Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 11h46
Receita orienta escolas sobre substituição tributária
Da Redação
Na manhã de quarta-feira (14.05), a coordenadora de Arrecadação e Fiscalização da Central de ISSQN, Miriam Helena Crepaldi de Barros, desenvolveu os trabalhos de orientações referentes à substituição tributária para os representantes das escolas que foram instituídas por Decreto a essa condição.
Conforme Decreto N.º 007/2014, o prefeito municipal de Várzea Grande, Walace Guimarães, nomeou cerca de 70 escolas como contribuinte por substituição tributária, e nos dias 14, de 19 à 22 e de 26 à 28/05/2014, os representantes das respectivas escolas estarão recebendo esclarecimentos e orientações sobre os novos procedimentos que terão que tomar, quando da contratação de prestação de serviços e para a prestação de contas com executivo municipal, referente ao recolhimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN).
O artigo 84 da Lei 1.178/1991 delibera: “No interesse da arrecadação e da Administração Tributária, fica o Poder Executivo Municipal autorizado a definir por decreto os tomadores de serviços que passarão a ser considerados sujeitos passivos por substituição tributária os quais deverão reter na fonte e efetuar o recolhimento devido pelos prestadores de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), nas formas e nos prazos que serão definidos em regulamento”.
“O ISSQN é uma das principais fontes de receita própria de um município, importantíssima para a manutenção dos investimentos em uma cidade”, explica o secretário de Receita, Luis Fernando Botelho Ferreira.
Ferreira informa ainda que, a substituição tributária é um caminho para simplificar e modernizar o processo de gestão tributária, pois trata acima de tudo de solução envolvendo uma parceria entre o fisco/contribuinte substituto. “A parceria, além de reduzir a evasão fiscal, inadimplência e a sonegação fiscal, traz como compensação um ambiente propício à aplicação da justiça fiscal”.
A substituição tributária é um instituto jurídico no ordenamento jurídico pelo Código Tributário Nacional (art.128) e pela Emenda Constitucional 03/93, o qual consiste em atribuir responsabilidade pelo pagamento do imposto a uma terceira pessoa, que tenha relação com o fato gerador da obrigação tributária.
“Estamos trabalhando de forma contundente para que possamos garantir o recolhimento do imposto e esses valores estarem à disposição em recursos para serem transformados em benfeitorias para a população várzeagrandense”, esclarece a coordenadora de Arrecadação e Fiscalização da Central de ISSQN, Miriam Helena Crepaldi de Barros.
Barros destaca que como o município possui centenas de escolas e que praticamente é fato rotineiro necessitar de prestação de serviços, lançamos mão dessa ferramenta para garantir o recebimento do imposto. “A escola efetuava o pagamento ao prestador do serviço e ele não realizava o recolhimento do imposto. Com esta medida, a escola que contratar serviços efetuará o pagamento ao prestador e como agora ela (a escola) estará responsável pelo recolhimento do imposto, conseguiremos garantir o repasse do ISSQN para a prefeitura”.
O técnico, Thiago Gambaroto, expôs de forma prática, através de simulações como os representantes escolares devem receber as notas fiscais expedidas pelos prestadores de serviços, e como procederem para a emissão das guias e do devido pagamento, para o recolhimento do ISSQN.
O regime de Substituição Tributária do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) de Várzea Grande foi instituído pela Lei 1.178/91 (Código Tributário Municipal), alterada pela Lei 2.645/2003. A nomeação das empresas como substitutas tributárias se dá pela publicação de Decreto do Executivo Municipal, de acordo com os critérios definidos pelo Fisco.
Rio dos Peixes vive ciclo econômico próspero à base de milho
Domingo, 06.07.2025 11h28
Redeiras perpetuam tradição ameaçada em VG
Domingo, 06.07.2025 11h25
MT libera mais de R$ 1,2 milhão de crédito para mulheres
Domingo, 06.07.2025 11h22
Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada
Domingo, 06.07.2025 10h11
Com mais de 150 cavalos, Cavalgada abre Expoagro
Sábado, 05.07.2025 13h22