Política

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2025, 15h36

ALENCASTRO

Abilio alfineta Emanuel em troca na Educação: "não é operação"

Ex-gestora comandará escola de formação de servidores

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), comparou a troca na Secretaria de Educação da capital à derrota do Brasil para a Argentina. Isso porque, na visão do gestor, a agora ex-secretária Evanilda Solange Dias, sai em um bom momento, diferentemente do ex-técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, que foi demitido após perder de 4x1 para os argentinos. 

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (02), Abilio afirmou que a ex-secretária deixa um legado positivo para seu sucessor, Amauri Monge, após sua passagem pela pasta que durou 92 dias. Brunini elogiou os resultados alcançados por Solange e reforçou que sua saída não tem relação com investigações policiais, aludindo às mais de 20 operações que ocorreram em Cuiabá durante os oito anos de mandato do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). “Não foi operação da polícia também”, declarou.

Brunini destacou que Solange possui em seu currículo um papel essencial na capacitação de servidores e na organização de atividades de formação e é isso que será exercido em seu novo cargo na Escola de Formação de Servidores. “Ela é especialista em formação do servidor e ajudou a estruturar a área. Agora, com um bom começo, ela parte para novos desafios”, afirmou.

Com bom humor, o prefeito também brincou sobre a permanência de Solange na gestão, dizendo que inicialmente ela planejava ficar apenas 90 dias, e depois retornaria para Fortaleza, no Ceará, onde trabalhava anteriormente, mas acabou sendo "convencida". “No plano dela, ela disse: 'eu vou te ajudar nesse início de gestão'. Mas aí, ela comeu cabeça de pacu e ficou”, disse, arrancando risos dos presentes.

EXONERAÇÃO - A Secretaria Municipal de Educação, desde o início da gestão de Abílio Brunini, em janeiro, foi um dos principais alvos de críticas tanto da oposição do prefeito, como até mesmo de nomes da base do chefe do Palácio Paiaguás. Por conta da crise vivida na pasta, o reinício das aulas chegou a ser atrasado em uma semana, em fevereiro.

Evanilda Solange Dias, que morava em Fortaleza (CE), foi anunciada por Abílio em dezembro, ocasião em que o prefeito ressaltou que a professora tinha em seu currículo 34 anos de atuação na ducação mato-grossense como servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), sendo graduada em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e especialista em Ensino da Educação Superior, tendo experiência na gestão e na Formação de Profissionais da Educação.

Comentários (9)

  • Mauro |  02/04/2025 21:09:18

    Já começou as baixas, e segundo as más línguas vem mais demissões por aíiiii.

  • Cuiabano |  02/04/2025 19:07:56

    Claro q não é operação, é atestado de incompetência mesmo. O pior de tudo é jogar ao vento falta de informação quando sua equipe nem foi atrás pra saber de nada, assim foi em várias secretarias, parece caso pensado

  • Cuiabano  |  02/04/2025 18:06:57

    O mané paletó passou 8 anos só na maracutaia, vamos ver o abilio, pois tem leis que proíbe asfalto de ruim em Cuiabá, Jardim Paulista Av jose Fragelli jd paulista água jorrando na avenida remenda os buracos 2 dias já estoura tudo ninguém resolve??

  • celso |  02/04/2025 18:06:54

    Pivetta acaba de adquirir um cachorrinho evangélico e sem pelos....junto junto senta senta ...Pivetta ja comprou adestrado.

  • aloisio |  02/04/2025 18:06:40

    A educação também virou um território de disputa, nessa era de guerra cultural. Mil e uma desculpas vai surgir, mas não convence. Nessa guerra, são vitimas D. Solange e a educação. Pior que isso é a conivência com esse estado de coisa. Entre a moral que pregam e a realidade, há um a.bis.mo!

  • Santiago Gomes |  02/04/2025 18:06:35

    Kkk.....faz parte do discurso para esconder a incompetência da secretaria e do próprio Prefeitos q a indicou.....e sabemos q tem mais por vir......kkkkk........saúde.......cultura....esporte .. Social...secretaria e adjunta todos mal preparados para o cargo.... A única secretaria q está em boas mãos e onde Bussiki....está o

  • Silêncio  |  02/04/2025 16:04:31

    Não é operação(perseguição do governador). É incompetência mesmo!!!!!!

  • Martinez |  02/04/2025 16:04:26

    Tudo bem não é operação mais é habite de emprego indicação o que vc Abílio pregava tanto que não era correto esse que vc colocou aí é apadrinhado do piveta já começou me indica aí kkk

  • Indigninadissimo  |  02/04/2025 15:03:24

    Não é operação é incapacidade mesmo, infelizmente o prefeito Tik Tok ainda não conseguiu se alinhar com seus secretários, enquanto isso a cidade está na mesma situação que estava com o paletó.Um buraco só

Confira também: Veja Todas