Terça-Feira, 30 de Junho de 2015, 13h20
Primeira etapa da campanha de vacinação contra brucelose encerra hoje
Da Redação
Termina hoje (30.06) a primeira etapa de vacinação contra brucelose, que teve início em 1° de janeiro deste ano. A imunização é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 à 8 meses de idade, e deve ser realizada uma única vez. O prazo para a comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) encerra no dia 10 de julho. O produtor precisa apresentar o atestado de vacinação.
As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara, exemplo V5. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. A aplicação da vacina deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.
O produtor que deixou de imunizar as fêmeas com idade de vacinação dentro da etapa, só poderá vacinar as bezerras mediante autorização do Indea. A multa é de 2,25 UPF (Unidade Padrão Fiscal) por animal não vacinado dentro do período da campanha. O valor da UPF pode ser consultado na página da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
Além da multa, o produtor fica com seu cadastro suspenso no Indea por um prazo mínimo de 30 dias, sem poder emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer finalidade.
O calendário de vacinação da brucelose é divido em duas etapas no ano, sendo a primeira com início em 1º de janeiro com término em 30 de junho, e a segunda etapa de 1º de julho a 31 de dezembro.
Em Mato Grosso, o índice de animais vacinados dentro do período da campanha, tem se mantido acima de 80% desde 2006, e vem aumentando gradativamente a cada etapa.
Em 2014, foi feita a colheita de material de fêmeas acima de 24 meses de idade para um novo estudo sorológico, realizado pelo Laboratório de Apoio a Saúde Animal (Lasa) e pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. A análise deve ser concluída no final deste ano, e então, serão apresentados dados atuais da prevalência da brucelose em Mato Grosso.
A doença
A brucelose é uma zoonose, causada pela bactéria Brucella abortus, está disseminada por todo o território nacional. Atinge tanto o gado de corte como o gado de leite, e afeta a população de bovinos e bubalinos. A vacina utilizada é a B19.
A brucelose causa aborto e a contaminação pode ocorrer com o contato direto com fetos abortados e restos placentários. A doença pode causar riscos à saúde humana além de prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produz na produtividade dos rebanhos.
Rio dos Peixes vive ciclo econômico próspero à base de milho
Domingo, 06.07.2025 11h28
Redeiras perpetuam tradição ameaçada em VG
Domingo, 06.07.2025 11h25
MT libera mais de R$ 1,2 milhão de crédito para mulheres
Domingo, 06.07.2025 11h22
Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada
Domingo, 06.07.2025 10h11
Com mais de 150 cavalos, Cavalgada abre Expoagro
Sábado, 05.07.2025 13h22