Quinta-Feira, 28 de Setembro de 2023, 08h45
PELOS ARES
PF prende traficantes chiques e confisca carrões, joias e relógios luxuosos; veja vídeos
Mandados são cumpridos em 5 cidades de Mato Grosso e outros 3 estados
Da Redação
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28), a Operação Pelos Ares, com o objetivo reprimir o tráfico internacional de drogas, realizado primordialmente com a utilização de aeronaves na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A ação visa desarticular a associação voltada ao tráfico com a prisão dos principais líderes e a sua descapitalização através da apreensão de bens obtidos com os lucros da atividade criminosa e utilizados na lavagem de dinheiro.
Ao todo, 80 policiais cumprem nesta manhã 2 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão e ordem de sequestro de bens imóveis, móveis e valores, expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso, nas cidades de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Peixoto de Azevedo, Sorriso e Cuiabá, além de Curitiba (PR), Alvorada (RS) e Conceição das Alagoas (MG).
Na ação, também foram apreendidos veícuolos de luxo como uma BMW e um Mercedes Benz, além de dinheiro, joias e relógios de luxo.
Em Campo Novo do Parecis são cumpridos um mandado de prisão preventiva e três de buscas e apreensão. Em Tangará são cumpridos um de prisao e seis de busca e apreensão. Em Peixoto, é cumprido um mandado de busca e apreensão. Em Sorriso, são cumpridos três mandados de busca e apreensão. Em Cuiabá, são cumpridos quatro mandados de buscas e apreensão.
As investigações tiveram início com a apreensão de 431 Kg de cocaína no município de Denise, além de uma aeronave, armas, munições, entre outros objetos. A partir dos levantamentos realizados Polícia Federal, ficou constatado que a aeronave apreendida foi adquirida por um grupo de traficantes para trazer o entorpecente ao território nacional (na fronteira Brasil/Bolívia pelo estado do Mato Grosso) e posteriormente enviar o material ilícito para a região litorânea do país e depois ao exterior.
Durante as investigações ficaram evidenciadas vultuosas movimentações financeiras incompatíveis com a capacidade econômica declarada dos principais líderes do esquema criminoso, que se utilizam de laranjas no intuito de dar aparência lícita aos bens provenientes do tráfico de drogas. A Justiça autorizou, dentre as medidas, o sequestro de cerca de 40 milhões de reais dos investigados.
A Operação teve apoio da 22º CIAPM de Força Tática do 7º Comando Regional da PMMT e do Gefron/PMMT.
De acordo com a Polícia Federal, o aumento considerável nas contas e movimentações financeiras dos suspeitos chamou a atenção dos investigadores e levou à decretação de mandados de prisão preventiva contra o grupo. Eles apresentavam rendimentos incompatíveis com as vultuosas movimentações bancárias constatadas.
ENTENDA
O grupo criminoso alvo da operação desta quinta-feira está diretamente envolvido com aeronave apreendida em junho de 2018, que transportava 420 kg de cocaína proveniente da Bolívia. O avião foi interceptado após realizar um pouso em uma pista clandestina localizada em Denise, cidade situada a 208 km de Cuiabá.
De acordo com as informações, o piloto pretendia abastecer aeronave nesse local antes de seguir viagem com a droga em direção ao Porto de Santos (SP). O destino final seria a Europa. A apreensão foi realizada pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), em uma ação conjunta com o setor de inteligência da Polícia Federal, após o recebimento de uma denúncia anônima. Durante a operação, ocorreu uma troca de tiros, resultando na morte de Elton John Moraes Ramos, 34 anos, suspeito de dar suporte ao tráfico.
Segundo do Gefron divulgadas na época, Elton John era suspeito de fornecer apoio logístico ao tráfico de drogas.
Moraes | 28/09/2023 11:11:19
Eu sou o maior corno o maior chifrudo covarde que já pisou na terra e toda mulher que consegui arrumar polÃcia que comeu, elas até choram numa PICANHA NERVUDA VEIUDA
Empresária avisou que mataria advogado: "não vai gastar o que tomou de mim"
Segunda-Feira, 21.07.2025 22h03
Idoso capota carro e morre em cidade de MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 21h10
Justiça decreta preventiva de assassino da esposa a facadas em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 21h10
Faccionado foragido é preso pela PC em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 21h09
Justiça mantém tesoureiro do CV isolado na PCE
Segunda-Feira, 21.07.2025 21h08