Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025, 13h09
Bruno Moreira
O grito de Nasi no país do silêncio
Bruno Moreira
Recentemente, o vocalista Nasi, da banda Ira!, foi vaiado durante um show ao se manifestar contra a anistia a golpistas. Em resposta, reforçou sua posição com uma coragem rara nos tempos atuais: disse que quem o vaiava jamais entendeu suas músicas, e que poderiam se retirar do show e deixar de ouvir sua banda.
Nasi, certo ou errado, se posicionou. Sem medo da patrulha ou do público perdido. Talvez já esteja numa fase da vida em que a coerência fala mais alto do que os contratos. E convenhamos: o Ira! não depende da aprovação de grupos ultraconservadores para manter seu legado. A banda sempre teve público e sempre terá palco. E mais do que isso: o Ira! sempre se posicionou, nunca foi uma banda preocupada em agradar a todos.
É quase irônico ver o espanto de tantos com a atitude de Nasi. Afinal, o que se esperava de um representante do rock brasileiro que surgiu na efervescência do pós-ditadura, numa época em que a arte e a música eram fortes armas? Os ideais da extrema direita são absolutamente incompatíveis com o espírito contestador que molda o rock brasileiro.
A nota da organização que cancelou os shows do Ira! é, por si só, um retrato do conformismo dos tempos atuais: “Artistas deveriam subir ao palco apenas para cantar e mostrar seu talento.” Essa é a falácia que se tenta impor ao artista: que ele deve entreter, não incomodar. Que sua arte deve ser estética, não ética. Mas essa lógica apenas cria artistas domesticados, reféns do medo de não serem aceitos.
No fim das contas, talvez o incômodo causado por Nasi tenha sido só uma boa oportunidade para alguns descobrirem, com algumas décadas de atraso, que o rock não é música de condomínio. Quem procura conforto e neutralidade erra feio ao buscar isso logo no rock, que nunca pediu permissão para existir.
Bruno Moreira (@obrunocos) é publicitário e gestor de marketing.
#BigHead | 17/04/2025 06:06:51
Que matéria de merda, Fiz questão de comentar aqui para ressaltar aqui o orgulho da turma dos comentários, esses sim merecem todo o meu respeito, Começo a ter esperança novamente nos brasileiros (Uma boa parte pelo menos) que não fecham os olhos e sentem que essa ditadura ridÃcula em terras tupiniquins do século XXI já passou da hora de acabar, e babacas iguais o "Nasi" (Nome que já diz muito da pessoa, que não aceita opiniões divergentes) não terão mais espaço e nem vez, Chega de tanto ódio contra um lado polÃtico, chega de tantas mentiras da turminha do "Amor", falsas narrativas não colam mais para as "Grandes pessoas" desse paÃs, quando falo "Grandes Pessoas", falo pq só essas pessoas que não se calam vendo tanta injustiça e maldade no nosso atual Brasil.
Joana | 16/04/2025 17:05:47
o povo paga pra ver a banda cantar não pra se posicionar na politica
LIBERAL | 16/04/2025 15:03:59
Esse é aquele cara que canta: Envelheço na cidadeeeeee ????? Pode ter a opinião que quiser, destilar e lamber o seu veneno.... Ele tem esse direito. Porém, outros não tiveram esse direito. Sem falar na ameaça velada que fez a Roger, do Ultraje a Rigor, um tremendo boçal... Agora conta os prejuÃzos que teve ao expulsar quem pagou pra lhe assistir. Realmente envelheceu!
vitor | 16/04/2025 12:12:09
PERDEU MANÉ, opsss NASI.
Pacheco | 16/04/2025 11:11:15
A "atitude" não pode ser elogiada apenas quando favorável a nossas ideias. Acredito que quem vai a um show não vai para discutir polÃtica, vai prestigiar um trabalho artÃstico. Claro que o artista tem todo direito de se posicionar, mas que o faça por outros canais e não em um show pago. E expulsar quem pagou apenas porque não compactua com a mesma posição polÃtica, é tremendo abuso, para dizer pouco.
