Política

Sábado, 13 de Janeiro de 2018, 17h40

CASA DOS HORRORES

Câmara nega ter "legalizado fantasmas" e diz que servidores baterão ponto

Legislativo aponta que assessores externos são responsáveis por indicar mais de 10 mil serviços a população

LEONARDO HEITOR

Da Redação

 

A Câmara Municipal de Cuiabá respondeu em nota as críticas sofridas após a criação dos cargos de “assessor parlamentar externo”. O presidente da Casa, vereador Justino Malheiros, nomeou 18 assessores parlamentares externos. Contratados com salários de até R$ 3,5 mil, os assessores externos são os primeiros dos quase 300 funcionários que deverão ser contratados nesta modalidade.

Segundo a nota publicada pela Câmara, os assessores terão que bater ponto. Nos corredores da Câmara, a criação dos cargos passou a ser chamada, informalmente, de “servidores fantasmas legalizados”.

“O assessor parlamentar externo não irá se eximir em registrar os seus pontos de frequência diariamente, em horário de expediente, na Câmara Municipal de Cuiabá, ação que já ocorre a outros cargos”, diz a nota.

Em tese, os assessores externos serão responsáveis por indicar e recolher sugestões, informações ou reclamações sobre questões relativas ao município, desde necessidades de infraestrutura, como construção de pontes, pavimentação de ruas e sinalização de vias, até mesmo a indicação de novas escolas e postos de saúde, nos bairros.

“Em 2017 foram apresentadas mais de 10.500 indicações de serviços. Essas indicações são realizadas pelo assessor parlamentar externo, que traz ao vereador informações sobre as necessidades de cada bairro”, afirma a nota.

O texto também explica que a função já existia, e que mudou de nome após a reforma dos cargos, feito pela Câmara. “Agora, os comissionados que vão atuar nessa função apenas tiveram o nome do cargo alterado para assessor parlamentar externo, mas continuarão desenvolvendo atividades internas e externas aos gabinetes dos 25 vereadores”.

Íntegra da nota da Câmara de Cuiabá:

Em relação às nomeações para o cargo de Assessor Parlamentar Externo, regulamentadas por meio da Lei Complementar nº 446 de 28 de dezembro de 2017 e já sancionada, é necessário esclarecer à sociedade:

1 -  O assessor parlamentar externo tem como função principal ir às comunidades, aos bairros e aos distritos saber das demandas da sociedade  . Antes da reforma dos cargos feita pela Câmara Municipal de Cuiabá, a função já existia, eram os Assessores Parlamentares. Agora, os comissionados que vão atuar nessa função apenas tiveram o nome do cargo alterado para assessor parlamentar externo, mas continuarão desenvolvendo atividades internas e externas aos gabinetes dos 25 vereadores. 

2- O assessor parlamentar externo não irá se eximir em registrar os seus pontos de frequência diariamente , em horário de expediente, na Câmara Municipal de Cuiabá, ação que já ocorre a outros cargos.

3-  A Mesa Diretora reforça que em 1 ano de gestão os cargos da Câmara Municipal tiveram redução em aproximadamente 45 % . Em 2016, existiam 788 cargos e, após a nova lei ser sancionada, a Casa reduziu os comissionados para até 439, distribuídos entre os gabinetes e o administrativo da Casa de Leis. 

4-  Em 2017 foram apresentadas mais de 10.500 indicações de serviços. Essas indicações são realizadas pelo assessor parlamentar externo , que traz ao vereador informações sobre as necessidades de cada bairro. Ano passado foram realizadas 50 audiências públicas, quatro Audiências Itinerantes (Movimento realizados nos bairros), 83 sessões ordinárias, foram votados mais de 600 Projetos de Lei e apresentados mais de 380 requerimentos. 

5 - Vale ressaltar que essas ações aconteceram em conjunto com os parlamentares e o quadro de funcionários, tanto os contratados quanto os efetivos. Além disso, cada vereador realizou atividades especificas como:  Gabinetes Itinerantes nos bairros, visitas às comunidades, entrega de indicações e ofícios cobrando providências do Poder Executivo e se tornam ações concretas, como pavimentação, limpeza e iluminação pública, melhorias na infraestrutura da cidade, entre outras. 

