Terça-Feira, 15 de Março de 2022, 00h35
ESTADO ORGANIZADO
Em 3 anos, Mauro paga RGA e convoca mil concursados
Todos compromissos salariais foram deixados pela gestão anterior
Da Redação
Desde o início da atual gestão, o Governo de Mato Grosso buscou o equilíbrio fiscal para que pudesse adotar medidas de valorização voltadas aos servidores públicos e, com isso, melhorar a prestação dos serviços à população. Entre as ações promovidas em prol do funcionalismo nos últimos três anos estão: o pagamento das revisões gerais anuais de 2021 e 2018, a realização do concurso público da área de segurança e 1.157 novas nomeações de concursos vigentes.
Após dois anos impedido legalmente de pagar a RGA, o Governo sancionou em dezembro passado a Lei nº 11.639, que determinou o pagamento da reposição na ordem de 7% em 2022, que teve sua data base adiantada de maio para janeiro. A medida veio com uma novidade e atingiu também os servidores exclusivamente comissionados, que receberam as revisões referentes aos anos entre 2015 e 2018 que não foram pagas por gestões anteriores.
Além disso, o Governo pagou a revisão de 2% referente a 2018 e quitou passivos trabalhistas atrasados desde 2007 de 2.794 servidores. Até o fim da atual gestão está previsto o pagamento de mais R$ 50 milhões de outros 1.554 funcionários públicos. Vale ressaltar que todos esses compromissos deixaram de ser honrados em gestões anteriores.
Entre os 1.157 novos servidores chamados para reforçar o quadro da administração pública estadual estão 459 profissionais da educação, 408 da segurança pública, 66 do Detran, 40 da área administrativa, 17 auditores, dentre outros.
Além disso, o Governo também realizou concurso público para a área da segurança pública com previsão de nomear cerca de 1.200 aprovados ainda em 2022. Foram ofertadas vagas para as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Politec.
De acordo com o titular da Secretaria de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, foram implementadas várias ações de cunho administrativo, para modernizar os serviços públicos, e também valorizar os servidores, melhorando as condições de trabalho e atualizando normas relacionadas à vida funcional, além das nomeações e da realização do concurso da segurança pública. Tudo isso com o objetivo principal de oferecer melhores serviços à população.
“Desde o início da gestão, o governador Mauro Mendes se comprometeu a adotar essas medidas e isso só foi possível neste momento devido às atuais condições fiscais e financeiras do Estado. Isso demonstra o quanto prezamos pela valorização dos nossos servidores e pela qualidade dos serviços que prestamos à população”.
Outras ações
Várias outras ações voltadas aos servidores públicos foram realizadas pela atual gestão. Entre as melhorias estão o pagamento do salário dentro do mês trabalhado, a padronização e melhoria no valor das diárias, o parcelamento de férias em até três períodos, a possibilidade do servidor dobrar o usufruto da licença-prêmio trabalhando meio período, e ainda está prevista, para os próximos dias, uma mudança na legislação que flexibilizará ainda mais o usufruto da licença-prêmio.
A criação da indenização excepcional aos profissionais de saúde contratados temporariamente em regime de plantão, a criação da Verba Indenizatória Extraordinária de Combate à Covid-19, a correção monetária sobre os salários escalonados, entre agosto de 2017 a outubro de 2019, incluindo o 13º, também fizeram parte dessas melhorias.
Pensando na melhoria da qualidade de vida do servidor devido à flexibilidade de horário e conforto na execução das atividades laborativas, o Governo também sancionou em dezembro do ano passado a lei que instituiu a modalidade de teletrabalho como forma de cumprimento da jornada de trabalho, que será regulamentada nas próximas semanas.
Além disso, o Estado aumentou a margem consignável e o prazo para até 120 meses para empréstimos consignados, priorizou o trâmite de processos administrativos para servidores com sequelas da Covid-19 e outras enfermidades graves, modernizou a estrutura física dos órgãos públicos e deu maior celeridade aos processos de progressão de carreira.
Também fizeram parte dos benefícios o pagamento do soldo imediato, o reajuste de 23% da etapa alimentação, a adoção do sistema de promoção por requerimento e a ajuda de custo em mudança a critério da administração. Essas melhorias foram voltadas especificamente aos militares.