ELEITOR ATUALIZADO 2026 | 16/04/2025 10:10:03
O cara q escreveu esse artigo é PTSTA com certeza, e o mesmo olhou somente para o umbigo do comentário q lhe agrada, no caso o IDOSO NASI, q alias, ficou idoso e Donkey, ao invés de destilar sabedoria, pregou ignorância e má-educação aos seus " ex-ouvintes " . BY !
alexandre | 16/04/2025 09:09:04
Sem anestesia, ´só para sequestradores do adhemar de Barros, terroristas e ladrão de banco...
alexandre | 16/04/2025 08:08:54
Ira se vendeu ao sistema...e nem percebeu..
Eugène Terre'Blanche | 16/04/2025 08:08:22
Escutar os porcarias do IRA é a mesma coisa que escutar samba, funk, axé, rasqueado... são coisas que não agregam nada ao nada. Música brasileira no geral é lixo,
Jair martins | 16/04/2025 07:07:35
Irá bandinha de merd4, tanto faz tanto fez
Claudio | 16/04/2025 05:05:33
CrÃticam o os militares, o Brasil é o que é hoje com grandes hospitais, faculdades, rodovias, hidrelétricas e etcs.foram construÃdos no regime militar, hoje pessoas com 60,70e80 anos não reclamam dos militares, trabalharam duro criaram seus filhos, construÃram suas casas, quem crÃticaram foram a turma do baseado tocando violão na praia enchendo o saco do governo, hoje estamos com governo de valsas promessas, pão e circo.
Gabiroba | 16/04/2025 05:05:11
Nasi em um resumo Grito vazio de frente para um vaso sanitário De uma banda que não está "preocupada em agradar a todos", tá se sentindo muito ofendidinha com as vaias. Já é terceira ou quarta notÃcia que me aparece o cara chorando e imputando o crime de falsa associação criminosa com nazista e fascista, tÃpico "argumento" da esquerda pseudo inteligente É só uma vaia cara, toca o barco
Ivan Alves da costa | 16/04/2025 03:03:50
Idiota o comentário quanto oou como o Nasi, eu sempre gostei do irá mais criei uma aversão , vc ter opinião sim, mais desamor, rancor , e não praticar perdão hoje e o que impera neste paÃs , são atitudes pores do que a da ditadura que estamos vendo , nem todos lá naquele dia são bandidos, ou já esquecerem a hipocrisia praticada por muitos da esquerda , sore dam a separar os bons dos maus.
Almir Rafagnin | 15/04/2025 22:10:02
Perfeito, o Rock não errou mais uma vez. Está na hora de se posicionar, isentão já era ou já erra!! Sem anistia ao quebradores de patrimônio e de democracia!! Valeu Nasi
ANTONIO CESAR ALVES DE ALBUQUERQUE | 15/04/2025 16:04:50
Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado..aliás, é nasi de nasista ou relativo a cavidade nasal ?
Julia | 15/04/2025 15:03:45
Opinião. A esquerda nojeta e barulhenta que nao reflete a opinião de uma maioria, ele se posisionou com o bum bum na janela e tomou dedada, e pior ainda ameça àqueles que tem opinião contrária, sabe quem fazia isso eram.os fascistas. Vcs jornalista do bumbum guloso militantes tem tem e que ir a falência.
Jairo | 15/04/2025 14:02:47
O grito foi dele! Não sou obrigado a concordar, inclusive por ele está num local que deveria ter gritos musicais.
Emilio da Costa | 15/04/2025 08:08:14
Tempos difÃceis em que as pessoas se vangloriam de nunca terem lido um livro e se alimentam exclusivamente de conteúdo de whattsapp. #SemAnistia
Carlos Nunes | 14/04/2025 18:06:16
Pois é, continuando meu comentário anterior... só os idiotas, bem idiotas, acreditam que houve Golpe no dia 8 de janeiro. Essa teoria do Golpe já derreteu faz tempo. Derreteu igual gelo no asfalto quente. Quem criou esse fenômeno derretedor? Tio MÚCIO, nosso Ministro da Defesa, uai. Em 2 entrevistas afirmou e reafirmou: NÃO HOUVE GOLPE...O que houve foi PURO VANDALISMO por parte de alguns. Golpe é Golpe. Vandalismo é Vandalismo. Se tio MÚCIO afirmou isso, sua Opinião foi ratificada pelo ex-Presidente do Supremo, que afirmou: NÃO HOUVE GOLPE...O que houve foi ARRUAÇA. No Youtube tem o vÃdeo: STF não tem competência para julgar Arruaceiros do dia 8, diz Marco Aurélio de Mello. Golpe é Golpe. Arruaça é Arruaça. Como os manifestantes não tem Foro Privilegiado...os Processos sobre os supostos crimes deviam ter começado na Primeira Instância da Justiça Federal. O que elucidaria o que cada um fez, seriam AS IMAGENS do dia 8. Todos os Órgãos (Congresso Nacional, Supremo, Planalto, etc), tem um montão de câmeras. CADA AS IMAGENS? Advogados reclamaram pra burro que não tiveram acesso à s Imagens. GÓPI? Que GÓPI? Teve 1 idiota que derrubou um Relógio. Derrubar Relógio não é GOLPE...É VANDALISMO.