6- Cuiabá subdivide-se em quatro regionais que agregam mais de 400 bairros e localidades , informação do  IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população estimada é de 856.706 habitantes em nossa capital.  Os assessores externos são os olhos e ouvidos dos vereadores, pois estão em constante contato com as comunidades  e possuem plenas condições para levar as demandas aos vereadores, que por sua vez cobram ações da Prefeitura de Cuiabá.

7 -  A Câmara Municipal refuta veementemente a acusação disseminada, de forma indiscriminada, de que existem funcionários fantasmas na Casa. A Câmara zela ainda pela imagem dos funcionários, pais e mães de família que se dedicam na prestação de serviço à população e a esta Casa de Leis .  

MESA DIRETORA

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

VEJA MAIS

 

Comentários (25)

  • ecologica |  15/01/2018 08:08:04

    Corja de vagabundos e malandros

  • Pedrinho  |  15/01/2018 07:07:17

    Desafio aos vereadores que mostrem sequer uma lei que beneficiou a população nesta legislatura... Todos os dias é só notícias de sacanagem,brigas por poder,vaidades e mais nada....

  • Juca de Cuiabá  |  14/01/2018 20:08:03

    SÓ VAGABUNDOS E SAFADOS.......

  • Cassandra |  14/01/2018 16:04:14

    Coronelismo enxada e voto de Vítor Nunes Leal da república velha, continua se repetindo no serviço público, num espetáculo degradante da figura o cabo eleitoral através dos cargos comissionados, com artifícios da Verba Indenizatória, gasta indiscriminadamente sem comprovação previa no portal de transparência (não se adequaram ao Ato da Câmara Federal 43/2009 (Michel Temer), ferindo o princípio democrático do equilíbrio econômico eleitoral. Onde está o MPEleitiral, TJE?

  • Luiz |  14/01/2018 11:11:40

    Nunca vi tanta conversa fiada sobre inventar um nome pra esse cargo. Deveria ser logo: pendurado. Esse é o nome certo de todos os comissionados. Todos pendurados.

  • mayara |  14/01/2018 10:10:44

    Só quem não conhece o presidente da caqa prá engolir mais essa. Afinal, filho de peixe é peixinho nè?

  • germana |  14/01/2018 10:10:24

    O MP tem que começar a trabalhar, conheço so o Gerson que ta trabalhando o resto são apoiadores de corruptos. precisa fazer um limpa na camara e um limpa no social do municipio porque a equipe do Zé candidato a deputado federal tem todo apoio do wiltinho que junto com a marcelinha ta fazendo tanto enrolaço que nem TCE descobre. Abre o olho primeira dama.

  • Marinaldo  |  14/01/2018 08:08:42

    Olha só povo de Cuiabá esses caras de pau nas próximas eleições Marque bem à cara deles nós vamos um boi cote não vamos votar nesses malas

  • Gomes |  14/01/2018 08:08:38

    Esses vereadores vagabundos e imorais não criam vergonha nessa cara mesmo. Contratar assessores fantasmas pra fazer o serviço que deveria ser desses vereadores imundos. Então, assessores fantasmas + vereadores inúteis = nada ( porra nenhuma). Aindam acham que prestam algum tipo de servico. Vão pro inferno seus vagabundos inúteis.

  • Gomes |  14/01/2018 08:08:31

    Esses vereadores vagabundos e imorais não criam vergonha nessa cara mesmo. Contratar assessores fantasmas pra fazer o serviço que deveria ser desses vereadores imundos. Então, assessores fantasmas + vereadores inúteis = nada ( porra nenhuma). Aindam acham que prestam algum tipo de servico. Vão pro inferno seus vagabundos inúteis.

