Sábado, 18 de Dezembro de 2021, 08h23
Pequi é um importante fruto da culinária mato-grossense e se tornou símbolo do cerrado
Kátia Krüguer
TVCA
O pequi é nativo do Brasil e com o tempo se tornou uma espécie de embaixador do Cerrado. A poupa que cobre o caroço, tem sabor e perfume bem marcantes e boa parte do que se consume vem dos frutos coletados no campo. Depois que amadurecem, caem naturalmente.
Depois de coletados, é preciso fazer a retirada da polpa. O fruto necessita ficar de molho na água e o ideal é umedecer por oito dias e fazer a troca da água a cada dois dias. Dessa forma, a polpa se solta com mais facilidade.
Depois as sementes precisam ficar expostas ao sol por três dias. Passado esse período, pode fazer a aplicação de fungicida para prevenir fungos e doenças. Uma dica é plantar a semente do pequi na areia e depois de germinar, mudar a plantinha para saquinhos específicos para mudas.
O pé de pequi não gosta de terrenos que ficam encharcados, a planta não se desenvolve bem e pode morrer.
Em média, uma planta de pequi leva quatro anos para dar frutos.
O fruto tem uma grande importância na culinária de Mato Grosso. As pesquisas com o pequi avançam e as técnicas de cultivo também. Isso diminui a dependência do extrativismo e aumenta a participação do cultivo.
Cada fruto pode ter duas sementes ou mais, as vezes tem uma só e a cor amarela da polpa é o que justifica que o pequi seja também conhecido como 'ouro do cerrado' que pode ser servido em pratos com arroz, frango, cozido ou mesmo puro.
Justiça manda concessionária indenizar cliente por "Polo bomba" em Cuiabá
Sábado, 24.05.2025 22h35
Em MT, Lula protesta contra preço do gás: "sai da Petrobras a R$ 37"
Sábado, 24.05.2025 20h25
Ao lado de Lula, Mauro cita investimentos na Agricultura Familiar
Sábado, 24.05.2025 15h57
Pantanal de MT encanta operadores de turismo norte-americanos
Sábado, 24.05.2025 15h25
Cuiabá terá inscrições para 692 moradias do Minha Casa Minha Vida
Sábado, 24.05.2025 08h56