Política

Segunda-Feira, 02 de Janeiro de 2017, 19h00

OBRAS PÚBLICAS

"Cuiabá não é Casa da Mãe Joana", diz prefeito sobre controle de obras

Da Redação

 

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou nesta segunda-feira (02), os 13 primeiros decretos de sua gestão, que priorizam a humanização da prestação de serviços ao cidadão e o equilíbrio fiscal, mediante o combate ao desperdício dos recursos municipais e redução de despesas. Durante o anúncio das medidas, o gestor se comprometeu com a condução de Cuiabá rumo aos 300 anos.

Para evitar futuras complicações estruturais na capital, foram estabelecidas medidas disciplinares, que visam envolver a gestão pública integralmente em se tratando da realização de qualquer obra estadual ou federal na cidade, além de uma avaliação detalhada de conformidade dos contratos de concessão de saneamento à CAB Cuiabá e da PPP da Iluminação Pública de Cuiabá. A norma visa entender a construção jurídica e administrativa de ambas, sem qualquer avaliação pejorativa à gestão anterior.

“Nossa cidade não é a ‘casa da mãe Joana’, onde os serviços são constantemente falhos e obras aleatórias e sem qualquer planejamento conjunto são feitas, gerando transtornos contínuos e prolongados para a população. Assim como revisaremos os procedimentos feitos para a realização das construções das estruturas urbanas da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, avaliando tudo que foi feito e demandando os reparos da instituição responsável, vamos estabelecer um processo para toda e qualquer edificação pública em Cuiabá. É dever do município participar, acompanhar e fiscalizar, se aliando ao Estado para juntos zelarmos pelo patrimônio público e pelo uso e ocupação de solo adequados”, disse.

Para ampliar o alcance do transporte público municipal, Emanuel Pinheiro decretou a suspensão do processo de licitação, afirmando que a proposta é incluir novas modalidades de coletivo. “Este processo licitatório deve conter o VLT, o transporte alternativo, além do Projeto Buscar, criado pela administração Roberto França em que micro-ônibus adaptados levavam deficientes para consultas, fisioterapias, cirurgias, entre outros lugares. É papel nosso garantir essa ação social e vamos abraça-la novamente”, destacou.

Na área da saúde, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou um decreto que dispõe da instauração de auditoria das atividades do Pronto Socorro e do Hospital São Benedito. A análise prioriza compreender a forma de atuação das duas unidades, à medida que busca alternativas que reconduzam o sistema público de saúde do município.

"Não é uma crítica ao gestor passado, que deixa a Prefeitura com mudanças e contribuições positivas tão relevantes. Mas precisamos admitir que nossa saúde pública é desumana, lenta e sacrifica a vida do cidadão. Resultados de ultrassom demoram quase oito meses para chegarem ao paciente, o que é inconcebível. Temos 480 mil cuiabanos que precisam deste serviço e nós não estamos aptos para oferece-lo. Portanto, vou mergulhar na saúde municipal, pensando ao lado da secretária Elizeth Lúcia de Araújo em mudanças que englobam desde à estruturação do próprio organograma da saúde até algumas ações efetivas cruciais”, afirmou.

Ainda na área da saúde, o prefeito Emanuel Pinheiro estabeleceu a criação do Comitê de Ação Preventiva ao Mosquito Aedes Aegypti, que visa promover um grande mutirão de limpeza em Cuiabá no período das águas, garantindo operações antecipadas que combatam o mosquito causador da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O novo prefeito da capital explicou também como via preparar a cidade para comemorar os 300 anos. “Estamos pensando em uma Cuiabá para o futuro e muito mais que celebrar o marco datado de 08 de abril de 2019, desenvolveremos ações estrategicamente pensadas e planejadas para a construção de um amanhã promissor para nossa terra. Todos os nossos setores atuarão clinicamente com o foco em preparar a Capital para os anos vindouros, estando apta a cuidar de seu povo e garantir qualidade de vida em todos os âmbitos. Para que isso seja possível, firmamos dois decretos cruciais para este avanço, estabelecendo o Comitê de Eficiência de Gastos Públicos e o Comitê Cuiabá 300 Anos, que possivelmente se transformará em uma estrutura maior. O primeiro, de grande complexidade, tem o claro objetivo de garantir o bom custeio da máquina pública. Já o segundo, simboliza mais que nosso momento histórico-cultural, sendo direcionado para o preparativo às boas novas, com obras, serviços e projetos durante toda a gestão”, revelou o prefeito.

