efetividade e progresso dos resultados, principalmente nas divisas do estado onde ainda há evasão e desvios dos postos fiscais. “No caso da Sefaz que trata de arrecadação e de tributação todas as iniciativas são muito bem-vindas, principalmente essa que utiliza os Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS). É uma oportunidade fundamental para que nós tenhamos melhores resultados na fiscalização de trânsito”, destaca.
Participaram ainda da aula inaugural o comandante-geral adjunto da polícia militar, coronel PM Wesney de Castro Sodré, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges Ferreira e o capitão de longo curso da Marinha Mercante do Brasil, Sérgio de Moura.
RSANTOS | 06/05/2019 18:06:35
Faço uma pergunta,, se ele sobrevoar o espaço de uma propriedade privada ou particular sem mandado, pode ser abatido por evasão? Vai ter uns cara que vai usar esse equipamento pra lucrar com a vida privada das pessoas(serviço de investigação matrimonial etc... como era feito no passado por um certo chefe de ....)
Seu puliça | 06/05/2019 17:05:19
Nunca vi drone operar na PM.. a não ser pra filmar desfile no comando geral.. podiam muito bem filmar as bocas de fumo..
Mendes crê em voos internacionais no Marechal Rondon este ano
Domingo, 20.07.2025 18h14
Justiça manda hospital de Cuiabá pagar dívida de produtos de limpeza
Domingo, 20.07.2025 16h25
Empresária que furtou loja de jogador é intimada por golpe da pirâmide em MT
Domingo, 20.07.2025 14h52
TJ mantém condenação de produtor em MT que deve R$ 300 milhões
Domingo, 20.07.2025 13h35
Em MT, 6 mil aposentados fazem acordo para receber descontos ilegais
Domingo, 20.07.2025 12h15