Política

Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2015, 11h30

Deputado de MT questiona credibilidade da agência Standard & Poor's

Da Redação

O 1º vice-líder do PT na Câmara deputado federal Ságuas Moraes questionou na quarta-feira (09.09) a credibilidade da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P), diante do rebaixamento da nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil de “BBB-” para “BB+”.

Ele citou “o papel desastroso” da agência “durante a crise financeira internacional iniciada em setembro de 2008”. Após condenação judicial anunciada em fevereiro deste ano, a S&P terá de pagar multa de US$ 1,37 bilhão às autoridades americanas por haver enganado investidores sobre a qualidade dos créditos imobiliários “subprimes”, especialmente do banco Lehman Brothers, cuja falência deu início à crise financeira que teve como epicentro a economia dos Estados Unidos.

Para Ságuas Moraes, o grave erro cometido pela agência em 2008 compromete sua credibilidade para rebaixar a nota do Brasil. “Essa avaliação não pode servir como parâmetro e como palavra final e decisiva acerca dos efeitos da crise no País. Estamos num processo de crise mundial e os indicadores mostram que ela atingiu bem menos o Brasil que outros países mundo afora. É, de fato, mais um equívoco da agência”, afirmou. 

 

Comentários (1)

  • BSilva |  10/09/2015 15:03:43

    Por que o nobre Deputado Ságuas não agiu da mesma forma questionando atitude da agência quando a mesma colocava o Brasil em situações favoráveis em tempos bem recentes? Quando é positivo ela presta, quando é negativo ela não tem credibilidade. Assim é com seus aliados políticos. Num passado bem recente também seus maiores inimigos era Sarney, Collor, Maluf. Eram bandidos, ladrões, hoje são seus maiores aliados inclusive recebendo fortes elogios dos petistas Lula e Dilma.

Confira também: Veja Todas