O Estado também corrigiu inconsistências que haviam em algumas leis de carreira, como a dos profissionais da saúde que tinham seu prazo de cessão limitado em 24 meses e que agora passou a ser por tempo indeterminado, permitindo que servidores cedidos para os municípios permaneçam trabalhando e prestando atendimento aos pacientes nos hospitais locais.
Em simetria à Constituição Federal, o Estado inseriu na Constituição Estadual a Polícia Penal e fez uma previsão mais clara do que é considerada atividade policial na lei de carreira da Polícia Judiciária Civil (PJC). Além disso criou também o bombeiro militar temporário, que ajudará sobremaneira no atendimento à população.
Capacitação
Um servidor bem capacitado e preparado presta serviços de excelência à população. Tendo isso em vista, a atual gestão aumentou em 205% o número de servidores capacitados nesses três anos de gestão, quando comparados ao triênio anterior. Ao todo foram ofertados 252 cursos pela Escola de Governo e outros 239 através de convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos em Ensino a Distância também cresceram 500% nos dois primeiros anos de gestão, quando comparados ao biênio anterior.
O Governo, por meio da Seplag, também capacitou cerca de mil servidores em Inovação em Práticas Públicas e criou um projeto inédito de certificação avançada de estagiários. Foi pioneiro no país ao implementar o estágio em pós-graduação, que atualmente conta com 1.121 estudantes em todo executivo e também criou o programa “Mais Oportunidade”, que destina 40% das vagas de estágio remunerado nos órgãos estaduais aos estudantes de níveis médio, superior e de pós-graduação inscritos no Cadastro Único (CadÚNico).
Dando continuidade às melhorias no que tange à qualificação dos servidores, a sede da Escola de Governo passará por uma revitalização este ano.
Planejamento para 2022
Este ano, a Seplag, por meio da Escola de Governo, lançará quatro especializações e um mestrado totalmente gratuitos. As pós-graduações serão em Direito Administrativo, Tecnologia da Informação, Eficiência em Gestão Pública e Avaliação de Obras e Patrimônio Público. Já o mestrado será Direito e Políticas Públicas.
Vai ser ofertada ainda, em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público, uma especialização gratuita em Direito Constitucional, Administrativo e Gestão Pública Estadual com previsão de início para abril, a qual 50 vagas serão exclusivas para servidores públicos estaduais, cujo edital será publicado nos próximos dias.
Entre as melhorias previstas para 2022 estão a revisão do Estatuto do Servidor e a implementação da nova política de avaliação do desempenho dos servidores, focada no comprometimento e na produtividade.
Além do concurso da Segurança Pública, o Governo tem previsão de realizar concursos para as secretarias de Fazenda e Saúde e Instituto de Defesa Agropecuária.
O Governo também encaminhou esta semana dois Projetos de Lei à Assembleia. O primeiro desburocratiza e atualiza os direitos e as garantias das servidoras públicas civis e militares à gestação e à maternidade. O segundo propõe uma nova lei que dará condições de trabalho mais favoráveis ao servidor público que tenha cônjuge, filho ou que seja filho único de genitor dependente com deficiência.
Aposentado revoltado | 16/03/2022 14:02:58
Mauro mentiu em campanha dizendo que cumpriria todas as leis de carreira, a lei da dobra dos professores foi uma delas, e além de não terem recebido um centavo da referida lei, ainda o senhor governador atuou junto ao MPE para entrar com ação de inconstitucionalidade da lei da dobra.
Efa Forte | 15/03/2022 22:10:40
Achei que esse site fosse o único independente do estado de Mato Grosso,mas depois dessa matéria publicitária para o governo percebi que estava redondamente errado.
Homem de verdade | 15/03/2022 21:09:47
Unico rga que ele pagou foi do ministério publico e judiciário pra garantir suas decisões, o resto nunca pagou
Caio Oliveira | 15/03/2022 19:07:17
Não chamou nenhum aprovado ou classificado no Concurso da Secitec... Fez daquele órgão um cabidão de cabos eleitorais... Pior, nem prorrogou o concurso. Agora, o tal Borgato é candidato a deputado.
