Mundo

Terça-Feira, 26 de Março de 2024, 07h50

FUJÃO

Moraes manda Bolsonaro explicar estadia de duas noites na embaixada da Hungria

Prazo concedido pelo ministro é de 48 horas

G1

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de 48h para o ex-presidente Jair Bolsonaro explicar por que passou duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília.

Moraes é relator do inquérito que investiga Bolsonaro, políticos e militares por tentativa de golpe de Estado. No âmbito desse inquérito, no dia 8 de fevereiro, o ministro determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente, para que Bolsonaro não deixasse o país.

Poucos dias depois, entre 12 e 14 de fevereiro, Bolsonaro ficou hospedado na embaixada da Hungria. A informação de que Bolsonaro teve uma estadia de dois dias na embaixada foi publicada em reportagem do jornal The New York Times. A publicação revelou imagens das câmeras de segurança. 

Na prática, pelo direito internacional, como embaixadas são áreas invioláveis, Bolsonaro só poderia ser alcançado por agentes brasileiros, em caso de uma nova operação, com o consentimento do governo húngaro.

Bolsonaro é próximo politicamente e ideologicamente do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, político de extrema-direita. Durante seu mandato, Bolsonaro chegou a chamar Orbán de "irmão".

Após a publicação da reportagem, a defesa do ex-presidente admitiu a estadia de Bolsonaro entre os húngaros.

No comunicado divulgado à imprensa, os advogados do ex-presidente disseram que ele "passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo" e que, no período, o ex-presidente "conversou com diversas autoridades húngaras "atualizando os cenários políticos das duas nações".

Mais tarde, após evento no Centro de São Paulo, Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre o caso. "Por ventura, dormir na embaixada, conversar com embaixador, tem algum crime nisso?", questionou o ex-presidente.

PF vai investigar

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a corporação vai apurar se, ao dormir na embaixada da Hungria, Bolsonaro desobedeceu alguma proibição imposta pelo STF no inquérito do golpe de Estado. "No bojo do inquérito do golpe, precisamos apurar o ocorrido, para verificar se violou alguma proibição imposta pelo STF", afirmou Rodrigues ao blog da Ana Flor.

 

Embaixador é chamado para conversa

Em decorrência da revelação da hospedagem de Bolsonaro na embaixada, o Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) chamou para uma conversa nesta segunda o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai.

Halmai se reuniu com a titular da Secretaria de Europa e América do Norte, Maria Luisa Escorel. O Palácio do Planalto também foi comunicado sobre a reunião.

Na diplomacia, o simbolismo de chamar um embaixador para conversas depende do contexto. Nesse caso específico, o Brasil queria a prestação de informações claras e detalhadas sobre a ida de Bolsonaro à embaixada.

Como, por decisão do governo, não foi nem o presidente Lula que chamou o embaixador nem o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o peso diplomático é menor.

Comentários (10)

  • Carlos Nunes  |  26/03/2024 17:05:45

    Pois é, não entendi bulhufas...quer dizer que turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo", acha que passar uns dias numa Embaixada é fuga? Essa turma tá é navegando na maionese...Aí chamam o Embaixador pra contar o que foi discutido...não pode...O Embaixador liga pro mandatário do país, e ele diz: não fale nada. Embaixador entra mudo e sai calado. Se forçar, pode causar um incidente internacional. O Governo hungáro não vai gostar. Todos os países em que a Direita governa...tão com Bolsonaro. Com tio Lula só tão os países Socialistas/Comunistas. Cuba, Venezuela, China, Nicarágua, Coreia do Norte...nessas Embaixadas Bolsonaro não passa nem por perto. Foge delas...

  • Carlos Nunes  |  26/03/2024 15:03:29

    Pois é, Bolsonaro conseguiu acordar a Direita, que táva sonolenta...adormecida. Já pensou se a moda pega e todos os países, onde a Direita comanda, convidam o Bolsonaro pra passar uns dias em suas Embaixadas no Brasil. Quem pode convida-lo? Argentina, Portugal, e muitas outras.

  • alexandre |  26/03/2024 14:02:47

    ele ia cavar um tunel ate a Hungria ?

  • Galileu |  26/03/2024 13:01:25

    A perseguição contra o Bolsonaro é vergonhosa. Primeiro foi com a vacina da Covid e não deu em nada pois a Anvisa disse que não houve erro. Mas ninguém acusa o Lula pela falta de vacina da Dengue. Depois o caso das Jóias. A policia Federal disse que não há nada de errado com as jóias. Veio o caso da Mariele, o PT não conforma que Bolsonaro não foi citado. Também o caso da Baleia e o Jet Ski do Bolsonaro no Mar. Foram até entrevistar a baleia mas ão encontraram nada. O caso sumiço dos móveis do Palácio. Todos os móveis foram localizados. Filmaram o Bolsonaro na embaixada da Hungria, mas não conseguiram filmar a fuga em Mossoró, Dino no Palácio no dia da invasão,

  • Florentina Almeida |  26/03/2024 11:11:28

    Tem que se explicar urgente!!! nada passará batido aos olhos da justiça, nem golpes, nem minutas, nem joias! Estamos atentos

  • Eduardo S. |  26/03/2024 09:09:00

    Está ficando ridícula esta situação, não conseguem provar nada a respeito do mito(Bolsonaro). Tem que parar de atacar bolsonaro e trabalhar para o desenvolvimento do país, pois a cada dia os cofres públicos estão sendo esvaziados e o povo e a probaiada cada vez mais pobre e sem trabalho,,,,aos que fizeram o "L"...só lamento, vão sofrer e muito, a economia esta sendo maquiada e os comedores de abóboras estão aplaudindo...kkkk

  • JP |  26/03/2024 08:08:56

    Esse ta com o cú só merda!!

  • Juca Bala |  26/03/2024 08:08:28

    achou a michele dormindo com outro em casa, ou foi o de sempre o valdemar kkkkkkkkk o gado não tem nem vergonha na cara, os caras falando se tem algum problema dormir em embaixada kkkkkkkkkkk uma coisa bem comum dormir em embaixada principalmente sendo no próprio país a 1 km de casa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk logos vc tbm terão um presidiário pra chamar de seu presidente . bolsonarista é tão lixo quanto petista. só que são piores, mais canalhas, sem moral ou decência alguma, sem vergonha na cara, covardes e frouxos.

  • jj filho |  26/03/2024 08:08:03

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk fazem de tudo para incriminar o mito e tudo falha, agora essa de não poder dormir em embaixada, lembrando que é dentro do brasil.

  • VANDO |  26/03/2024 08:08:02

    Explicar o que, esse pilantra estava fugindo para não ser preso, e quando que vão põe esse golpista na cadeia, vão espera ele da no pé do brasil.

Confira também: Veja Todas