Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025, 08h00
GUERRA NA WEB
Possível camisa vermelha da seleção brasileira vira briga política
Trata-se do segundo uniforme que deve ser usado na Copa do Mundo de 2026
G1
Uma suposta camisa número 2 que a seleção brasileira de futebol deve usar na Copa do Mundo de 2026 viralizou nas redes sociais. O motivo é que a tradicional "amarelinha", o uniforme número 1, vai estar ao lado de um uniforme na cor vermelha e preta.
A patrocinadora de material esportivo da seleção não divulgou o visual do novo uniforme. Em nota divulgada na noite de terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que "as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais" e que nem a entidade e "nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da seleção", que ainda será definida em conjunto com a patrocinadora.
Segundo o ge, a mudança veio a público na semana passada em publicação do site "Footy Headlines", especializado em uniformes de futebol.
Segundo a publicação, a camisa será vermelha e o calção será na cor preta. Haverá, também, o logotipo da Air Jordan, com a silhueta do lendário jogador de basquete americano Michael Jordan. O lançamento está previsto para março de 2026, meses antes da Copa que acontece nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
Tradicionalmente, os uniformes da seleção brasileira de futebol trazem as cores da bandeira nacional. O uniforme número 1 tem a camisa amarela com detalhes em verde e o calção azul, e o número 2 tem a camisa na cor azul e o calção na cor branca.
Até a Copa do Mundo de 1950, o segundo uniforme da seleção tinha camisa na cor branca. Contudo, a primeira vez que usou camisa nesta cor foi em uma partida contra a Polônia em 1938.
Contudo, a seleção usou a cor vermelha em outras oportunidades:
Em dois jogos em 1917 contra Uruguai e Chile, em que as duas seleções também usavam branco. Por sorteio, o Brasil usou o vermelho;
Em 1936, em um jogo contra o Peru, que também usava branco. O time do Independiente da Argentina emprestou a camisa vermelha de seu uniforme para a seleção.
Repercussão da camisa vermelha na política
A cor vermelha da nova camisa repercutiu e foi parar na política. O motivo é que a camisa amarela virou um dos símbolos da extrema-direita no Brasil, que é usada nas manifestações pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive nos atos pedindo anistia aos envolvidos pela tentativa de golpe de 8 de janeiro. Assim, a esquerda, em tese, teria um camisa para poder usar na Copa do Mundo.
A camisa vermelha poderia ser usada por torcedores do outro lado do espectro político. Políticos protestaram contra a nova cor da camisa. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), disse que a camisa da seleção "sempre foi verde e amarela, as cores da nossa pátria". "Mudar isso não faz qualquer sentido. É uma afronta a tudo o que sempre representou o orgulho do nosso povo!".
O deputado federal Arthur Maia (União-BA) publicou mensagem contra a mudança da camisa: "A seleção é um dos mais expressivos símbolos do nosso país e obviamente que as cores devem estar relacionadas com a bandeira nacional: o verde, o amarelo e o azul celeste, como sempre atuou a nossa gloriosa seleção canarinho".
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) também se manifestou contra a camisa na cor vermelha. "As cores da nossa seleção não são uma ‘identidade ideológica’; elas representam o que nos distingue no mundo. As cores de uma seleção têm relação com a identidade nacional. Qualquer cor diferente do verde, amarelo, branco e azul não se justifica."
Carlos Nunes | 30/04/2025 16:04:18
Pois é, o Brasil já tá dividido. A Direita, outrora sonolenta, dorminhoca...acordou. E não dorme mais. Camisa Vermelha na Seleção é provocação...O povo consumidor da Direita é gigantesco. Há boicote contra artistas, cantores, etc. que falam alguma coisa que desagrade. O IRA sofre com isso...táva fazendo seu show, quando inventou de tocar na polÃtica. Erro fatal. Muitos shows foram cancelados por falta de público. Essa camisa vermelha pra Seleção pode fazer com que milhões de pessoas da Direita afastem do futebol nessa próxima Copa do Mundo. Nem torçam pela Seleção. Era melhor sumir com essa camisa vermelha. Camisa da Seleção tem que ser nas cores da bandeira nacional. Verde, Azul, Amarelo. Não tem Vermelho na bandeira. Pra que jogar lenha da fogueira e dividir o Brasil mais ainda? A Copa 2026 pode se tornar a pior Copa de todos os tempos. Pode faltar público. Igual o show do IRA.
observadora | 30/04/2025 11:11:21
A picanha não veio , a abóbora não veio , o ovo tá indo embora tb . ou tem alguem aqui que tá achando o ovo BARATO ? E esse povo ainda defende as atrocidades que vem acontecendo . Querem mudar até as cores do Brasil ? O que mais precisa acontecer ?
10 CONDENADO | 30/04/2025 10:10:44
Esperar o que da CBF? entidade afundada em corrupção, time de um paÃs dirigido por um ladrão, ja nao tava assistindo os jogos mesmo, agora nunca mais.
jose | 30/04/2025 10:10:15
Vão trabalhar bando de v se não tem o que fazerem pede pra sair e deixem de ficar fazendo richa entre a populaçao.
Luz | 30/04/2025 09:09:08
O problema é que a esquerda tenta se apropriar criminosamente dos sÃmbolos nacionais. Exemplo: a Ministra Gleisi Hoffmann usa em seu perfil do instagram a bandeira do Brasil com as cores alteradas, de vermelho. Essas pessoas contaminam os sÃmbolos nacionais com suas ideologias e tentam impor padrões já recusados por nossa sociedade.
JOAO DA SILVA | 30/04/2025 09:09:03
BRASIL ENTREGUE A MAFIA COMUNISTA
Indenização de R$ 1 mil por atraso de mala gera polêmica em decisão contra Azul
Sábado, 03.05.2025 15h00
Clínicas de estética oferecem Mounjaro em dose fracionada
Sábado, 03.05.2025 14h00
Homem é preso após usar facão para matar esposa
Sábado, 03.05.2025 13h00
Prefeitura do Rio apreende produtos que seriam vendidos no show de Lady Gaga
Sábado, 03.05.2025 11h00
Região Norte do Brasil registra dezenas de casos de mpox
Sábado, 03.05.2025 09h00