Para asseverar o compromisso com a humanização da gestão pública, foram estabelecidos também dois decretos que beneficiam as famílias cuiabanas. Um deles diz respeito à criação de uma jornada de trabalho alternativa para o servidor público que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência. A medida considera os desafios mediante as circunstâncias familiares e não onera o profissional, que permanece com seu salário sem qualquer corte ou redução.

"É fundamental que o poder público se coloque no lugar de seu povo, observando todas as necessidades que o norteia, trabalhando em função dele. Considerando a grande maioria dos pais que divide seu tempo em cuidar de seus filhos e garantir o sustento mensal, decretamos também a instauração do Programa Hora Estendida nas creches municipais e CMEI’s. Fica instituído e compete à Secretaria Municipal de Educação criar uma comissão para realização dos estudos preliminares para a implantação da medida, bem como dever assegurar a supervisão, cuidados e bem-estar da criança durante todo o período de funcionamento. O prazo que estamos dando para a pasta enviar um estudo de viabilidade ao Comitê de Eficiência dos Gastos Públicos é de 90 dias, com o objetivo de tornar a alternativa uma realidade já no próximo semestre”, disse Pinheiro.

Outra medida que afeta diretamente pais e crianças atendidas pela rede municipal de ensino é o restabelecimento do “Programa Bom de Bola, Bom de Escola”, que em seu auge beneficiou quase 5 mil alunos entre cinco e 16 anos. Fruto da gestão do ex-prefeito Roberto França, a política de assistência social atua além do campo educacional, sendo também uma ferramenta de caça-talentos, que contribuiu para a projeção de jovens ao meio esportivo regional e até nacional. Para Emanuel Pinheiro, seu retorno “garante novas oportunidades através do esporte e motiva o interesse escolar do aluno”, concluiu.

 

Comentários (13)

  • Asneira |  03/01/2017 17:05:19

    Tem que avisar esse prefeitinho que CUIABà ESTà DENTRO DO ESTADO DE MATO GROSSO, e não o contrário! Quanta asneira!

  • Ernani |  03/01/2017 16:04:12

    Está certo o prefeito. É uma questão de jurisdição, que não está sendo respeitada, seja de quem for o governo anterior. Ocorre que as pessoas não têm conhecimento disto, embora o governador e sua equipe tenham obrigação de conhecer a legislação, até pela sua formação.

  • Juca de Cuiabá  |  03/01/2017 14:02:07

    PEDRO TAQUES FICOU 2 ANOS COM AS OBRAS INACABADAS DA COPA....E NÃO MEXEU EM NADA. TEVE A CHANCE DE MOSTRAR PRA QUE VEIO.... NÃO FEZ NADA...VAMOS TIRAR.... EMANOEL TEM QUE TER A CHANCE DELE....NÃO FEZ.....VAMOS TIRAR. O GALINHO GANIZÉ TEVE A CHANCE DELE..... AGORA ELE NA SECRETÃRIA TEM QUE CUIDAR DO MATO GROSSO. CUIABA E DA PREFEITURA......

  • Sebastian |  03/01/2017 13:01:19

    O camarada era deputado estadual, pertencente a base de sustentação do então governo Silval Barbosa, principal responsável pela "casa da mãe Joana" cheia de obras inacabadas e as que acabaram, foram mal feitas (viadutos Sefaz e UFMT que o diga). Era o dito fiscal das obras da copa. Não fez absolutamente nada para conter esses absurdos que o governo passado fez com Cuiabá e agora vem falar em "ordem" na casa. Tem memória curta e se esquece que você também é co-responsável por essa bagunça toda? Agora vem com essa conversa fiada? Fala sério.

