Política

Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025, 22h35

PERCENT

85% dos advogados querem voto direto para desembargador em MT

Conselho ainda não definiu regras para definir lista sêxtupla

Da Redação

 

Pesquisa realizada pelo Instituto Percent, em parceria com FOLHAMAX, revela que 85,2% dos advogados de Mato Grosso querem a implementação do voto direto para a eleição da lista sêxtupla de desembargador para quinto constitucional no Tribunal de Justiça. A vaga está aberta desde o dia 12 de junho com a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos de idade.

De acordo com o levantamento, somente 12,3% dos advogados defendem o modelo de escolha como é hoje em que 51 conselheiros estaduais titulares e diretoria votam na lista. A entidade forma uma lista sêxtupla com três homens e três mulheres, que é submetida ao Tribunal de Justiça para definir três e ao governador Mauro Mendes (União), que dá a palavra final. 

A pesquisa ainda mostra que 90,7% dos advogados conhecem o modelo de indicação do advogado que vai ocupar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça. Já 9,3% alegam que não.

Os números ainda mostram que 86% dos profissionais gostariam de participar da decisão para escolher o novo desembargador. Já 12% alegam que não e 2% não responderam.

A diretoria da OAB-MT ainda não definiu as regras da eleição da lista sêxtupla. O Conselho da entidade irá se reunir para definir as regras do edital que pode fazer com que 20 mil candidatos escolham os seis nomes.

A eleição direta é uma realidade em vários estados, como por exemplo, Santa Catarina. Hoje, são cerca de 15 candidatos declarados ao quinto.

Entre os homens, os nomes que mais despontam são dos advogados Ricardo Almeida, Sebastião Monteiro, Jackson Coutinho, Dalto Passare, Helmute Daltro e Pio da Silva. Já entre as mulheres, as mais bem cotadas são Michele Zangarini, Angeliza Segura e Juliana Zanfino.

GESTÃO

A Percent também avaliou a gestão da atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, que está no segundo mandato. Ela tem 56,7% de aprovação e reprovação de 23%, sendo que 20,3% não se manifestaram. 

A pesquisa foi realizada com 400 entrevistas entre os dias 01 e 03 de julho. A margem de erro de 4,83%.

quinto-percent5.JPG

quinto-percent4.JPG

quinto-percent2.JPG

quinto-percent3.JPG

quinto-percent.JPG

Comentários (5)

  • EDILSON |  04/07/2025 11:11:26

    SE FOSSE UM PAÃS DE PLENA DEMOCRACIA, TODOS OS CONSELHOS E ENTIDADES FEDERAIS E DE CLASSES REPRESENTATIVAS DEVERIAM SER ELEITOS DOIRETAMENTE PELOS QUE CONTRIBUIEM FINANCEIRAMENTE PARA A MANUTENÇÃO DO ÓRGÃO.OU INSTITUIÇÃO, INCLUSIVE PARA INDICAÇÕES POLÃTICAS, COMO É O CASO EM COMENTO.

  • Carlos |  04/07/2025 08:08:55

    Os financiadores da campanha não vão deixar, já está tudo decidido e ainda existem trouxas pedindo voto para conselheiro. Anote aí os nomes que vão compor a lista: Dauto Passare, Ricardo Almeida, Helmut , Juliana Zafino, Micheli Dorileo e Angeliza Segura.

  • Cidadao |  04/07/2025 06:06:51

    A nossa justi$$@ é enojante, todos querem uma forma de encontrar seus resultados pelos desembargadore$$..que nojo

  • Luis Santi |  04/07/2025 04:04:14

    Todo mundo querendo abrir caminhos nos tribunais. Cada um querendo um quinhão. Ninguém quer concurso nacional. A vergonha se institucionalizou.

  • Jorge  |  03/07/2025 23:11:44

    Pior gestão de todos os tempos , não tem como ter 56% de aprovação.

Confira também: Veja Todas