Quinta-Feira, 12 de Junho de 2025, 16h08
GOLPE DO TESTE
Laboratório que analisava qualidade da água é interditado em Cuiabá
Local não tinha alvará sanitário e nem de funcionamento
Da Redação
A Polícia Civil, a Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Cuiabá interditaram, na manhã desta quinta-feira (12), um laboratório responsável por realizar a análise de amostras de água potável coletadas em Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Cuiabá. O laboratório, localizado no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, estava funcionando de forma irregular e não possuía alvará de localização, funcionamento ou sanitário.
No local, que tinha aparência de residência, os policiais civis e fiscais encontraram um trailer que seria utilizado para realizar análises móveis, além de um laboratório próprio e diversos objetos e substâncias que seriam empregados na análise de amostras de água potável coletadas em Estações de Tratamento de Água (ETAs) de uma empresa concessionária de serviço público, responsável pelo fornecimento de água à população. Segundo funcionários da empresa, o laboratório tem sede no Estado do Rio de Janeiro, com filiais em diversas cidades do país e até no exterior.
As amostras coletadas em Cuiabá estariam sendo encaminhadas para análise na sede da empresa. No entanto, durante a ação conjunta de fiscalização, foram encontrados insumos e meios de cultura com prazo de validade vencido, levantando a suspeita de que as análises estavam sendo realizadas no local interditado
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Rogério Ferreira, será instaurado procedimento investigatório para apurar os fatos e verificar se há indícios concretos de crimes contra a fé pública — por meio da falsificação de laudos —, e crime contra as relações de consumo, em razão do eventual fornecimento de produto impróprio ao consumo da população, ou se as irregularidades encontradas são apenas de natureza administrativa e cível.
Denúncias
Consumidores que se sentirem lesados ou que desejarem realizar denúncias podem comparecer à Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua General Otávio Neves, nº 69, bairro Duque de Caxias I, em Cuiabá. Também é possível enviar um e-mail para decon@pjc.mt.gov.br, fazer uma denúncia anônima pelo telefone 197 da Polícia Civil ou pela Delegacia Virtual, por meio do link: https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam.
Camilla | 12/06/2025 21:09:34
Aqui no Jardim Florianópolis a água fornecida pela águas Cuiabá, tá vindo podre,já reclamei várias vezes e não dão solução. Eles coletam a água fedendo esgoto e falam que está lÃmpida e incolor,purÃssimo. A água chega feder enxofre. Tô pensando até em fazer uma análise em láboratorio particular ,com ajuda de um advogado pra ver se eles conserta essa podridão. A água ñ serve nem pra tomar banho.
Marido chega bêbado em casa; leva surra da esposa e pede ajuda da PM
Sábado, 02.08.2025 15h02
Bandidos tiveram apoio de 2 moradores de MT para roubar banco
Sábado, 02.08.2025 14h50
Governador comemora prisão de assaltantes: "recado está dado"
Sábado, 02.08.2025 14h30
Vídeo flagra prisão de ladrões que assaltaram banco em MT; assista
Sábado, 02.08.2025 14h15
Homem tem crise de ciúmes e espanca esposa durante briga em MT
Sábado, 02.08.2025 13h38