  • Aquino |  14/01/2018 07:07:07

    Reflitamos o quanto do nosso dinheiro arrecadado por meio de impostos é direcionado para bancar essa reunião de indivíduos de má índole ou de má fama; malta, bando. Os "resultados" produzidos por esses indivíduos não vale nunca a quantia do nosso dinheiro que eles gastam. Aliás é possibilidade, a chance de ganharem altas quantias do nosso dinheiro que atraem essa pessoas. A única forma de selecionar políticos bem intencionados e devotados à sociedade é tirando a oportunidade de enriquecerem na política. Por que querem ser vereadores (neste caso específico)? Vocês acham que é por pura abnegação ou boa intenção em ajudar à sociedade? As pessoas querem essa atividade simplesmente porque é lucrativa, dá pouco trabalho, tem brechas para malandragem, tem chances de ganharem propinas, não exige anos de estudos e preparo técnico para exercê-la. Alguns desses indivíduos são semianalfabetos ou analfabetos funcionais e tem têm a remuneração muito maior do que pessoas com décadas de escolaridade. São aproveitadores, oportunistas, todos com um quê de enganadores do povo, mentalidade de estelionatários. Concordo com a iniciativa de reduzir a remuneração dessa cambada de forma drástica. Pressão social neles já, agora, forte, intensa, perene!

  • edy marcos |  14/01/2018 06:06:23

    Os bandidos da plebe rude deviam fazer um curso com os pessoal da câmara...negue mesmo que haja flagrante, mantenha sempre a 1ª versão, não fale nada, não faça acordo de inicio...

  • edy marcos |  14/01/2018 06:06:13

    Quando a plebe rude rouba 10 mil a sociedade, o estado, a midia manda para o cadafalso, para execução, escracha. Mas quando é os bem relacionados, de posse, os dos poderes e mesmo o roubo desses ser causadores dos piores índices de violência, outro que o criminoso da plebe rude 90 % é por falta de oportunidade, de educação. Quem que está nos presidios brasileiros? Preto, pobre e analfabeto.

  • Arrombado  |  13/01/2018 22:10:59

    Parabéns Presidente, continue fudendo o cú do povo, o povo adora dar o cuzao para Político.

  • Xomano do Dom Aquino |  13/01/2018 21:09:26

    A população tem a chance de mudar. Só não eleger nenhum dos parlamentares na próxima eleição. Eles fazem isso pq já estão percebendo que não haverá a mamata na próxima eleição. Eleger novos parlamentares, a população não deve aceitar agrados pontuais de candidatos em época de eleição porque o compromisso dele com a população acabada no momento em que aceita o agrado e não tem que reclamar.

  • Gilmar |  13/01/2018 20:08:12

    Bater ponto para não fazer nada!! Alo ministério público salva nosso dinheiro .

  • João  |  13/01/2018 20:08:00

    Tá certo! Assinar folha de ponto uma vez no mês como se fosse durante o mês inteiro é bater ponto?

  • Paulo de almeida |  13/01/2018 19:07:53

    Bater ponto isso é insignificante. Quero saber se vão trabalhar?

  • EC |  13/01/2018 19:07:30

    Legislativo aponta que assessores externos são responsáveis por indicar mais de 10 mil serviços a população. 🤔🤔🤔🤔 Affff!!! 10 mil? É chamar o povo de trouxa...

  • alexandre |  13/01/2018 19:07:13

    Já ouviu falar de e mail, internet e presidente de bairro ? Pra que assessor externo, que não bate ponto e não trabalha ? 3,5 mil pra repassar pro dono do cargo ? O MPE tem que fechar a câmara dos vereadores e a política Federal fazer uma visita.

  • Paulo de almeidaPp |  13/01/2018 19:07:06

    Os vereadores dessa gestão e a pior que a Câmara já teve. De todas as gestões. Era chamada de Câmara dos horrores hj pode ser chamada de Câmara dos larápios do erário público.

  • Claudio |  13/01/2018 19:07:05

    é um bando de safado isso sim. Utilizando dinheiro público para fazer cabo eleitoral e política foram do período eleitoral. Cadê o Ministério Público para pedir a ilegalidade desse cargo??

  • Voto nulo |  13/01/2018 18:06:39

    Kkkkkkkkkkk Nem vcs vereadores batem ponto ou seja não trabalham....e vai continuar assim até o dia em que o eleitor aprender a votar e o MP continuar aceitando....

  • Joaquim |  13/01/2018 17:05:38

    Qdo a gnt pensa que já viu todas as imoralidades e perversidades contra o povo, a CASA DOS HORRORES inova em suas práticas. Parabéns bando de inúteis

  • Joaquim |  13/01/2018 17:05:12

    Qdo a gnt pensa que já viu todas as imoralidades e perversidades contra o povo, a CASA DOS HORRORES inova em suas práticas. Parabéns bando de inúteis

Confira também: Veja Todas