Terça-Feira, 02 de Abril de 2019, 18h35
CRISE FINANCEIRA
AL deve destinar recursos para pagar salários da Santa Casa
Da Redação
Após mais uma rodada de discussões sobre a crítica situação da Santa Casa de Misericórdia, que suspendeu os atendimentos por falta de condições financeiras, a Assembleia Legislativa poderá devolver recursos ao governo do estado e repassá-los à instituição filantrópica. A proposta foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), na noite da última segunda-feira, durante reunião no Palácio Paiaguás e será amplamente debatida com os deputados.
Botelho explicou que essa medida precisa ser tomada com urgência para ajudar a entidade, especialmente, os funcionários que estão a meses sem receber salários. Também cobrou um planejamento para fortalecer o gerenciamento da unidade hospitalar.
“Discutimos o que precisa ser feito. Temos um caminho que é a Santa Casa fazer mudanças no seu Estatuto e apresentar um plano de recuperação, para que possamos estudar a forma de como o governo e a prefeitura poderão ajudar a resolver a situação. Mas, também temos a questão emergencial dos funcionários que estão há muito tempo com salários atrasados. Por isso, fiz a proposta de usar recursos da Assembleia, para a instituição conseguir pagar os funcionários que estão sofrendo, passando necessidades. Vamos atuar em cima disso que é mais emergencial”, garantiu Botelho.
Além do governador Mauro Mendes, a reunião contou também com as presenças dos gestores da Santa Casa, representantes do Ministério Público, deputados estaduais e vereadores, no Palácio Paiaguás, onde foram discutidas soluções para retomada de atendimentos na entidade e pagamento de salário dos funcionários.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reforçou o compromisso de contribuir para a reabertura da unidade de saúde o mais breve possível. “É uma instituição importante para a saúde pública, temos que nos unir porque o município sozinho não dá conta. Estamos todos preocupados e prontos para fazer cada um a sua parte, para reabrir e colocá-la em pleno funcionamento”, disse, ao cobrar o plano emergencial da entidade.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou a importância de a diretoria da Santa Casa divulgar os dados relativos aos déficits da instituição para viabilizar recursos públicos.
“Ficou claro que, para se buscar uma solução em definitivo para a Santa Casa de Cuiabá, que é uma entidade privada, há a necessidade de que ela abra todas as informações necessárias para que o Governo do Estado, a Prefeitura e o Ministério da Saúde tenham conhecimento profundo da situação”, disse o secretário de Saúde.
Luiz | 02/04/2019 22:10:32
É salutar atitude por parte da assembleia, mas lembrando que que não é só a Santa casa que precisa da intervenção dos senhores deputados, e da sociedade, mas todos o sistema SUS. Se nada for feito, o sistema vai entrar em colapso, se medidas não forem tomadas com precisão e urgênte, entre elas um pacto pela Saúde, a revisão com urgência da tabela paga pelo SUS, definição por parte do governo do estado qual o modelo de polÃticas públicas de saúde a ser implantado, se municipalista, estadulista ou federativa, fiscalização mas eficaz por partes dos senhores deputados, vereadores e órgão de controle que deixa correr solto a gestão eneficaz do governo e das instituições, que só vão agir quando o problema já se tornou insucestavel que é o caso em questão, o mas importante de tudo isso é colocarem gestores competentes na direção das secretárias de saúde, mas todos esse esse embrolho na saúde tem seus patrocinadores a gestão estadual e municipal que a anos não faz os devidos repasses para as instituições, é lamentável o estado que se encontra a Santa casa, quê já prestou relevantes serviços a sociedade principalmente as carentes ela já salvou e trousse muitas vidas, e hoje é ela que precisa ser salva. É só piada
ana | 02/04/2019 20:08:42
esse dinheiro é do contribuinte e não da AL
J.José | 02/04/2019 18:06:26
Não existe almoço de graça, aà tem, lembram das ambulâncias? pois é...
CPI vê "negócio da China" para empresa que vai lucrar R$ 510 milhões em Cuiabá
Segunda-Feira, 07.07.2025 22h38
Prefeito fecha autarquia e é hostilizado por funcionários: "covarde"
Segunda-Feira, 07.07.2025 22h01
EP elogia ida de vereadora para oposição a Abilio: "admiração"
Segunda-Feira, 07.07.2025 20h39
TCE investiga "maquiagem" em contrato de R$ 2,3 milhões em VG
Segunda-Feira, 07.07.2025 19h45
Justiça condena prefeito e vice por usar servidores em campanha
Segunda-Feira, 07.07.2025 19h31