Pedro Mello | 14/04/2025 17:05:41
SE "Crezão" não fosse criminoso e baba ovo de fascista estaria vivo. Simples!!
Carlos Nunes | 14/04/2025 16:04:05
Pois é, tio NASI errou feio. O pessoal foi assistir o show e não pra ouvir abobrinhas polÃticas. Todos os cantores & artistas que misturam show com polÃtica, tão sendo desprezados pelo povo. Ninguém quer assistir isso. Até o filme do Oscar AINDA ESTOU AQUI tá perdendo audiência. Primeiro, porque 1964, Revolução, já tá esquecida, é passado...as novas gerações nem sequer sabem disso. Segundo, porque já foi superado por um outro Ato DESUMANO...A morte covarde do CLERISTON DA CUNHA, o CLEZÃO, que morreu porque não foi liberado pra tratamento médico, por um Ministro do Supremo, quando mais precisava. Como doença não espera liberação aparecer, CLEZÃO MORREU. Tentaram conseguir um Habeas Corpus pra liberar o CLEZÃO, mas um ministro não concedeu: alegou que o Regimento Interno do Supremo não permite que um Ministro derrube decisão de outro. Só podia libera-lo, que o prendeu. Habeas Corpus nenhum podia ser concedido. Que diabo de Democracia é essa, onde Regimento Interno do Supremo manda mais do que a própria Constituição. E o Direito Constitucional à Saúde do CLEZÃO? E seus Direitos Humanos? Derreteram? Se fosse concedido o bendito Habeas Corpus, HOJE CLEZÃO estaria vivinho da Silva. Esse crime contra o CLEZÃO não pode ficar Impune. O cadáver dele exige Justiça. Támos prestes a assistir passivos outro caso parecido com o do CLEZÃO. Do professor JAIME JUNKES, que tem CÂNCER DE PRÓSTATA em estágio avançado. Tio XANDÃO o prendeu e o mandou pro presÃdio. Tá prestes a dar-lhe 14 ou 17 anos de pena. Quem manda pra um presÃdio uma pessoa com CÂNCER em estágio avançado? Deveria manda-lo pra um Hospital do Câncer. PresÃdio não tem assistência adequada pra CÂNCER. O coitado do professor ficou num corredor da morte...pode morrer no presÃdio. É esse o professor, que tornaram PERIGOSÃSSIMO? Capaz de abalar a Democracia, o tal Estado de Direito, a República inteira? Fora com essa Narrativa Criativa, que só os idiotas acreditam ou fingem acreditar. Esse professor, assim como a Mulher do BATOM, são insignificantes pra dar qualquer Golpe. JAMAIS DARIAM. Essa é a realidade nua e crua. Já concorreram com a morte do CLEZÃO e agora o próximo será o professor JAIME JUNKES? Esse Golpe que não houve terá 2 mortos? Um já foi e o outro será o próximo?
A comunicação e a fisiognomia: da técnica à alma
Sábado, 03.05.2025 13h39
16.886 quilômetros
Sábado, 03.05.2025 13h02
Rombo astronômico
Sábado, 03.05.2025 12h59
Não é só um Paracetamol: O que você precisa saber antes de se automedicar?
Sexta-Feira, 02.05.2025 17h38
Consultoria energética: aliada indispensável do produtor
Sexta-Feira, 02.05.2025 17h30