Política

Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 15h10

AEROPORTO

Estação do VLT será terminal do BRT, em VG; modal não deve passar na Couto

Governo ainda não apresentou novo traçado de modal

Da Redação

 

Por meio da intermediação do senador Jayme Campos (UB), a proposta que transforma estação do Veículo Leve sobre trilhos (VLT) no Aeroporto Marechal Rondon em terminal para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Várzea Grande foi oficializada no Governo do Estado após reunião nesta segunda-feira (2). A reivindicação defendida pelos comerciantes e empresários da é que as obras do BRT não passassem pela Avenida Couto Magalhães, voltando ao traçado antigo projetado para o modal. 

A nova rota recém-apresentada é vista com ressalvas, pois pode prejudicar todo o setor, como aconteceu na Avenida da FEB, quando as obras do antigo (VLT) começaram há dez anos. No momento, as obras do BRT estão em sua quinta fase, e prestes a serem iniciadas na Couto Magalhães.

No entanto, o Governo suspendeu o início dos trabalhos devido à mobilização dos comerciantes. Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) agradeceu ao governador Mauro Mendes (UB) e disse que aguarda receber o expediente da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para reunir demais autoridades e apresentar um estudo sobre o novo traçado. “Governador Mauro Mendes foi muito acessível, nos atendeu, nos ouviu e nós mantivemos a ideia de utilizar o terminal que seria do VLT no Aeroporto. Agora vamos reunir as demais autoridades e os empresários, para que a gente faça isso através de oficio, via Sinfra. Ainda faremos um estudo, que será apresentado ao governo, de como ficará essa mobilidade [baldeações]. Recebendo o expediente da Sinfra, em 72 horas da notificação daremos a resposta”, explicou. 

O imbróglio envolvendo os modais começou há cerca de dois anos, quando o governador desistiu de implantar o VLT no Estado e optou pela implementação do BRT, que tem sido alvo de resistência por parte do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro(MDB). Pinheiro, inclusive tentou barrar judicialmente a obra BRT no Estado, mesmo após uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter autorizado o início das obras em dezembro do ano passado. 

O prefeito levanta a bandeira de que o VLT não pode ser tirado do projeto de instalação, visto que já houve milhões de dinheiro público gastos com o modal. O VLT foi projetado há mais de dez anos, em 2012, como a maior obra de mobilidade urbana em Cuiabá, que receberia jogos da Copa do Mundo em 2014. 

No entanto, a obra não ficou pronta a tempo e foi paralisada em dezembro do mesmo ano. Até o momento o prejuízo do modal foi de mais de R$ 1,4 bilhão. Em 2020, o governador anunciou que iria substituir o VLT pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT sigla em inglês). Os trilhos do antigo modal, que nunca chegou a circular, foram retirados da Avenida da FEB, em Várzea Grande.

Comentários (10)

  • O CRITICO |  03/10/2023 09:09:21

    King deve ser pau rodado pois parece que se ofendeu com o meu comentário Há antes que me esqueça a falta de acento na palavra CRITICO é proposital, trata-se de Pseudônimo. viu.

  • Paulo  |  02/10/2023 21:09:06

    Esse governo nunca me enganou, vamos voltar lá atrás e veja quem era esse governo MT e veja quem e agora, abre o olho povo MT, esse povo governo gosta do que MT proporciona a eles não tá nem aí com o povo, a eleição tá logo aí vamos saber votar e da o troco nessa cambada que cada dia fica mas rico, volta lá atrás e faça a comparação aí não tem santo

  • João da Costa  |  02/10/2023 20:08:59

    Se analisarmos com calma, veremos que o centro de vg em pouco tempo vai ficar deserto, pois o centro comercial obrigatoriamente vai mudar pra facilitar o acesso da periferia, me parece que estão dando um tiro no pé.

  • King |  02/10/2023 20:08:54

    Ao "O Crítico(com acento)" :qual o problema de não ser de Cuiabá? O Emanuel Pinheiro é daqui. Se orgulha dele? O q seria dos povos se não fosse os de fora q vem ajudar a construir uma cidade, um estado e um país? Ganhamos conhecimento, meu caro. Pare c esse pensamento retrógrado, não fale asneiras, e acentue a palavra crítico da próxima vez.

  • Pedro Aquino Filho rep. Assut MT |  02/10/2023 18:06:26

    Lamentável Que várgea grande tem dono e é meia dúzia de senhores feudais!! ninguém ouviu os usuários que é quem realmente usa transporte publico a única cidade do mundo onde o brt que não é o melhor transporte que as cidades de Cuiabá e VG merecem mais melhor do que esses ônibus reformados e arcaico que existe!! Meia dúzia de senhores decidindo por toda uma população !! Hora é questão de lógica eu usuário do transporte moro no fina de V.G pego um ônibus sem ar venho até o terminal do BRT no aeroporto vou pagar somente uma passagem quero ir em uma farmácia, loja ,ou banco vou descer no terminal faço integração vou pegar outro ônibus ou pego o Brt que é mais confortável e vou a Cuiabá? Pedro Aquino pres. da ASSUT MT

  • Ligado |  02/10/2023 16:04:55

    Mauro Mentes se acha o gostosão, quer decidir tudo sozinho como se fosse um Rei. E o pior será quando chegar na Fernando Correia e Prainha, Avenidas muito estreitas para implantar BRT. Se o VLT que é mais estreito, já seria complicado para as avenidas de Cuiabá. Imaginem o BRT. Vai, simplesmente "trancar" essas avenidas!!! Ou seja. por conta da arrogância do Mentes, o trânsito da capital vai piorar e muito. E quem criticou o VLT e defende BRT vai ficar com cara de bunda!!

  • Fulano |  02/10/2023 16:04:35

    Um detalhe, será que a obra ficará mais barato? Pois qualquer idiota já sabia que esse trajeto não seria viável, assim como ontrajeto que subirá a Getúlio e descerá pela Isac póvoas. Projeto apenas pra sobrar dinheiro, pois sabem que não é viável, e ainda terá aditivos. Manobra do governo. Tá chovendo dinheiro.

  • O CRITICO |  02/10/2023 16:04:33

    COMO SEMPRE ESSE PESSOAL DA TERRA (POLITICOS) FICAM DE JOELHOS AOS PAU RODADOS, NÃO TEM NADA QUE AGRADECER AO GOVERNADOR , TEM QUE MOSTRAR A ELE QUE NA CIDADE QUEM MANDA É O POVO , SEMPRE FICAM ENALTECENDO ESSE GOVERNDOR AI COMO SE ESTIVESSE FAZENDO UM FAVOR AO POVO DE VG E CUIABÃ. AOS POLITICOS DA TERRA TA NA HORA DE ACORDAR E ELEGER GENTE NOSSA , FICA PARECENDO QUE OS GESTORES DA TERRA SÃO INCOMPETENTES.CHEGA DE PAU RODADO.

  • Fulano |  02/10/2023 16:04:11

    Nem deveria vir pra VG, o certo é tirar esse aeroporto que separa VG do Cristo rei, transformar a área num centro financeiro , comercial ou administrativo, derrubar todas as pontes que liga VG a Cuiabá, e deixar essa VG isolada somente para os Várzea grandenses adoradores do campos.

  • Ocaradepau |  02/10/2023 15:03:11

    E PROJETO MAU ELABORADO FEZ UM BARULHO ENORME E A VG PREJUDICADA DEU NO QUE DEU.

Confira também: Veja Todas