José Afonso (Professor Aposentado) | 15/03/2022 15:03:16
Kkk Ainda bem que aqui da 1 espaço pra desabafar kkk duro é na TV ter que ouvir uma MERDA dessa não poder falar NADA kkkkk =vÃdeo WhatsApp Wilson Santu e Mauro Menti Kkkkkkk Mente = Bula de Biotinico kkk você não pode falar nada =zinho é na TV kkk por isso eu nem vejo.. AQUI UMA MENTIRA DESSA kkkk Bem que FOLHAMAX tá ganhando a PUBLICIDADE mentirosaaaa kkkk
Resolvida | 15/03/2022 14:02:53
NOS AGUARDE GOVERNADOR... sua derrota virá.
Ale | 15/03/2022 14:02:12
Pior governador do MT . se você fez o concurso para segurança pública para tentar uma possÃvel reeleição, desculpa mas foi um tiro no pé. Espere outubro que terá sua resposta.
Servidor de Carreira | 15/03/2022 13:01:15
Outubro esta chegando Governador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A resposta virá. Aguarde
Fábio | 15/03/2022 13:01:02
O golpe está aÃ, cai quem quer. Jones peça pau....pica meu p.............Peru kkkkkkk
Silas | 15/03/2022 12:12:20
De imprensa que se vende e de bunda de criança só uma coisa...
alexandre | 15/03/2022 11:11:40
ruim com servidor do executivo, pagar pra trabalhar...verba ´só para os elites...
eleitor atento | 15/03/2022 11:11:09
Menos Mauro....menos.... cuidado crescer o nariz.
servidor público consciente | 15/03/2022 11:11:06
parece que já tá batendo o desespero no palacio paiaguás, pesquisas internas devem estar dando o mauro mendes nas ultimas colocações e o sonho da reeleição virou pesadelo. e o cara está tão desesperado que está pagando setores da mÃdia para contar mentirinhas para o bobo acreditar. mauro mendes nunca mais!
SERVIDOR REVOLTADO | 15/03/2022 11:11:01
PIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO. DE FORMA COVARDE TAXOU 14% EM CIMA DE APOSENTADOS, PESSOAS QUE ESTÃO FAZENDO TRATAMENTO DE SAÚDE E PRECISAM DE CERTA FORMA ARCAR COM O CUSTO DE TRATAMENTO E MEDICAMENTOS CAROS. TEM APOSENTADO PASSANDO POR NECESSIDADE DEPOIS DE TAL MEDIDA.
carlos | 15/03/2022 11:11:00
FORA MENDES MENTIROSO
Servidor surrado | 15/03/2022 10:10:52
To na duvida se é sério o conteúdo da matéria ou uma trolagem pra virar meme, servidores da área meio, que não recebem nenhum tipo de Verba Indenizatória, um dos menores salários do estado, com salario 28% de defasagem, tem que pagar R$ 7,00 no litro do combustÃvel pra vir trabalhar e ainda tem que ler uma matéria encomendada pelo governador MauMau querendo se reeleger, e pior, pagando propaganda politica com o dinheiro do estado.
Mauro | 15/03/2022 10:10:15
Matéria comprada e mentirosa. Mauro Mendes ficou 3 anos sem pagar RGA, e só pagou no ano de 2022 porque é ano de eleição. E ainda foi somente 7 por cento, bem abaixo do indice INPC de 2021, que foi de 10.3 por cento.
Ana | 15/03/2022 10:10:13
Muito me admira esse site publicar isso, não está em dias, e os anos q não foram pagos, e porque não sitam na matéria que só nesta ano o governo deu 40% de aumento para os cargos de confiança??? Comparam isso com os 7% dos servidores de carreira q estão a anos sem correção de salário.
Antonio | 15/03/2022 09:09:53
Kkkkkk....piada né....kkkkk
Juca | 15/03/2022 09:09:39
Faltou um concurso com indÃcios de fraudes com selo de qualidade do Governo.
Marcelo Correia | 15/03/2022 09:09:33
Sério!!!!!
