Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 14h28
ENERGIA SOLAR
Sindenergia descarta risco de apagão elétrico em MT; entenda o motivo
Relatório do ONS aponta para necessidade de investimentos
Da Redação
“A população pode ficar tranquila, o apagão é um fenômeno caracterizado por uma falta de energia no sistema, quando o parque de geração não consegue suprir a demanda do país em termos de energia. No entanto, o cenário que a gente enfrenta hoje é justamente o oposto, em que a geração ela consegue sim, atender toda a demanda do país com folga”, afirma Garcia.
“O Brasil tem capacidade de produzir mais que o dobro de energia equivalente a sua demanda. O que se especulou na mídia foi a possibilidade de um problema no sistema elétrico por excesso de energia solar. No entanto, com os investimentos que estão sendo realizados, esses problemas, que poderiam acontecer de forma isolada, são mitigados. Ainda que possa ocorrer algum evento dessa ordem, seria de forma pontual e não teria potencial de comprometer a segurança de fornecimento de energia aos consumidores do Estado.”
O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou um relatório, denominado Plano de Operação Elétrica de Médio Prazo, indicando investimentos que precisam ser feitos na Rede Básica de 11 estados brasileiros para que não haja problema no sistema devido a aumento de carga ou geração de Energia.
O documento sinaliza os possíveis desafios operativos e recomendações para fortalecer o sistema elétrico diante da evolução do setor, incluindo o crescimento da GD e das fontes renováveis.
“Houve uma distorção da informação, uma interpretação equivocada do relatório, em que alguns veículos de mídia noticiaram que o ONS havia mencionado risco de apagão nestes Estados, o que não é verdade, tanto é que o próprio relatório não menciona esta possibilidade”, informa o Presidente do Sindenergia.
Garcia complementa que, “na verdade há uma pressão para se limitar a geração de energia solar no País. Essa semana viralizou um vídeo em que demonstra a restrição imposta em Minas Gerais a algumas regiões daquele estado em que o consumidor não poderia gerar energia durante o dia.”
”Enfim temos que ficar atentos a estes movimentos. O direito da população e das empresas em gerar sua própria energia precisa ser preservado”, finaliza Garcia.
Mendes crê em voos internacionais no Marechal Rondon este ano
Domingo, 20.07.2025 18h14
Justiça manda hospital de Cuiabá pagar dívida de produtos de limpeza
Domingo, 20.07.2025 16h25
Empresária que furtou loja de jogador é intimada por golpe da pirâmide em MT
Domingo, 20.07.2025 14h52
TJ mantém condenação de produtor em MT que deve R$ 300 milhões
Domingo, 20.07.2025 13h35
Em MT, 6 mil aposentados fazem acordo para receber descontos ilegais
Domingo, 20.07.2025 12h15