Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 11h41
MONITORAMENTO
Comissão discute ações de segurança com secretárias
Da Redação
Reunir forças focando na melhora e evolução da segurança pública do município de Cuiabá é o objetivo maior da Comissão de Segurança Pública. A reunião desta quinta-feira (15) foi uma amostra da luta por este objetivo.
O presidente da Comissão, vereador T.Coronel Dias (Cidadania), e o vice-presidente, vereador Rafael Rannalli (PL), receberam as secretárias de Ordem Pública, delegada Juliana Chiquito Palhares, e de Segurança Pública, Coronel PM Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, para discutir as ações de cada pasta executadas nos cinco primeiros meses de atuação e como serão essenciais na construção dessa pauta tão sensível na capital mato-grossense. A Comissão contou com a participação do vereador recém-empossado Rafael Yonekubo (PL), que acompanhou os trabalhos das comissões na Casa de Leis.
Entre os assuntos, o sistema de videomonitoramento foi amplamente pautado, considerando que a ação pode auxiliar ambas as pastas a agilizar as ações, além de outras situações pertinentes à segurança. O vereador presidente da Comissão possui um projeto de lei tramitando na Casa, que sugere integrar as câmeras de segurança do município para maior efetividade nas ações de segurança. A secretária Coronel Francyanne pontuou que atualmente 4000 câmeras estão disponíveis para a capital no âmbito do Programa Vigia Mais MT, e que quase 500 já foram instaladas
A discussão sobre a criação da Guarda Municipal também foi relevante. “É uma necessidade, um desejo muito grande para que Cuiabá tenha sua Guarda Municipal, que realize atribuições de policiamento ostensivo e traga maior sensação de segurança à população”, comentou a coronel.
A secretária Juliana Palhares destacou pontos importantes da reunião, que, segundo ela, foi bastante produtiva. “Falamos dos avanços alcançados, de como nossos processos ganharam mais celeridade com novas formas de incentivo e utilização do sistema, inclusive da tecnologia existente, e da necessidade de implantação de novas. Também sugerimos e aprovamos uma nova legislação que trará mais celeridade à notificação de terrenos urbanos, para que a Secretaria se comunique com o contribuinte eletronicamente, agilizando a comunicação”, pontuou a secretária.
A poluição sonora, que perturba a população na capital, também foi um ponto sensível discutido. “A poluição sonora tem sido um grande desafio, que não envolve somente a SORP, mas as forças de segurança como um todo, pois, dependendo da ocorrência, envolve mais de um tipo de crime.
”Inclusive, recebemos uma série de apontamentos e sugestões da Comissão, para estudarmos, visando melhores resultados para a nossa cidade”, comentou. Diante da variedade de discussões acerca do tema central da Comissão, para o presidente, esta reunião foi de grande valia e trouxe satisfação e um sentimento de que está no caminho certo.
“É um trabalho conjunto da Comissão com as Secretarias. Além de pessoas determinadas a ajudar a população dentro de suas atuais atribuições, somos parceiros de atuação em nossas atribuições de origem e conhecemos de perto as necessidades da nossa capital. O alinhamento do diálogo, da busca de ideias e melhorias na legislação acontece naturalmente, e a chance de bons resultados tende a ocorrer e ser a melhor possível. Estamos no começo de um grande caminho para reorganizar Cuiabá”, finalizou Dias.
aquiles | 16/05/2025 16:04:40
esse vereador fazendo arminha ai, ridÃculo isso, bolsoanrista
CGE aponta superfaturamento; empresas devolverão R$ 58 mi
Sábado, 17.05.2025 21h58
Gestão de Mauro chega a 19 mil escrituras urbanas no Estado
Sábado, 17.05.2025 21h57
Abilio anuncia fim de radares “caça-níqueis” e revela novo modelo
Sábado, 17.05.2025 19h30
Moretti quer viabilizar livro que conta história de redeiras de VG
Sábado, 17.05.2025 17h21
Prefeito de Campo Verde exalta investimentos de MT na cidade
Sábado, 17.05.2025 17h18