Política

Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024, 21h10

RAIO-X

Deputada ajuda eleger 77 prefeitos, mas "perde" nas 4 maiores cidades de MT

Janaína pretende disputar Senado, em 2026

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

Única deputada estadual de Mato Grosso, Janaína Riva (MDB) ficou feliz em ter apoiado 77 prefeitos que foram eleitos ou reeleitos no último domingo (6) no estado. Apesar do grande número, a emedebista "perdeu" em quatro das cinco maiores cidades do estado: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso.

Somente Roberto Dorner (PL), em Sinop, que era apoiado por ela, foi reeleito. Na Capital, Janaína apoiou o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB).

Mesmo com o apoio dela e de quase todo o parlamento, além de deputados federais e do governador Mauro Mendes (UB), Botelho amargou o terceiro lugar na disputa eleitoral atrás de Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT). Em Várzea Grande, a legisladora entrou de cabeça na campanha do atual prefeito e candidato à reeleição Kalil Baracat (MDB).

No entanto, de forma surpreendente, o gestor foi derrotado pela novata na política, Flávia Moretti (PL). Em Rondonópolis, Janaína apoiou o correligionário Thiago Silva, que é deputado estadual.

Lá, o escolhido pelos eleitores foi o bolsonarista e colega de parlamento da dupla, deputado Cláudio Ferreira (PL). Já em Sorriso, a deputada escolheu o advogado e jornalista Leandro Damiani (MDB) como candidato.

No meio da campanha eleitoral, ele se envolveu em uma polêmica ao qual um boletim de ocorrência registrado por sua ex-mulher por ameaça psicológica veio à tona. A ex-esposa chegou a desmentir a antiga denúncia no horário eleitoral, e classificou como "rídicula" a exposição do caso.

Mesmo assim, o emedebista perdeu para Alei Fernandes (UB), imputando mais uma derrota à deputada. Mesmo com o revés, a parlamentar diz ter ficado feliz com o MDB sendo o terceiro partido com maior número de prefeitos eleitos e destacou que 77 gestores, sendo os 17 emedebistas e 60 de outras siglas que ela quer que façam parte de seu arco de alianças à sua candidatura ao Senado em 2026. 

"Fiz questão de estar presente em todos os municípios que consegui ir. Os que não consegui estar fisicamente, gravei vídeos de apoio para pedir voto para os nossos candidatos a prefeito e vereadores. Considero esse trabalho de extrema importância, uma vez que sou uma parlamentar municipalista e trabalho diretamente com esses representantes pela melhoria de vida das pessoas", exaltou. 

Comentários (8)

  • Lud  |  09/10/2024 08:08:03

    Em Cuiabá e em VG é o efeito de ter apoiado o traiçoeiro governador MM. Deputada larga dessa raça infame.

  • AGASTADO |  09/10/2024 07:07:55

    A deputada que elegeu ou foi o voto do povo? O partido escolhido pelos candidatos não tem relevância no processo? Matéria mal feita ou tendenciosa.

  • Fred |  09/10/2024 05:05:09

    Ela apenas apoiou, não foi responsável pela eleição de ninguém.Essa matéria foi bem forçada visando 2026...

  • Jesse Marques  |  09/10/2024 05:05:05

    Fazer vídeo declarando apoio virtual a candidato não faz ganhar eleição, vejamos o que ocorreu em Cuiabá/Várzea Grande, tem que ir para rua junto com o candidato, o sogro da deputada o senador Fagundes até se escondeu nas eleições

  • APOLINARIO GENTIL USKNOV |  08/10/2024 21:09:49

    Essa deputada puro chalme, tem que observar analisar, refletir e tomar o rumo que essas eleições de 2024 estão indicando, porque senão vai virar bigorna no lago, igual Paleto, Botelho e sua Gang.

  • Maria do Socorro  |  08/10/2024 21:09:41

    Tomara que ela vá apoiar o Abilio porque não queremos a turma Riva no palanque do Ludio.

  • Carvalho  |  08/10/2024 21:09:08

    Se ela não abrir os olhos, e ajudar os funcionários públicos, não vai se eleger igual o Mauro mente.

  • Observador  |  08/10/2024 21:09:00

    Cidade do interior o povo ainda não acordou . Mas, pode ter certeza que na próxima eleição o interior já vai está com outra mentalidade . Novos tempo chegaram

Confira também: Veja Todas