SOCRATES | 15/03/2022 09:09:17
Banca é UNB, FGV, FUNCAB.. teve até propaganda eleitoral mencionando o presidente da ALMT. Governador foi querer fazer um mega concurso e saiu uma mega cagada, mas ele vai perceber que quantidade de fato e melhor que qualidade , votos dos aprovados 2 mil votos, votos dos reprovados 50 mil.. Mas ele até agora deixa o Bundamante falar , falando igual a Dilma, estocando vento! GOVERNADOR ACORDA !!!!!! Joga logo a responsabilidade para UFMT, a única culpada foi a UFMT , não teve competência, errou, falhou, o que teve de pessoas mundano foto do RG e fazendo em nome de outra pessoa não esta escrito, o que teve de gente que chamou uber e pediu ifood de dentro da sala também não esta escrito!
servidor realista | 15/03/2022 09:09:00
uma vergonha esse governador mauro mente deixou de convocar muitos da educação estadual detran policia penal etc e vem na midia falar mentiras ... eleições estão ai o troco será nas urnas fora fora ...
Carla gulosa | 15/03/2022 08:08:51
Esse é o o melhor governador que já existiu em Mato Grosso. Sempre votei nele e vou votar de novo.
Nolin | 15/03/2022 08:08:47
MAURO GARIMPEIRO MENTE.....SÓ PAPO FURADO E PROPAGANDA!!!! OS FUNCIONÃRIOS PÚBLICOS E APOSENTADOS VAO TE MOSTRAR O TAMANHO DA LAPADA Q VC VAI TOMAR NAS ELEIÇÕES........SUCESSO SÓ NOS SEUS NEGÓCIOS PARTICULARES.
Fudencio | 15/03/2022 08:08:39
Esse governador é o rei da mentira, não é por nada que o Wilson rodouanel é o deputado consultor dele. E ainda tem gente idiota que acredita nas suas mentiras.
Josué | 15/03/2022 08:08:37
Esqueça meu voto e de meus familiares. Sua aliança com Bolsonaro deixou claro o tipo de politica que apoia...pode até ser reeleito, mas com votos daqueles que querem a continuidade da destruição do paÃs.
Joenes pica pau | 15/03/2022 08:08:32
Pra Bolsonaro e Mauro eu faço qualquer coisa. Eu posso até pedir votos pra eles no Zero Km de madrugada e de graça.
Funcionario Publico Estadual | 15/03/2022 08:08:12
Haaaa mentira pagou esse ano o minimo que tem para paga ne Mauro Menti 7% dos 30% e ainda por cima esta atrasado desde 2018 esse menti e na onde que chamou do concurso
Botelho Pinto | 15/03/2022 08:08:06
Só na Ses Mt, esse mentiroso , juntamente com o seu discÃpulo contrataram mais de 3.700 trabalhadores temporários que servirão de cabos eleitorais nas eleições desse ano. E concurso nada.
Prado Paulo | 15/03/2022 08:08:01
Essa gestão desse empresário governador garimpeiro talvez foi nota 10 para alavancar seus possÃveis novos negócios ( garimpos e usinas pch), ajudar seus vassalos com possÃveis novos negócios ( pedágios,ferrovias ,construção em presÃdio); fora isso foi só cacete nos funcionários públicos e aposentados q estão custeando essas desventuras mentirosas desse grupo de empresários travestidos de gestores q amam MT.......kkkkk td mentiras!! A gestão desse governador q adora viajar com sua famÃlia para a Ãsia é tão boa q está c.....nas calças se WF ou JC forem candidatos!!!!
João de Deus | 15/03/2022 07:07:50
MENTIROSO, VOCÊ NÃO PAGOU O RGA DE 2019, 2020, SEU CARA DE PAU, Jà VAI TARDE, NÃO GANHA NEM PARA SÃNDICO DE KITNET.
Galileu | 15/03/2022 07:07:37
Kkkkkkk O GOVERNO MAURO MENTES SÓ É BOM PARA ALGUNS DONOS DE SITES... KKKKKK
Lekcpa | 15/03/2022 07:07:19
Como servidor público só consigo dizer uma coisa ao ler essa matéria, maLro mentis, VTNC. Nossa resposta virá em outubro
fala mato grosso | 15/03/2022 07:07:19
Vergonhoso essa matéria, uma vez que o governador não pagou o RGA correto em 2021 que seria em torno de 11%, não pagou o RGA de 2019, 2020 e não cumpriu com a proposta da dobra do poder de compra, levando os servidores de Mato Grosso a uma situação vergonhosa perante os outros Estados, Maggi, Dante, Silval e até Pedro Taques fez mais do que ele, não destratavam seus funcionários.....................................
