Sexta-Feira, 31 de Julho de 2015, 21h46
QUEDA DE BRAÇO
Deputada insiste em travar LDO na AL
MARCOS LEMOS
Diário de Cuiabá
A deputada Janaina Riva (PSD) já dá como certo que terá outros sete votos somados ao seu para conseguir pedir vistas à Mensagem com o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO que tramita na Assembleia Legislativa e que se tornou um verdadeiro cavalo de batalha entre os deputados de oposição que são minoria absoluta, mas muito barulhenta e a esmagadora bancada governista que dá sinais de desarticulação.
Ela reconheceu que no Regimento Interno em seu artigo 223, parágrafos 1º, 2º e 3º está explícito que nova vista na mesma fase de discussão, depende do voto de um terço da Assembleia e como o projeto já está na sua segunda vista, a primeira foi para o deputado Emanuel Pinheiro (PR) que apresentou um Substitutivo Integral e a segunda ainda está com o deputado Zeca Viana (PDT) ela poderá ou não depender de outros deputados. “Se o deputado Zeca Viana apresentar emenda ou um novo Substitutivo Integral se trata de matéria nova então se abre os prazos para novas vistas”, disse Janaina Riva lembrando que o parlamentar do PDT quer que fiquem assegurados os efeitos da Lei Complementar de sua autoria, já sancionada, mas não regulamentada pelo governo do Estado que assegura 10% das receitas do Fundo de Erradicação da Pobreza para as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
A parlamentar social-democrata defendeu que seja acolhida na LDO a previsão destes recursos, pois nenhum trabalho social do governo de Mato Grosso se assemelha às ações desempenhadas pelas unidades da APAE em todo Estado e também no Brasil. A LDO de 2016 que definirá os parâmetros do Orçamento prevê valores da ordem de R$ 16,035 bilhões, que os técnicos do governo do Estado apontam como mais realista em relação às leis apresentadas no passado. “O problema é que neste ano de 2015 já teremos uma receita maior que os R$ 16,035 bilhões previstos para 2016, o que complica a compreensão da população a respeito da matéria”, disse Janaina Riva.
A parlamentar defendeu que a tramitação da LDO aconteça com acompanhamento dos técnicos da Secretaria de Planejamento do governo do Estado, sinalizando que se houver uma tramitação e votação acompanhada, será melhor para o Executivo Estadual que terá uma proposta mais realista em relação à Lei Orçamentária Anual – LOA de 2016 que terá que chegar até 30 de setembro para apreciação dos deputados estaduais. “A LDO dita às regras a serem inseridas no Orçamento para o próximo ano, então quanto mais próxima da realidade econômica que oscila muito em tempo de crise econômica, melhor para todos, para o Estado, para a Assembleia Legislativa e para a própria sociedade. A gente começa a perceber o interesse do cidadão em discutir este tipo de matéria e exigir que o mesmo seja cumprido e não se torne apenas um papel, uma lei sem efeito algum”, disse Janaina Riva.
Joao Silva | 01/08/2015 12:12:13
Essa deputada tem que cuidar dela que nao esta nada bem e parar de falae besteira . Deputada a senhora nao aguenta uma investigaçao do MPF por isso é melhor calarse
Cattani diz que senador é candidato do PL e cita 'decepção' com vice
Sábado, 12.07.2025 09h49
Comitê de Governança debate políticas públicas eficientes
Sábado, 12.07.2025 09h34
Deputada cogita federação com Pivetta no comando de grupo em MT
Sábado, 12.07.2025 09h20
Deputado articula criação de polo da UFMT em Vila Rica
Sábado, 12.07.2025 09h14
Candidato derrotado volta a ser réu por “tsunami de cerveja”
Sábado, 12.07.2025 08h06