A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, deputado Chico Guarnieri (PRD), esteve na última sexta-feira (18) no município de Campo Novo do Parecis para conhecer o projeto “Caminho das Nascentes”.
Na oportunidade, foram vistoriados e documentados os potenciais turísticos e econômicos da região, com foco no ecoturismo, no turismo cultural e no turismo indígena como eixos estratégicos para o desenvolvimento local.
Entre os locais visitados, estão a aldeia indígena Wazare, a cachoeira Salto da Mulher, o balneário Chapada Azul, as Quatro Cachoeiras e o balneário Rio Verde. Na avaliação de Chico Guarnieri, o município de Campo Novo do Parecis precisa de mais investimentos no setor turístico.
“Estamos aqui para visitar, compreender as necessidades da região e discutir o orçamento junto governo do estado. Nós queremos deixar incluído no orçamento que será aprovado pela Assembleia Legislativa as necessidades de Campo Novo do Parecis e de toda essa região, que tem ajudado muito o nosso estado”, afirmou o deputado.
O município de Campo Novo do Parecis está localizado no médio-norte mato-grossense, na região do Chapadão do Parecis, e possui extensão territorial de 9.434,360 Km².“Campo Novo do Parecis não poderia ficar de fora. O município é referência nacional na produção agrícola, tem um potencial muito grande e precisa de investimentos em infraestrutura por parte do estado para acompanhar a evolução que tem o município. Sabemos que Campo Novo representa muito para Mato Grosso e para o Brasil e nós vamos levar para o governo do estado e para a Assembleia Legislativa as reais demandas da região”, disse Guarnieri.
Entre os principais atrativos turísticos do município, estão os balneários do Hawaii e do Rio Verde, além das cachoeiras Salto Utiariti, Salto da Mulher e Salto Belo. “Mato Grosso precisa dar esse respaldo a Campo Novo do Parecis, porque é um município que vai crescer muito ainda, principalmente com o potencial turístico, gerando emprego e renda. Por isso, precisamos investir em infraestrutura que facilite o acesso aos pontos de visitação”, apontou o parlamentar.
O prefeito de Campo Novo do Parecis, Edilson Piaia, cobrou a destinação de recursos para o munícipio para execução de obras e melhorias à população.“A visita do deputado Chico Guarnieri aos prontos turísticos do município foi muito importante. Ele conheceu de perto os problemas e as necessidades da região. Temos um potencial muito grande na questão do turismo e precisamos, cada vez mais, fomentar este setor. Há diversas demandas que precisam ser levadas para a Assembleia Legislativa, referentes a vários setores, a saúde e infraestrutura e a pavimentação de ruas e estradas”, revelou o prefeito.
Desmembrado do município de Diamantino, por meio Lei nº. 5.315, de 4 de julho de 1988, Campo Novo do Parecis possui atualmente 46 mil habitantes. A economia local é baseada na agropecuária, seguida pelos setores de serviços, indústria e turismo.
“Possuímos muitos atrativos turísticos em Campo Novo, muitos lugares bonitos para serem conhecidos, explorados e divulgados. Estamos melhorando a divulgação dos principais locais, mas a demanda ainda é grande e necessita de mais investimentos, principalmente em infraestrutura. O acesso por veículos, por exemplo, ainda é um pouco precário. Em época de chuva, a estrada fica muito ruim e a solução seria o asfalto para a população”, cobrou o empresário do ramo turístico, Anderson Zílio.
O coordenador de turismo da aldeia Salto Belo, Cleiton Terena, também aproveitou a visita do deputado Chico Guarnieri para pedir melhorias na segurança dos pontos turísticos do município.“Primeiramente, a gente preza muito pela segurança. O turista tem que chegar aqui, fazer o passeio e sentir essa energia, que é diferente, mas tem que ter a segurança necessária, fazer todo o passeio e voltar para casa em segurança. O primeiro passo é a logística, a estrada, desde onde o turista sai, até o momento que ele chega aqui, com placas educativas e mostrando todo tipo de informação sobre o local”, cobrou.
Além da segurança, Terena reforçou a instalação de um ponto de apoio para os turistas. “Vários locais necessitam de melhorias estruturais, como as cabeceiras das cachoeiras, que precisam de mais condições para que os turistas possam ter segurança, porque o local é um precipício. Outro detalhe é o problema com as estradas. Na seca, tem muita poeira; e no período de chuva, ficam intransitáveis”, afirmou.
Após vistoriar diversos atrativos da região e ouvir a classe empresarial turística, a equipe técnica da comissão vai elaborar um documento e encaminhar ao governo do estado pedindo providências para resolução das demandas apontadas.