Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 15h26
Deputada Janaina Riva palestrará em Portugal
Da Redação
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) será uma das integrantes do painel “Agronegócio e Segurança Alimentar Global: Desafios para a Cooperação”, que ocorre nesta quarta-feira (02), às 11h, no Anfiteatro 7 da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O painel faz parte do XIII Fórum de Lisboa – O Mundo em Transformação: Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente, que será realizado entre os dias 2 e 4 de julho de 2025. O evento é promovido pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL/ICJP/FDUL), pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
No painel, a parlamentar compartilhará a tribuna com Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja-MT; Pedro Lupion, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Marco Marrafon, professor da Faculdade de Direito da UERJ; Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, com a moderação de Sidney Pereira de Souza Júnior, advogado com mestrado e doutorado pela PUC-SP
A programação reunirá também representantes portugueses do campo jurídico e acadêmico, além de autoridades da União Europeia e do setor agrícola. A escolha dos debatedores confirma a abrangência institucional prevista pelo Fórum, que busca integrar visões legislativas, governamentais, empresariais e técnicas sobre os desafios globais enfrentados pelo agronegócio.
Janaina trará ao debate uma perspectiva legislativa fundamentada nos desafios da produção agrícola brasileira e, principalmente, mato-grossense: segurança jurídica para produtores que cumprem normas ambientais, combate às barreiras não tarifárias impostas por padrões privados e defesa de um modelo sustentável e competitivo. Sua participação representa a articulação institucional entre Legislativo estadual e agendas internacionais de sustentabilidade e cooperação econômica.
O XIII Fórum de Lisboa é considerado um dos mais relevantes encontros jurídicos e acadêmicos que tratam das intersecções entre tecnologias emergentes, ambientalismo, direitos fundamentais e governança global. A participação da deputada reforça a aposta na diplomacia paralela, com protagonismo de atores subnacionais em iniciativas que influenciam tratados, políticas de certificação ambiental e relações comerciais externas.
13/07 | 01/07/2025 17:05:07
É brincadeira essa notÃcia. Essa militante, vai sair daqui de Cuiabá, para Portugal, para dar uma palestra. Agora eu pergunto, palestra do que? Acho que já sei o tema da palestra, que é a seguinte. Demostrar e ensilar como montar uma quadrilha familiar de polÃticos bolsicopatas, ladrões e assaltantes dos cofres público (José Riva JanaÃna Riva Janete Riva João Emanuel Welenthon Fagundes etc). Só jesus na cruz. Como é que pode uma coisa dessa.
Praças da PM querem equiparação salarial com PC e 50% de coroneis
Domingo, 06.07.2025 21h59
"Quem nos atacar, terá a resposta", diz Abilio a vereadores
Domingo, 06.07.2025 20h07
TCU mantém decisão que mandou empresa ressarcir pedágio
Domingo, 06.07.2025 19h57
Emanuel aciona Abilio por levantar suspeita de corrupção em Consórcio
Domingo, 06.07.2025 19h20
Justiça ouve empresário que deu "fechada" em juíza e chamou de bruxa em MT
Domingo, 06.07.2025 13h43