Domingo, 04 de Maio de 2014, 08h30
USO POLÍTICO
Gaeco diz que acusações também atingem Justiça
Diário de Cuiabá
Coordenados do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), o promotor de justiça Marco Aurélio de Castro classifica como um abuso a acusação do ex-vereador por Cuiabá João Emanuel (PSD) de que o Ministério Público do Estado (MPE) agiu politicamente na condução da operação Aprendiz.
Ele sustenta que o Gaeco não fez nada além de sua obrigação na investigação contra o social-democrata. Ressalta ainda que todas as buscas e apreensões feitas durante a operação tiveram o devido conhecimento e autorização por parte da Justiça.
Para Marco Aurélio, além do MPE, o ex-parlamentar coloca em xeque o Judiciário ao fazer críticas e acusações de que os processo movido contra ele tenham cunho eleitoreiro. “O Ministério Público postula e a Justiça decide. É um abuso dizer isso”, critica.
Há cerca de 10 dias o social-democrata protocolou uma representação contra todos os promotores do Gaeco junto à corregedoria do MPE e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A alegação é a de estar sendo perseguido por membros do Gaeco desde a deflagração da operação Aprendiz, em novembro do ano passado. O estopim que levou o ex-parlamentar a tomar a iniciativa, segundo seus advogados, foi a decretação de sua prisão preventiva no fim de março.
O ex-vereador acredita que a detenção teve motivação política. Segundo ele, membros do Ministério Público teriam pretensão de se candidatar na eleição deste ano. “Talvez, por isso, tenham agido desta forma”, disse à época da prisão.
Para o coordenador do Gaeco, é um direito do réu ingressar com ações contra os acusadores, caso se sinta ofendido. Ele, no entanto, se diz tranquilo sobre tudo que foi produzido pelo Gaeco contra o social-democrata. “Eu cumpri o meu dever”, enfatiza.
O promotor destaca ainda que, todas as vezes que foi acusado, sempre teve decisões favoráveis a seu trabalho, conseguindo provar perante a Justiça que agiu dentro do que prevê a lei.
CACA NEVES | 04/05/2014 09:09:33
mas é verdade nunca vi o MP tão preciso quanto foi desmoralizar uma pessoa com ex vereador e entre outros ,vcs nunca foi tão rapido para prender,condenar etc..
Praças da PM querem equiparação salarial com PC e 50% de coroneis
Domingo, 06.07.2025 21h59
"Quem nos atacar, terá a resposta", diz Abilio a vereadores
Domingo, 06.07.2025 20h07
TCU mantém decisão que mandou empresa ressarcir pedágio
Domingo, 06.07.2025 19h57
Emanuel aciona Abilio por levantar suspeita de corrupção em Consórcio
Domingo, 06.07.2025 19h20
Justiça ouve empresário que deu "fechada" em juíza e chamou de bruxa em MT
Domingo, 06.07.2025 13h43