  • mequensedeque |  03/01/2017 11:11:38

    parabéns emanuel pinheiro pela conduta, estava faltando isso, alguém tinha que cobrar a inércia, paralisia e ineficiência do governo taques, que até agora não moveu uma palha para continuidade das obras que começou no governo anterior. a área urbana de cuiabá e várzea grande jaz uma cicatriz de irresponsabilidade do governo do estado, que ate agora só judicializou, burocratizou e nada fez de concreto, mas, felizmente agora cuiabá tem prefeito que vai cobrar ações.

  • Felipão |  03/01/2017 11:11:14

    DAI É SÓ CONVERSA FIADA PARA BOI DORMIR, SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO.

  • macelo rodrigues barros |  03/01/2017 10:10:02

    O Governador, esquece Cuiabá gaste, esse mais de um bilhão de reias que serão necessários para terminar essas obras da copa, nos municípios do inteiro. O Senhor vai atender muito mais gente. Olha Governador se o senhor gastar em Cuiabá, o senhor estará ajudando o seu inimigo, nunca o Emanoel vai te apoiar, aproveite esse momento de burrice dele com esse decreto e usa essa desculpa para investir esse dinheiro necessário para analisar as obras da copa, no interior, o povo de cuiabá provou que nao perece nada por parte do senhor.

  • teodoro da silva junior |  03/01/2017 08:08:12

    Inacreditável! O primeiro ato revelou um prefeito rancoroso que, certamente, irá prejudicar Cuiabá com esse comportamento inferior. Emanuel: deixe de Bezerrice, pois esse seu líder está ultrapassado e mumificado!

  • Fernando C. Filho  |  03/01/2017 00:12:58

    Então fica assim: o Governo Estadual conclui o VLT do Aeroporto até a divisa com Cuiabá, que é a ponte sobre o Rio Cuiabá e depois fica aguardando a "boa vontade" do Pref. Emanuel "autorizar" a conclusão do VLT em Cuiabá. Isso não me parece coisa séria. Vamos concluir em VG e ver se esse m... de Prefeito tem peito pra impedir o trecho de Cuiabá. No fundo ele está querendo os louros da conclusão, para poder dizer que ele que conseguiu organizar a conclusão. Acha que o povo é trouxa.

  • Jose |  02/01/2017 21:09:06

    Néneu vai por o capacete da copa de novo!!! Vai fiscalizar as obras!? Oxii, e não era isso que ele deveria ter feito na CPI?

  • Luana |  02/01/2017 20:08:24

    Kkkkkkk tá louco esse!!! Foi fiscal das obras da copa e vem com essa conversa kkkkkk cuidadoooo Cuiabá precisa dos recursos do estado para manter hospital , finalizar PMS e outros. Tá com medo de WS conseguir fazer em Cuiabá mais de vc EP???? Kkkkk

  • Luana |  02/01/2017 20:08:07

    Kkkkkkk tá louco esse!!! Foi fiscal das obras da copa e vem com essa conversa kkkkkk cuidadoooo Cuiabá precisa dos recursos do estado para manter hospital , finalizar PMS e outros. Tá com medo de WS conseguir fazer em Cuiabá mais de vc EP???? Kkkkk

  • AMIGO DO BEZERRO |  02/01/2017 20:08:06

    Devia ter dito isso ao SILVAL BARBOSA, de seu partido, que é o RESPONSÃVEL POR RASGAR A CIDADE DE FIRA A FORA E NÃO FAZER AS OBRAS. AGORA QUER BRIGAR COM O PEDRO TÃXI E MEDIR FORÇAS? PRA VARIAR, É O POVO QUEM VAI SOFRER!

Confira também: Veja Todas