Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2024, 11h24
Com relatoria de Buzetti, Senado aprova PL que amplia Codevasf para a bacia do Rio Taquari
Da Redação
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta terça-feira (12) o projeto de lei que estende a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a bacia do Rio Taquari, localizada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto (PL 4.793/2020), de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), recebeu parecer favorável da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e agora segue para a Câmara dos Deputados.
A proposta altera a Lei nº 6.088/1974, que criou a Codevasf, ampliando a área de atuação da companhia para incluir o Rio Taquari. A Codevasf, criada inicialmente para atuar no vale do Rio São Francisco, realiza projetos de proteção ambiental, desenvolvimento econômico e promoção da qualidade de vida nas comunidades locais, e agora poderá estender esse suporte à bacia do Rio Taquari, que integra a Bacia do Alto Paraguai.
Para a senadora Margareth Buzetti, a expansão é crucial para a preservação de um "bioma único, que tem uma interdependência sinérgica entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul". Ela ressaltou os graves problemas ambientais enfrentados pela bacia do Rio Taquari, como o assoreamento, que afeta a navegabilidade e a biodiversidade do rio, além de impactar diretamente as comunidades ribeirinhas. “A inclusão da bacia na área de atuação da Codevasf é fundamental para que possamos implementar ações de revitalização e proteger o Pantanal, que é um bioma único e sofre impactos cinérgicos nos dois estados”, afirmou a senadora.
A Bacia Hidrográfica do Rio Taquari ocupa uma área de 79 mil km², com 35,1% no planalto e 64,9% na planície pantaneira. A ocupação humana trouxe desenvolvimento econômico à região, mas resultou também no acúmulo de sedimentos nos leitos dos rios e na planície, comprometendo a qualidade ambiental e a navegação.
A inclusão do Rio Taquari no escopo da Codevasf ampliará a presença da companhia para 23 bacias e 14 estados, além do Distrito Federal, e permitirá ações de revitalização e desenvolvimento sustentável. Para a senadora Soraya Thronicke, o projeto abre portas para o "uso racional dos recursos naturais" e para intervenções que busquem o equilíbrio ambiental e econômico na região.
Prefeito "lança" vereadora ao cargo de deputada em Cuiabá
Domingo, 11.05.2025 10h20
PF pede mais prazo ao STF para investigar esquema com lobista de MT
Sábado, 10.05.2025 17h01
Deputado de MT aposta em recuo de Lula e crê em 3ª via
Sábado, 10.05.2025 16h28
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57