Mundo

Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 21h00

VEJA

Motorista fica preso entre cancelas, e van é atingida por trem

EXTRA

 

Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que um trem em alta velocidade destruiu uma van numa passagem de nível em Cracóvia (Polônia), na última sexta-feira (1/8). O acidente ocorreu após o motorista da van ficar preso entre as cancelas de segurança ao ignorar o sinal vermelho e tentar atravessar os trilhos.

O registro em vídeo mostra que, inicialmente, apenas uma das cancelas é abaixada, e o motorista tenta sair por um canto. Entretanto, a segunda cancela se fecha logo em seguida, e bloqueia a passagem do veículo. Com a aproximação do trem, o motorista dá marcha à ré e tenta manobrar a van para fora dos trilhos, a posicionando na lateral. Apesar dos esforços, ele não encontra a melhor solução.

Enquanto o condutor da van tenta afastar o veículo dos trilhos, o trem, lotado de passageiros, aproxima-se. O áudio do acidente mostra que o maquinista aciona a buzina diversas vezes, mas não consegue evitar a colisão. O impacto atinge a traseira da van, que é despedaçada e arremessada para uma vala, ao lado da linha férrea.

Apesar da batida, ninguém ficou ferido. Tanto os passageiros do trem quanto o motorista da van escaparam ilesos.

Nas redes sociais, internautas questionaram a atitude do motorista ao permanecer entre as cancelas em vez de tentar atravessá-las: "Eu teria passado por cima da barreira. Como isso seria pior do que ser atropelado por um trem?", comentou um usuário. Outro ironizou: "As pessoas têm mais medo de quebrar a cancela do que de serem esmagadas por um trem."

Em nota oficial, a Polícia de Małopolska (Polônia) informou que "um incidente muito perigoso ocorreu na última sexta-feira, antes das 7h, em uma passagem ferroviária vigiada em Wola Filipowska (condado de Cracóvia). Apesar do acidente aparentemente grave, o motorista da van de entrega saiu ileso".

Autoridades locais reforçaram ainda a importância do respeito às normas de trânsito: "O não cumprimento das regras nas passagens de nível pode resultar em acidente trágico. Um trem pode aparecer a qualquer momento — este não é um lugar para correr riscos", alertou a polícia.

As investigações sobre o caso são conduzidas pelo Ministério Público da Polônia.

Confira também: Veja Todas