Quinta-Feira, 20 de Agosto de 2020, 07h23
MAHYAS
Operação desbarata esquema de roubo de gado em MT; PM é alvo
Grupo causou prejuízo de mais de R$ 3 milhões às vítimas
Da Redação
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20.08), operação com objetivo de cumprir 53 ordens judiciais, contra uma organização criminosa envolvida em crimes de roubos, furtos e receptação de gado em propriedades rurais da região metropolitana e interior do estado.
A operação denominada “Mahyas” foi deflagrada para cumprimento de 24 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de busca e apreensão, sete sequestros de veículos e três suspensões de atividades comerciais em açougues que vendem carnes de animais de abatedouros clandestinos.
Os mandados referentes a crimes de organização criminosa, roubo majorado e furto qualificado são cumpridos nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Jangada, Barra do Bugres e Nova Mutum.
Entre os alvos está um policial militar da ativa e sendo o cumprimento da ordem judicial contra ele acompanhada pela Corregedoria da Polícia Militar.
As investigações da Derf Cuiabá iniciaram há aproximadamente um ano, devido a complexidade dos trabalhos na zona rural. De acordo com os levantamentos, a atuação da organização criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 3 milhões para as vítimas.
Para praticar os crimes, o grupo criminoso rendia os moradores e funcionários, os mantendo em cárcere privado até realizarem a subtração dos animais, deixando a propriedade somente após o gado ser desembarcado no local em que ficaria escondido.
Há crimes que os criminosos permaneceram mais de dois dias na propriedade, obrigando funcionários a preparar as refeições para eles. Em alguns casos, eles aproveitavam para subtrair tratores e equipamentos da propriedade.
As investigações contaram com apoio do Indea de Cuiabá, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, Delegacia de Diamantino. Delegacia de Chapada dos Guimarães e Diretoria de Inteligência.
Participam da operação policiais das Derf Cuiabá, Diretoria de Inteligência, Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia de Barra Do Bugres, Delegacia Regional de Nova Mutum, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), Delegacia Especializada do Adolescente de Várzea Grande (DEA-VG), 1ª, 2ª e 3ª Delegacia de Polícia, DEDMCI-VG, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA)>
A expressão Mahyas é uma das origens da palavra “Máfia”.
Raul Seixas da Silva | 20/08/2020 09:09:30
Essa reportagem está com suspeita duvidosa de de ser de origem verdadeira. Até então muito mal explicado o fato, q a única coisa q foi interessante pra eles foi citar somente o PM, e cadê o resto da quadrilha?...
Ares | 20/08/2020 09:09:11
Seria tão bom se todos entrassem em confronto com a GLORIOSA PC e todos tivessem o CPF CANCELADO infelizmente não aconteceu que esse vagabundo seja expurgado das fileiras da Gloriosa PMMT o mais rápido possÃvel e que não seja reintegrado pela justiça
MARIA TAQUARA | 20/08/2020 08:08:23
Deveria ter agravante de pena para quaisquer funcionários públicos que utilizam os cargos para cometer crimes, policiais, polÃticos, fiscais, professores, bombeiros, garis
Desembargador segue internado em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 21h35
Após tortura, jovem é executada e desovada em trilha em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 19h23
Família procura por homem desaparecido há três meses
Quarta-Feira, 23.07.2025 19h15
Homem morre em batida entre Gol e Creta em rodovia federal
Quarta-Feira, 23.07.2025 18h43
PC prende dois por executar homem por engano em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 18h09