Uilson | 15/03/2022 07:07:03
REPETINDO MAIS UMA VEZ ESTE COMENTÃRIO PARA VER SE SENSIBILIZA AS AUTORIDADES AMBIENTAIS COMO A PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE OS DIRIGENTES DO INDEA E O GOVERNO MAURO MENDES PARA VER A SITUAÇÃO CAÓTICA QUE SE ENCONTRA O LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA MADEIRA DO INDEA, POIS DESTELHARAM TODO O PRÉDIO DESDE COMEÇO DE JANEIRO/22 PARA REFORMA NESTA ÉPOCA CHUVOSA E NÃO COBRIRAM ATÉ HOJE, A SITUAÇÃO É ESTARECEDORA, E AINDA MAIS ESSE LABORATÓRIO É REFERÊNCIA NACIONAL NA ATIVIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS.
Paulo | 15/03/2022 06:06:45
Mauro e Bolsonaro não engana ninguém , defasagem do salário está muito grande , tem bastante otários bolsonarista e Mauro mendsita em mato grosso , mas ainda bem que o Braisil não Mato grosso , as pessoas hoje passam necessidade onde uma cesta básica chega 650 reais , onde em rga esse governdor deve quase 30 porcento nao repôs inflaçao , já compara com preço de carro , preço do mercado , das farmácias , quem vota nesses dois e porque e egoÃsta só pensa em si , mas aqueles que não votam , tirando esses dois sua vida melhora
Leandro | 15/03/2022 06:06:40
Kkkkkkk!!!!RGA de 7% Com perdas superiores a 30% até o paletó ganhou meu voto !!!
ELEITOR BOBÃO | 15/03/2022 06:06:12
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marilson | 15/03/2022 05:05:17
Isso não é matéria. É propaganda polÃtica. Quanto que vale uma matéria dessas?
João olhudo aposentado | 15/03/2022 05:05:13
Kkkkkkkkkkkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk vai chupar CU de frango pra você ver o que sai Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk seu pinoquio Kkkkkkk Kkkkkkk deve que foi aluno do Professorzinho Wilson Santu Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk PAGOU Kkkkkkk Kkkkkkk Além de não pagar fez foi Fuder a vida do Servidor Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Carcou 14% nos Pensionistas e INATIVOS se não bastasse Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk é rir pra não chorar Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Kkkkkkk Tamos fudidos até as 00:00hs 02 OUTUBRO 2022 ..kkkk Aà vem a vitória... Além de não pagar mentiroso fazendo jus o vÃdeo que postou e circula no WhatsApp
Servidora pública | 15/03/2022 04:04:57
Organizado só pra vc Folhamax que deve receber milhões pra publicar uma asneiras de tamanha irresponsabilidade. Servidores públicos estão sucateados.
servidor | 15/03/2022 02:02:24
Governador o desde de quando o senhor pagou o RGA em três anos ? O senhor pagou 10% de RGA as perdas inflacionarias são se somam mais de 26%,. Portanto, nao engane o povo diga eu paguei parte do RGA. Governador só a inflação de 2021 passou de 10%. Eu lhe digo Governador é por essas e outras que os servidores, familiares e amigos dos servidores vão lutar com todas as forças para que o senhor seja conhecido a partir de 2023, como ex- Governador aquele que foi o pior dos piores Governador de Mato Grosso principalmente para os servidores.
Rogério Jose | 15/03/2022 01:01:10
Ou seja, deu um pouquinho de esmolas pros servidores e agora quer aplausos.
Prefeita cria Secretaria Adjunta da Mulher em VG
Sexta-Feira, 25.07.2025 18h21
Prefeito garante R$ 6,5 milhões para asfalto
Sexta-Feira, 25.07.2025 18h20
Desembargador se declara suspeito para julgar ex-prefeito em Cuiabá
Sexta-Feira, 25.07.2025 17h40
"Não somos Colônia", diz Rosa Neide sobre tarifas dos EUA
Sexta-Feira, 25.07.2025 17h39
Projeto Tarifa Zero beneficia 78 mil cuiabanos num único mês
Sexta-Feira, 25.07.2025 16h40