Sexta-Feira, 15 de Março de 2024, 22h00
CONLUIO
Ex-comandante da FAB diz à PF que Zambelli o abordou pedindo golpe
Segundo ele, a deputada pediu para "não deixar Bolsonaro na mão"
METRÓPOLES
Ex-comandante da Aeronáutica durante o governo Bolsonaro, o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior relatou à Polícia Federal, em depoimento no dia 17 de fevereiro, que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) o pressionou a aderir a iniciativas golpistas.
Baptista Junior contou à PF que Zambelli o abordou após a formatura de aspirantes a oficial da FAB ocorrida no dia 8 de dezembro de 2022, na cidade de Pirassununga (SP). Na conversa, segundo o militar, a parlamentar bolsonarista pediu lhe que “não deixasse o presidente Bolsonaro na mão”.
O ex-comandante da Aeronáutica disse ter repreendido a deputada na hora. “Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que a senhora proponha qualquer ilegalidade”, disse Baptista, segundo depoimento do militar à PF ao qual a coluna teve acesso.
Zambelli também teria abordado ministro da Defesa
O ex-comandante da Aeronáutica contou ainda à PF ter relatado a abordagem de Zambelli ao então ministro da Defesa do governo Bolsonaro, general Paulo Sérgio Nogueira. O general teria contado que também foi procurado por Zambelli “de forma semelhante”.
“QUE as pressões para anuir a uma possível ruptura institucional não se limitou às redes sociais; QUE no dia 08/12/2022, após a formatura dos aspirantes a oficial da FAB, na cidade de Pirassununga/SP, o depoente foi interpelado pela deputada federal CARLA ZAMBELLI, com a seguinte indagação; ‘Brigadeiro, o senhor não pode deixar o Presidente Bolsonaro na mão’, QUE, em seguida, o depoente disse: ‘Deputada, entendi o que a senhora está falando e não admito que a senhora proponha qualquer ilegalidade’. QUE o depoente reportou tal fato ao então ministro da Defesa PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA; QUE o Ministro reportou ao depoente, que foi abordado pela deputada federal CARLA ZAMBELLI de forma semelhante”, diz trecho do depoimento de Baptista Junior.
Outro lado
A coluna procurou Carla Zambelli nesta sexta-feira (15/3), data em que o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica veio à tona, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para eventuais manifestações da deputada bolsonarista.
Já em suas redes sociais, Zambelli postou um comentário sobre o depoimento do general afirmando que “as Forças Armadas já tiveram comandantes melhores”.
“Eu não sabia que Generais de alta patente aceitavam pressão de uma deputada de baixo clero. Nossas Forças Armadas já tiveram comandantes melhores. Triste”, escreveu a deputada.
Carlos Nunes | 15/03/2024 23:11:44
Não vi nada de mais na época. Estávamos apenas lutando pelo poder já que Ãamos perder as eleições! De todo modo vou descansar ao som de IVES GANDRA o maior jurista do planeta. Quiçá do universo.
Feliciana Goes | 15/03/2024 22:10:15
Gente eu vi a matéria hoje na TV. Ela inflamando pra causar o piseiro na época. Fiquei horrorizada! Deus nos livre dessa gente. Credo
“Direita vagabunda mantém Moraes no STF”, diz Malafaia
Quinta-Feira, 24.07.2025 02h00
TCU identifica R$ 2,7 bilhões pagos a pessoas mortas no Brasil
Quinta-Feira, 24.07.2025 01h00
Ônibus biarticulado é partido ao meio em colisão com trem de carga
Quinta-Feira, 24.07.2025 00h00
Governo avalia viabilidade de Brasil criar seu próprio sistema de GPS
Quarta-Feira, 23.07.2025 23h00
Casal é preso após 'fazer movimentos para baixo e para cima' em voo
Quarta-Feira, 23.07.2025 22h00